Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VOLTA AO NORMAL

Nova Juma, Gênesis 2, Paolla protagonista: O que esperar das novelas em 2022

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Atriz Alanis Guillen posa ao lado de planta e olha para a câmera

Alanis Guillen será Juma, protagonista de Pantanal, uma das novelas mais aguardadas de 2022

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 4/1/2022 - 6h30
Atualizado em 4/1/2022 - 18h02

O ano de 2021 foi marcado pela redução de reprises na TV. Mas, novelas originais como Um Lugar ao Sol ainda foram afetadas pela pandemia. Tramas quebraram o padrão e estrearam totalmente gravadas, o que vai contra a tradição das obras abertas do formato. Entretanto, 2022 chega para acabar com esse esquema e restabelecer a normalidade de gravações. As histórias inéditas passam pela nova Juma e vão até uma sensação de déjà vu na Record.

Devido aos protocolos rígidos adotados para manter a segurança sanitária das equipes, a forma de se produzir novelas teve que ser repensada, e tramas entraram no ar com seus capítulos já prontos. Isso, naturalmente, gerou uma insegurança, já que dessa forma não é possível adaptar os rumos das narrativas de acordo com a resposta do público.

Atualmente, a Globo tem patinado na audiência com suas novelas inéditas --Um Lugar ao Sol ainda não conseguiu sequer atingir a marca de 30 pontos em São Paulo. Ao mesmo tempo, a emissora aposta em seu conteúdo futuro, sobretudo no badalado remake de Pantanal.

A emissora também terá como trunfo a expectativa de que as tramas retomem de vez o esquema de produção antigo. "Por conta da pandemia e da necessidade de realizar as gravações cumprindo um rígido protocolo, Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor!, novelas que entraram no ar após início da pandemia, estrearam totalmente gravadas. Não há previsão de que essa dinâmica siga no próximo ano. As obras devem voltar a ser abertas", informa a Globo.

Nem Pantanal e nem a próxima novela das seis, Além da Ilusão, estrearão 100% gravadas. Além da Globo, Record e SBT já se mexem para colocar novelas inéditas no ar. Confira abaixo o que esperar das novelas em 2022:

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Alanis Guillen

Alanis Guillen protagonizará Pantanal

Pantanal

Sem dúvidas a maior aposta da Globo para 2022, Pantanal tem sido mais alardeada pela líder de audiência do que a atual novela das nove. A protagonista do remake, Alanis Guillen, inclusive, foi foco de uma reportagem no Fantástico, enquanto Um Lugar ao Sol foi esnobada por programas da casa.

Uma releitura da novela clássica de Benedito Ruy Barbosa de 1990, exibida pela TV Manchete (1983-1999), a nova versão será escrita pelo neto do autor original, Bruno Luperi. A trama acompanha o romance entre Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) e mistura misticismo, conflitos interioranos e as belezas naturais do Brasil.

O elenco contará também com Renato Goés, Bruna Linzmeyer, Juliana Paes, Osmar Prado, Dira Paes, Juliano Cazarré, José Loreto, Debora Bloch, Murilo Benício, Julia Dalavia e Gabriel Sater, entre outros.

O folhetim promete usar alguns truques da original, como a "chalana do merchan", um veículo que servirá para trazer produtos para os personagens e expor marcas que queiram atrelar suas imagens.

Entretanto, Pantanal já tem algumas polêmicas em seus bastidores. O diretor artístico, Rogério Gomes, conhecido como Papinha, tem se estranhado com o chefão de entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, por discordâncias a respeito dos rumos da trama.

reprodução/globoplay

Regina Casé em cena de Amor de Mãe

Regina Casé será uma vilã

Olho por Olho

Pantanal tem estreia prevista para 14 de março e deve durar até setembro. Na sequência, João Emanuel Carneiro, dos sucessos A Favorita (2008) e Avenida Brasil (2012), retorna ao horário nobre com Olho por Olho, marcada pela temática de "aqui se faz, aqui se paga". 

O folhetim trará o drama de um garçom que paga por um crime que não cometeu. O elenco sofreu diversas alterações. Originalmente, Gloria Pires estava escalada para viver uma vilã pérfida, papel que ficou com Regina Casé.

Leticia Colin e Sophie Charlotte serão irmãs, mas trocaram de personagens uma com a outra. Agora, Sophie será Maíra, uma jovem cega que será maltratada pela mãe, a malvada de Regina.

O elenco ainda trará nomes como Cássio Gabus Mendes, Simone Spoladore, Caio Castro, Miguel Falabella, Humberto Carrão, Nicolas Prattes e Viviane Araújo. As preparações devem começar em março.

reprodução/INSTAGRAM

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira fará uma nova protagonista

Cara e Coragem

Da autora de Pega Pega (2017), Claudia Souto, Cara e Coragem está programada para substituir a atual novela das sete da Globo, Quanto Mais Vida, Melhor!. 

A trama tem estreia prevista para maio, e a Globo pretende colocá-la no ar com quase quatro meses de gravações e aproximadamente 50 capítulos editados e prontos.

A história gira em torno de uma agência de dublês e terá Paolla Oliveira e Marcelo Serrado como protagonistas. Eles serão Pat e Moa, um casal que se une após o assassinato misterioso da poderosa empresária Clarice (Taís Araujo). Taís também interpretará Anita, uma massoterapeuta que é sósia da ricaça e ajudará nas investigações do crime.

Com direção artística de Natália Grimberg, o elenco também terá Carmo Dalla Vecchia, Bruno Fagundes, Cláudia Di Moura, André Luiz Frambach, entre outros.

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Larissa Manoela em Além da Ilusão

Larissa Manoela na novela Além da Ilusão

Além da Ilusão

Anunciado com pompa por se tratar da estreia de Larissa Manoela na Globo, Além da Ilusão pretende ser um folhetim clássico. Ambientada entre as décadas de 1930 e 1940, a novela movimentou Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde parte das cenas foi gravada.

Escrita por Alessandra Poggi, de Os Dias Eram Assim (2017), a trama mostrará o amor impossível entre o mágico Davi (Rafael Vitti) e Elisa (Larissa Manoela). Os dois enfrentarão resistência da família da jovem para ficarem juntos. A situação só piora quando o rapaz é acusado da morte de sua amada.

Após passar dez anos na cadeia, ele consegue fugir e assume uma outra identidade. Mais tarde, se depara com Isadora (Larissa Manoela), irmã mais nova de Elisa, e fica encantado pela semelhança entre as duas.

A direção artística é de Luiz Henrique Rios, e o elenco reúne também Paulo Betti, Marcello Novaes, Paloma Duarte, Vera Holtz, Lima Duarte, Malu Galli, Antonio Calloni e Marisa Orth.

reprodução/record

Fernando Pavão em Gênesis

Fernando Pavão estará em Reis

Reis

Próxima novela bíblica da Record, Reis já nasceu cheia de problemas. Prevista para substituir Genêsis (2021), a novela não teve as gravações iniciadas a tempo. A emissora precisou recorrer a um compilado de reprises que chamou de A Bíblia, atualmente no ar.

Reis é escrita por Raphaela Castro e narra o período de transição no governo de Israel, que foi comandada por juízes e se transformou em uma monarquia.

Apesar de se tratar de uma nova narrativa, Reis chega com uma cara de Gênesis 2. Isso porque boa parte do elenco do folhetim bíblico mais recente da Record também estará na nova história, como é o caso de Andrea Avancini, Fernando Pavão, Roberto Bonfim, Vinícius Redd, Daniel Blanco, Pâmela Tomé, Giselle Tigre e Bruno Suzano.

reprodução/sbt

Sophia Valverde em As Aventuras de Poliana

Sophia Valverde como Poliana

Poliana Moça

Sequência de As Aventuras de Poliana (2018), Poliana Moça foi muito afetada pela pandemia. As gravações foram suspensas, e todo o elenco foi demitido pelo SBT. A atitude, inclusive, provocou uma crise de choro em crianças do folhetim.

Em junho de 2021, a rede de Silvio Santos correu atrás dos atores para negociar novos contratos. Igor Jansen, Duda Pimenta, Pietra Quintela, Enzo Krieger, Davi Campolongo, Mari Campolongo, Lucas Burgatti, Bella Chiang, João Pedro Delfino e Luisa Bresser são alguns dos nomes que deram as caras pela emissora. 

A nova temporada continuará as histórias da protagonista, vivida por Sophia Valverde. As gravações foram retomadas no último mês de setembro.

Confira vídeo sobre o que esperar das novelas em 2022:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.