Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Galeria de fotos de Novela Pantanal

Alcides (Juliano Cazarré) avisará Maria Bruaca (Isabel Teixeira) que pretende matar o vilão
Maria Bruaca (Isabel Teixeira) vai morar com Juma (Alanis Guillen) na tapera e ficará assustada
Trindade (Gabriel Sater) deixará Irma (Camila Morgado) em choque com descoberta na novela
Jove (Jesuita Barbosa) ajudará Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em divórcio na novela Pantanal
José Lucas (Irandhir Santos) desistirá do casamento com Érica (Marcela Fetter) em Pantanal
Roberto (Cauê Campos) e Renato (Gabriel Santana) vão ser resgatados com vida na novela das nove
Com a partida de Trindade (Gabriel Sater), Zaquieu (Silvero Pereira) integrará o time de peões
Filha de Claudio Marzo, Alexandra Marzo se emocionou com homenagem em cena de Pantanal
Trindade (Gabriel Sater) vai deixar o Pantanal, mas transará com Irma (Camila Morgado) antes
Alcides (Juliano Cazarré) lembrará do aviso do cramulhão o tempo todo na novela Pantanal
Zefa (Paula Barbosa) dará ouvidos aos flertes de Renato (Gabriel Santana) em Pantanal
Filó (Dira Paes) dará bronca em Tadeu (José Loreto) por ditado machista na novela Pantanal
Velho do Rio (Osmar Prado) não irá aparecer a José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal
Alcides (Juliano Cazarré) citou santo em Pantanal; intérprete do peão fez promessa para venerável
Guta (Julia Dalavia) ameaçará Tenório (Murilo Benício) para defender Bruaca (Isabel Teixeira)

Sobre a novela das nove

FICHA TÉCNICA
Emissora
Globo
Estreia
28 de Março de 2022
Gênero
Drama
Classificação
14 anos
Autor
Bruno Luperi
Direção
Rogério Gomes

Sinopse

A novela Pantanal é uma nova versão do folhetim de 1990 da Manchete (1983-1999). A obra é exibida pela Globo desde 28 de março deste ano.

Leia Mais: resumo dos capítulos da novela Pantanal 

Novela Pantanal 2022: conheça a história 

A trama central gira em torno de Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). O pai aprendeu a lição mais importante de sua vida: a natureza pode mais que o homem.

Ele acaba se tornando o maior peão da região pantaneira, no Mato Grosso do Sul, e fica famoso por trazer os bois selvagens, os ditos marruás, no feitiço. Porém, logo após essa percepção, Joventino some sem deixar rastros e deixa seu filho para trás.

Cinco anos depois, em uma viagem ao Rio de Janeiro, José Leôncio se apaixona por Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) e se casa com ela. Os dois se mudam para o Pantanal, onde nasce o herdeiro do casal, Jove (Jesuíta Barbosa).

A passagem de Madeleine pela fazenda, porém, é um caos. Com saudade da vida urbana, a jovem não se adapta à sina de solidão que é ser mulher de peão. Com o marido sempre em comitivas, ela se vê obrigada a conviver com Filó (Leticia Salles/Dira Paes), funcionária da casa a quem pouco conhece e nada confia.

A jovem mãe foge do Pantanal levando o filho, ainda bebê, de volta para a mansão da família Novaes no Rio de Janeiro. O menino cresce longe do pai, que se vê incapaz de brigar pela guarda do herdeiro.

José Leôncio jamais deixou de cumprir suas obrigações legais, enviando fielmente uma quantia excepcional de pensão alimentícia, sem se dar conta de que onde sobra dinheiro, falta o afeto. Jove cresce acreditando que seu pai morreu, enquanto o peão nem imagina que a ex-mulher criou tal mentira.

Na ausência de Jove, o fazendeiro encontra em Tadeu (José Loreto) um herdeiro, mais do que para as suas terras, para os valores e tradições de sua família. Com a partida de Madeleine, Filó revela a José Leôncio que Tadeu é seu filho. Apesar da alegria dos três, a informação é guardada por eles como segredo de família. Para todos, Tadeu segue apenas como afilhado do patrão.

Duas décadas se passam, o que marca a mudança de fase na novela. Jove descobre que seu pai está vivo e vai atrás dele. É desse encontro e de sua enorme expectativa, embalados por uma festança para todo o povo da região da fazenda, que começam os grandes conflitos entre os Leôncio. 

Leia Mais em: 

Qual é o elenco da novela Pantanal?

O elenco tem diversos nomes com grandes astros e estrelas da TV. 

Leia mais em: Elenco da novela Pantanal que já morreram

Quais são os personagens da novela Pantanal? 

  • Juma (Alanis Guillen): a jovem é filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz). É uma mulher com forte personalidade, mesmo com pouca idade. Desde criança, ela aprendeu com a mãe a se defender do "bicho homem" 
  • Jove: nasceu no Pantanal, mas foi levado ainda bebê para o Rio de Janeiro. Filho de Madeleine  e José Leôncio
  • José Leôncio: cresce ao lado de peões e sem a figura feminina desde a morte precoce de sua mãe. Ele sofre com o sumiço misterioso do pai
  • Guta: interpretada por Julia Dalavia, a filha de Tenório (Murilo Benício) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) retorna de São Paulo após completar a graduação em Engenharia Civil. Agora, a jovem está mais independente e forte. Guta está a frente do seu tempo
  • Gil: é um homem bom, mas nasceu em um mundo ruim e perverso. No Sarandi, no Paraná, ele é enganado e comete um crime. Gil sairá do Pantanal ao lado da mulher
  • Filó: é funcionária na fazenda de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). Foi contratada após ficar grávida de Tadeu (José Loreto). Ela não é somente empregada, mas também é a alma e o coração da residência

Leia Mais em: 

Quem é Juma na novela Pantanal?

Alanis Guillen: A jovem é uma atriz brasileira, que já protagonizou as novelas Malhação: Toda Forma de Amar (2019) e Pantanal (2022), ambas da Globo. Nos bastidores das gravações, a jovem mostrou que é corajosa ao posar com uma cobra.  

Em entrevista ao Notícias da TV, Alanis Guillen explica como estão os trabalhos nos bastidores da trama:

"É uma imersão mesmo, tudo fica mais intenso. Foi muito interessante essa convivência de perto com todo mundo da equipe, de se ajudar mesmo, de tudo. O contato com a natureza feroz. Eu amo natureza, mas a do Pantanal me trouxe o lado selvagem mesmo. É um lado para o qual você tem que ter cautela e atenção, tem que estar conectado, porque nunca estamos sozinhos lá", explica. Alanis estreou na TV na temporada de Malhação de 2019.

Que horas começa a novela Pantanal?

De acordo com a Globo, Pantanal começa após a exibição do Jornal Nacional, por volta das 21h30. Os capítulos do remake têm uma hora de duração diária. 

O assinante do Globoplay que tiver uma Smart TV com resolução 8K pode assistir ao primeiro capítulo da novela Pantanal nesse padrão. 

Onde ocorrem as gravações da novela Pantanal? 

As primeiras cenas da novela foram gravadas na região de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.  A Globo criou uma espécie de "Projac rural" na cidade de 50 mil habitantes. Para ter uma ideia, as fazendas se transformaram, em alguns momentos, em camarim, base de apoio e hotel para elenco e equipe.

Sobre a novela Pantanal 

Ficha técnica 

  • Emissora: Globo
  • Estreia: 28 de março de 2022
  • Horário de exibição: 21h30
  • Gênero: Drama
  • Classificação: 14 anos
  • Autor: Bruno Luperi
  • Direção: Gustavo Fernandez - Rogério Gomes*

*Pantanal sofre desfalque antes da estreia com demissão de Rogério Gomes da Globo


Outras Novelas