Novela Reis
História bíblica da Record, a novela Reis estreou em 22 de março, às 21h. A trama mostra a formação da nação de Israel e é dividida em temporadas. A primeira fase é protagonizada pelo juiz Eli (José Rubens Chachá) e seus dois filhos, Hofni (Vinícius Reed) e Finéias (Edu Porto).
Intitulada A Decepção, a primeira fase conta a história dos hebreus anos após eles serem libertados pelos egípcios. O povo habita a região de Israel e passará por diversos governos, que irão dos juízes até chegarem aos reis.
Eles são regidos pela figura imponente de Eli, que também é o sumo-sacerdote do tabernáculo, mas algumas fissuras entre o juiz e os filhos provoca uma onda de descrença na região.
Diferentemente do pai, Hofni e Fineias não entendem a importância de seguirem as regras de Deus (Flávio Galvão) e acreditam que estão acima do bem e mal. Apesar de o pai ser um homem justo, ele fica em maus lençóis por fazer vista grossa às rebeldias dos jovens.
No meio dessa confusão, Samuel (Rafael Gevú) se destaca entre os demais hebreus como um temente servo de Deus. Filho de Ana (Branca Messina) e Elcana (Fernando Pavão), ele cresce em meio ao trabalho no tabernáculo e vai se tornar o último juiz que irá governar o povo.
Além dos conflitos de Eli, a primeira temporada de Reis também aborda a disputa entre hebreus e filisteus. Esse segundo povo está de olho na região habitada pelos inimigos e faz de tudo para conquistá-la.
O grupo rival é comandado pelo rei Guédor (Anselmo Vasconcellos) e a rainha Anainér (Silvia Pfeifer). O casal de monarcas vai organizar uma batalha sangrenta juntamente com seu exército para tentar dizimar os rivais.
O elenco da primeira temporada de Reis tem ao todo 92 atores em cena. Os principais são: José Rubens Chachá (Eli), Anselmo Vasconcellos (Guedor), Silvia Pfeifer (Anainér), Branca Messina (Ana), Fernando Pavão (Elcana), Igor Cotrim (Eliude), Daniel Blanco (Malquias), Caetano O'Maihlan (Quedes), Duda Nagle (Jotã) e Julia Guerra (Penina), entre outros.
Inicialmente, a Record confirmou que Reis terá três temporadas.
Lançada em 25 de abril, a segunda fase de Reis se chama A Ingratidão e acontece 50 anos depois da história de A Rejeição. A continuação da trama de Raphaela Castro acompanha Samuel (Roberto Birindelli) na terceira idade.
O profeta de Deus vive uma vida tranquila com Eloá (Andrea Avancini) e os dois filhos, Joel (Daniel Dalcin) e Abias (Osmar Silveira). Mas, apesar de Israel ter passado cinco décadas de calmaria, os hebreus querem um novo líder.
Liderada por Iran (Gustavo Machado), a comunidade compra a ideia e ele ganha espaço com sua oposição a Samuel. O comerciante acredita que a nação precisa ser governada por um rei combativo e com espírito de criar um exército poderoso. Eles, então, vão exigir que o juiz eleja alguém para o cargo.
A Rejeição conta a história do reinado do primeiro rei de Israel. Escolhido por Deus e aclamado pelo povo, Saul rapidamente se torna a fonte de esperança de um futuro seguro e promissor.
O que ninguém espera, porém, é que o rei, tão humilde inicialmente, começa a se deixar levar pela posição privilegiada, com consequências inimagináveis tanto para a sua família quanto para o povo. E o que tinha potencial para elevar a nação a um nível sem precedentes, pode também ser o motivo da sua destruição.
A trama dá continuidade à desenfreada perseguição dos filisteus, que buscam a todo o custo invadir e conquistar o território dos israelitas. E depois de cinquenta anos de trégua, Saul se vê na difícil e temível posição de ter que enfrentá-los no campo de batalha.
A Escolha contará o início da história do segundo e mais aclamado rei que a humanidade já ouviu falar. Davi (Gabriel Vivan) foi escolhido pelo próprio Deus para governar a nação de Israel no lugar de Saul, que fora o primeiro rei e a decepção do Senhor dos Exércitos.
A história de rejeição de Davi, que apesar da pouca estatura foi grande em fé e coragem, revela que padrões físicos não importam para alcançar grandes feitos. Ele representa pureza, obediência, temor a Deus e duras lutas.
Nos meandros dessa linda história de fé, amor e superação, a fase mostra, sobretudo, o claro contraste entre Saul, que se tornará obstinado pelo reinado que já não lhe era por direito, e Davi.
De anjos, ursos e leões a gigantes filisteus, o início de um pequeno rapaz ruivo, desconsiderado desde o ventre, será tudo, menos comum.
A fase dá continuidade à trajetória do corajoso Davi (Cirillo Luna). Agora não mais um desconhecido rapaz em Israel, ele conquistou a admiração e estima de todo o povo Israelita, despertando em Saul, atual rei da nação, uma incontrolável inveja.
Assim o público acompanha os altos e baixos do complexo relacionamento entre dois personagens notáveis da história. ficará evidente que não foi nem a força e nem a própria capacidade de Davi que o livrou das mãos dos seus inimigos, e sim a constante presença de Deus.
Os capítulos mostram a vida de Davi após a morte do seu maior perseguidor. Ele enfrenta a oposição de Abner, comandante de Israel, que indica o inexperiente e inseguro Isbosete como rei em Jabes-Gileade, o que provoca uma grande divisão na nação.
A Conquista mostra o início do reinado de Davi em Hebrom até a conclusão trágica da história da casa de Saul, passando pela conquista da fortificada Jerusalém.
Após conquistar Jerusalém e chegar ao topo de seu reinado, Davi sofre uma queda desastrosa. Ele se interessa por Bate-Seba (Paloma Bernardi), uma das únicas mulheres que está fora de seu alcance --ela, afinal, é casada com Urias (Roger Gobeth).
Acostumado a ter tudo o que deseja, o nobre não se conforma em ter de respeitar as lei divina contra o adultério. Ele chega a ponto de ordenar a morte de Urias para ter a amada só para si.
A paixão proibida marca o declínio final do rei, que vem mostrando seus problemas desde a sexta temporada. Depois de contrariar os sábios e se lambuzar com os "privilégios da realeza", colecionando casamentos e mulheres, o nobre lida com as consequências das decisões guiadas por seus desejo.
Ele piora a cada dia, e seu estado passa a atormentar a filha, Tamar (Joana Lavrador). Mas ninguém consegue ajudá-lo. No decorrer dos capítulos, o rapaz precisa enfrentar seu pior pecado sozinho.
Últimas notícias
CAMINHO PRÓPRIO
Giselle De Prattes cancela férias, mas 'viaja a Nárnia' para estreia bíblica em Reis
Gabriel Vivan
Mharessa Fernanda
Diego Kropotoff
Alex Morenno
Roberto Birindelli
José Rubens Chachá