Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VOTE!

Enquete: Qual personagem merece o título da sofrência em Além da Ilusão?

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Heloísa (Paloma Duarte), Davi (Rafael Vitti) e Letícia (Larissa Nunes) em cenas da novela Além da Ilusão

Heloísa (Paloma Duarte), Davi (Rafael Vitti) e Letícia (Larissa Nunes) colecionaram decepções

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 30/7/2022 - 6h25

Desde que estreou na Globo, em fevereiro, Além da Ilusão não poupou praticamente ninguém no quesito sofrimento. A novela das seis colocou os personagens em situações desafiadoras e os obrigou a tomar decisões drásticas diante dos obstáculos da vida. Quem enfrentou mais martírios na história? Vote na enquete no final deste texto.

A autora Alessandra Poggi caprichou na hora de escolher os calvários dos personagens e não economizou nem um pouco: teve protagonista preso injustamente e roubando identidade, jovem com a filha arrancada dos braços após caso com cunhado, mocinha que se apaixonou pelo padre, soldado paraplégico fingindo a própria morte, mulher com marido esquizofrênico... A lista é grande. Com tanto drama, fica até difícil escolher quem sofreu mais ao longo da novela --afinal, o páreo é duro.

No núcleo principal, Davi/Rafael (Rafael Vitti) e Isadora (Larissa Manoela) viveram uma relação de idas e vindas e cheia de mentiras. Após anos procurando pela filha perdida, Heloísa (Paloma Duarte) agora vai lutar pelo perdão de Violeta (Malu Galli), que se revoltou ao saber do caso da irmã com Matias (Antonio Calloni).

Já Olívia (Debora Ozório) descobriu sua verdadeira origem e encontrou o amor nos braços de Tenório (Jayme Matarazzo), mas receberá uma notícia trágica após ser baleada. Há ainda o triângulo amoroso entre Bento (Matheus Dias), Letícia (Larissa Nunes) e Lorenzo (Guilherme Prates).

Relembre os percalços dos personagens e vote no mais sofredor:

Matheus Dias com roupa de soldado

Bento ficou paraplégico e perdeu noiva

Bento

O filho de Abílio (Luciano Quirino) estava prestes a alcançar seus grandes sonhos: trabalhar no jornal da cidade e se casar com Letícia. No entanto, a decisão de acompanhar Lorenzo na guerra mudou completamente a vida do escritor. Ele levou um tiro para defender o comerciante e ficou paraplégico.

Revoltado com a situação, Bento preferiu fingir que tinha morrido do que voltar para o Brasil "inválido". O ex-soldado até recuperou o movimento das perdas após meses, mas já era tarde demais. A mentira custou caro, e ele perdeu a professora justamente para o amigo de infância. Mas tudo indica que o jovem conseguirá seu final feliz ao lado de Silvana (Thayla Luz).

Rafael Vitti com expressão séria

Davi foi preso injustamente na novela

Davi

O protagonista da história já passou por muitas e péssimas... O mágico foi vítima das tramoias de Matias e acabou preso injustamente pela morte de Elisa (Larissa Manoela). Ele conseguiu fugir da cadeia após dez anos, mas não escapou das peripécias do destino. O rapaz roubou a identidade de Rafael Antunes (Fabrício Belsoff) e parou justamente na propriedade da família da ex-namorada morta.

O ilusionista ainda se apaixonou por Isadora e teve que enfrentar as maldades de Joaquim (Danilo Mesquita). Pelo menos o mocinho pôde contar com boas alianças, já que Heloísa e Augusta (Olivia Araújo) o ajudaram a convencer a modista de que era inocente. Na reta final, Davi dará a volta por cima, provará que não matou Elisa e será feliz ao lado da filha de Violeta.

Paloma Duarte com expressão de choro

Heloísa teve filha arrancada dos braços

Heloísa

A quantidade de lágrimas derramadas pela caçula de Afonso (Lima Duarte) foi equivalente ao sofrimento da costureira ao longo de toda a vida. Ela foi seduzida por Matias, engravidou do cunhado e recebeu ameaças caso revelasse o caso sórdido para alguém. Ainda teve a filha recém-nascida arrancada dos braços e passou mais de 20 anos em busca da menina.

A sorte até sorriu um pouco para Heloísa quando ela descobriu que Olívia era sua herdeira e abriu o coração para o amor de Leônidas (Eriberto Leão). Mas a felicidade durou pouco, e seu maior segredo veio à tona. A costureira tem implorado pelo perdão de Violeta e sofrerá muito com o desprezo da irmã. Para piorar, a fazendeira ainda terá seu bebê roubado por Úrsula (Bárbara Paz) nos últimos capítulos.

Larissa Manoela com expressão de choro

Isadora foi enganada pelo amado

Isadora

Ainda criança, a protagonista viu a irmã ser morta por ter se apaixonado pela "pessoa errada" e decidiu fechar o coração completamente para o amor. Ela até ficou noiva de Joaquim, mas apenas por conveniência. A ruiva só descobriu o amor quando conheceu Davi/Rafael, mas nem imaginava que o administrador da tecelagem era o ex-namorado de Elisa. Isadora ainda passou por uma fase rebelde, acabou presa por vandalismo e quase foi estuprada por Nelsinho (Johnny Massaro).

Ela se reconciliou com o falso Rafael, foi para cama com ele e ficou com fama de desonrada. Na hora de se casar com o mágico, a modista levou uma rasteira de Iolanda (Duda Brack) e teve que subir ao altar com Joaquim para limpar sua reputação. A mocinha sofreu com as maldades do vilão e pediu o desquite ao saber que foi traída por ele. Isadora ainda se revoltou ao descobrir a verdadeira identidade de Davi, mas perdoou o amado e decidiu ajudá-lo a provar a inocência na morte da irmã.

Larissa Nunes com expressão de choro

Letícia acreditou que noivo tinha morrido

Letícia

Os desgostos da primogênita de Felicidade (Carla Cristina Cardoso) foram previstos até mesmo pela cigana Lyra (Maria Manoella). Ela viu a vida virar de cabeça pra baixo quando Bento decidiu ir para a guerra e foi vítima das mentiras do ex-soldado, que preferiu fingir que havia morrido do que voltar paraplégico para a amada.

Letícia ainda sofreu racismo ao tentar se candidatar a uma vaga de emprego em um colégio de classe alta. Ela até encontrou consolo nos braços de Lorenzo e deu uma nova chance ao amor, mas se decepcionou ao descobrir que o escritor estava vivo e havia arquitetado tudo com a ajuda do comerciante. No fim, a mocinha acabou perdoando o marido e dispensou Bento de vez.

Guilherme Prates com expressão séria

Lorenzo precisou mentir e se deu mal

Lorenzo

O filho de Giovanna (Roberta Gualda) escondeu seu amor por Letícia desde a infância, já que Bento também era apaixonado pela vizinha. Já crescido, ele não suportou ver a professora casando com o amigo e preferiu fugir para guerra do que lidar com essa tristeza. Só que o escritor decidiu ir com ele e ficou paraplégico após levar um tiro em combate.

Lorenzo, então, foi obrigado a mentir e dizer que o amigo tinha morrido na Itália. Mesmo atormentado pela omissão da verdade, o comerciante consolou Letícia e engatou um romance com ela. O que ele não esperava era que Bento fosse voltar ao Brasil e expor toda a farsa. Mas o destino acabou sendo generoso com o rapaz, e o descendente de italianos terminará a novela ao lado da educadora.

Debora Ozório com expressão de dor

Olívia receberá notícia triste após tiro

Olívia

Desde que era uma simples operária, a idealista sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores e não teve medo de enfrentar os patrões. O martírio da jovem, no entanto, começou quando se apaixonou justamente pelo novo padre da cidade e virou motivo de chacota entre os moradores da vila. Depois de algum tempo, Tenório decidiu largar a batina para viver o amor pela tecelã.

Com a vida amorosa resolvida, Olívia enfrentou uma reviravolta familiar ao saber que foi adotada. Ela descobriu ser filha de Heloísa e Matias e estava empenhada em conhecer os pais de sangue melhor. Até que Tenório foi preso. A moça, então, organizou um protesto contra o governo e acabou baleada. Como se não bastasse tantos percalços, ela precisou ter o útero retirado e não poderá mais engravidar --o que renderá críticas da sogra megera, Lisiê (Angela Vieira).

Malu Galli com expressão de choro

Violeta sofre com marido esquizofrênico

Violeta

O calvário da personagem de Malu Galli parece não ter fim. Ela sofreu horrores quando a primogênita foi assassinada, viu o marido enlouquecer e teve que assumir as rédeas da família ainda em luto. Conseguiu se reerguer ao virar sócia da tecelagem e até engatou um romance proibido com o sócio.

A traição custou caro, e a empresária quase foi vítima de feminicídio quando Matias descobriu a infidelidade. Ela escapou por pouco e optou por esconder o trauma de todos. Agora, a fazendeira ainda teve outro grande baque ao descobrir que a própria irmã viveu um caso com o ex-juiz no passado e engravidou dele. Mas Violeta deve conseguir virar o jogo na reta final: ela chutará o vilão e casará com Eugênio (Marcello Novaes).

Enquete

Quem sofreu mais em Além da Ilusão?

Bento
0.81%
Davi/Rafael
18.94%
Heloísa
48.35%
Isadora
5.56%
Letícia
1.45%
Lorenzo
0.64%
Olívia
1.45%
Violeta
22.80%

A atual novela da faixa das 18h será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira e protagonizada por Isadora Cruz, Renato Góes e Sergio Guizé. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.