Davi
Rafael Vitti
Matias Tapajós
Antonio Calloni
Violeta Tapajós
Malu Galli
Afonso Camargo
Lima Duarte
A história de Além da Ilusão começa em Poços de Caldas (MG) e, depois, passa a ser ambientada em Campos dos Goytacazes (RJ). A trama gira em torno do amor do mágico Davi (Rafael Vitti) e da modista Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela). O casal encarará diferenças de classe, convenções sociais e, sobretudo, grandes injustiças para poderem viver juntos a plenitude desse sentimento.
O folhetim deve permanecer no ar por, pelo menos, mais três meses. A novela será substituída por Mar do Sertão, que deverá estrear em 22 de agosto.
Dez anos ante se se envolver com Isadora, Davi se apaixona por sua irmã mais velha, a jovem Elisa (Larissa Manoela) --um sentimento que nasce com apenas uma troca de olhar entre os dois no baile de aniversário de 18 anos da mocinha. Ele está no local contratado para entreter os convidados com seus truques.
Ali surge uma paixão que desperta a ira do juiz Matias Tapajós (Antonio Calloni), pai das meninas, que não aceita o relacionamento por achar que o mágico não está à altura de sua filha. Mesmo com todos os obstáculos, o casal não desiste e resolve viver esse amor, contando, inclusive, com a ajuda de Isadora.
Só que essa história acaba em tragédia, quando Elisa é assassinada acidentalmente, e Davi acaba sendo responsabilizado injustamente pelo crime. Com a morte da filha, Matias fica desequilibrado e sem condições de trabalhar e cuidar da família.
Sua mulher, a forte e corajosa Violeta (Malu Galli), assume então a responsabilidade de cuidar de todos e se muda para a fazenda de seu pai, Afonso Camargo (Lima Duarte), em Campos dos Goytacazes.
Nas terras que um dia foram um produtivo engenho de cana-de-açúcar será erguida uma fábrica de tecelagem, gerida por Violeta e Eugênio (Marcello Novaes), um empresário carioca atento às novas necessidades do país que se muda para a região. É nesse universo que Isadora cresce, enquanto Davi cumpre a pena por um crime que não cometeu.
A novela se desenrola em duas fases, nas décadas de 1930 e 1940, tem como pano de fundo um Brasil em profundas mudanças culturais, sociais e econômicas.
Conheça outros personagens da obra de Alessandra Poggi.
O tema de abertura da história é Tic Tac do Meu Coração, interpretado por Gaby Amarantos. A cantora, que também dá vida à personagem Emília na obra, ficou empolgada ao ouvir a sua música na estreia da novela.
A trilha sonora é recheada de sucesso, como Rosa (Marisa Monte), Você Mentiu (Anitta e Caetano Veloso) e Mi Unicornio Azul (Ney Matogrosso)
O primeiro mês da novela registrou menos ibope do que Nos Tempos do Imperador (2021), sua antecessora no horário. A novela das seis fechou cinco semanas com 17 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Já o folhetim anterior, havia alcançado 17,5 no mesmo período, conforme dados da Kantar Ibope Media obtidos pelo Notícias da TV.
Com o avanço da história, a trama de Alessandra Poggi vira luz no fim do túnel. Já na terceira semana de março, foram registrados 18,2 pontos, trata-se da maior média semanal da novela da obra.
De acordo com a programação da Globo, a novela começa às 18h25.
Na primeira fase da novela, Matias matou a filha Elisa por engano. O foco era assassinar o namorado, Davi, mas a bala atingiu a jovem.
Larissa Manoela interpreta Isadora na segunda fase da novela das seis.
Nas redes sociais, alguns telespectadores desconfiam de que Olívia (Debora Ozório) pode ser prima de Isadora. Isso porque Benê (Claudio Jaborandy) sempre esteve ao lado de Afonso (Lima Duarte) e, sem dúvidas, poderia criar a neta do coronel, como se fosse sua própria filha, caso seja necessário.
Leia Mais: Matias revela que é o pai da filha de Heloísa: 'Vagabunda'
Qual a melhor novela no ar atualmente?