Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIA DA AEROMOÇA

Saudade de viajar? Vida de comissárias na ficção tem suspense, drama e comédia

DIVULGAÇÃO/HBO MAX

Cassie Bowden (Kaley Cuoco) com roupa com diferentes tonalidades de azul, cabelo loiro preso e olhar assustado, com uma pessoa sentada ao fundo

Cassie Bowden (Kaley Cuoco) em The Flight Attendant; série estará no catálogo da HBO Max

LUÍS FELIPE SOARES

luis@noticiasdatv.com

Publicado em 31/5/2021 - 6h50

Nesta segunda (31) é celebrado o Dia da Aeromoça, e a vida das comissárias de bordo envolve muito mais do que prestar serviço em voos nacionais e internacionais. Na ficção, as personagens se envolvem em tramas de suspense, drama e comédia, exploradas a fundo por Hollywood em séries e filmes para gostos variados.

Viagens aéreas surgem como pano de fundo para histórias de diferentes tipos. A possibilidade de a profissão permitir que as pessoas estejam em vários lugares em pouco tempo a torna dinâmica o bastante para que uma história consiga se desenrolar dentro ou fora de aviões e aeroportos.

No cardápio de ficções, é possível ver uma atendente alcoólatra envolvida em assassinato, um grupo de aeromoças que viveu a época áurea de uma das companhias mais famosas, uma jovem que segue o sonho de ser comissária, candidatas que são usadas para proteger um vigarista e muito humor nonsense em um voo sem piloto.

O Notícias da TV separou cinco atrações que mostram um pouco do mundo das aeromoças e do restante da tripulação de bordo. Confira:

  • The Flight Attendant: A atração temática mais recente é The Flight Attendant, produção original da HBO Max. Baseada em um romance homônimo do escritor armênio-americano Chris Bohjalian, a série acompanha a jornada pessoal de Cassie Bowden (Kaley Cuoco, de The Big Bang Theory), uma aeromoça alcoólatra e sem pudor.

    Ela se envolve com Alex (Michiel Huisman, de Game of Thrones) em uma de suas viagens pelo mundo. Quando acorda em um hotel em Bangkok, não se lembra de nada do que ocorreu na noite anterior e encontra o rapaz morto em sua cama. A comissária passa a viver em meio a uma trama de assassinato, investigação, delírios e conspiração.

    O projeto mistura ação, suspense e humor na medida em que a história se desenrola. O ano de estreia teve indicações para o Globo de Ouro de melhor série de comédia ou musical e melhor atriz para Kaley. A segunda temporada foi confirmada, mas só deve ser apresentada em 2022.

    Os oito primeiros episódios de The Flight Attendant são parte do pacote de atrações da versão latina da HBO Max. A plataforma de streaming chega ao Brasil em 29 de junho.

  • Pan Am: Uma viagem pelo mundo das aeromoças e da aviação dos anos 1960 marca a série Pan Am (2011-2012). A trama se desenrola ao redor de um grupo de comissárias de bordo que exploram os desafios do serviço, usufruem do glamour do posto e precisam lidar com dramas pessoais e profissionais. Alguns pilotos complementam a história.

    Maggie (Christina Ricci) chama a atenção por se impor e não ter medo de questionar decisões tomadas pelos chefes. Kate (Kelli Garner) é trilíngue, habilidade que a faz ser recrutada pela CIA para atuar como agente secreta. Ela influencia a irmã mais nova Laura (Margot Robbie, em um dos seus primeiros trabalhos de destaque) a também trabalhar como aeromoça, e a jovem se torna uma espécie de celebridade. A francesa Colette (Karine Vanasse, de Revenge) completa o time principal.

    A atração é temática em torno da empresa Pan American World Airways, histórica companhia dos Estados Unidos surgida nos anos 1920 e que funcionou até o começo da década de 1990. Todo o estilo em torno dos aviões e das roupas da tripulação marcou sua trajetória.

    Pan Am chamou a atenção do público nos primeiros episódios muito mais por causa da reprodução de 1963 do que pela história. Apenas uma temporada foi produzida e apresentada pelo canal ABC, com o público brasileiro tendo visto os episódios no Sony Channel. Não está disponível em nenhum streaming no Brasil.

divulgação

Gwyneth Paltrow no papel de Donna Jensen

  • Voando Alto: Gwyneth Paltrow estrela o longa-metragem Voando Alto (2003). Ela dá vida a Donna Jensen, que sonha desde a infância em viajar pelo mundo como aeromoça. Além de conhecer diferentes países e continentes, ela acredita que a vida da profissão é marcada por um glamour sem fim.

    No filme, a protagonista se inscreve em uma escola de treinamento para comissárias de bordo. As aulas ajudam ela a perceber que seu objetivo infantil em cidade do interior está longe da realidade da profissão. A jornada da personagem também cruza com a da amiga Christine (Christina Applegate), que não é tão aplicada no serviço e faz com que Donna sofra em seu caminho.

    A comédia também ganha ar romântico com o relacionamento entre a personagem principal e Ted (Mark Ruffalo). Entre os voos e os caminhos de Donna, ela tenta encontrar espaço para o amor em sua agitada agenda de viagens e estudos.

    O elenco também conta com nomes como Rob Lowe, Mike Myers, e Kelly Preston (1962-2020). O longa-metragem tem direção do cineasta brasileiro Bruno Barreto (Escravidão - Século 21), em uma de suas produções nos Estados Unidos.

DIVULGAÇÃO/DREAMWORKS

Frank Abagnale Jr. (DiCaprio) entre aeromoças

  • Prenda-me Se For Capaz: A comédia dramática Prenda-me Se For Capaz (2002) não é especificamente sobre aviação ou sobre o mundo das aeromoças, mas ficou marcada por explorar um pouco desse universo que viaja por aeroportos e além das nuvens. No filme, as atenções se voltam para Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), um golpista que faz de tudo para se dar bem.

    Entre os momentos em que finge ser um médico ou um advogado, o rapaz utiliza sua paixão por aviões para vivenciar parte do trabalho de um piloto. Ele chega a participar da seleção de um novo grupo de comissárias de bordo e utiliza as garotas para conseguir fugir da polícia em uma das cenas mais icônicas do longa-metragem. Nas conversas com as candidatas, ouve seus sonhos de viajar e de trabalhar no céu.

    A obra se passa na década de 1960, período em que as aeromoças estavam em alta e faziam sucesso entre as mulheres e os homens. A trambicagem de Abagnale Jr. faz com que ele se infiltre no quadro de funcionários da companhia aérea Pan Am, que vivia seu auge.

    Steven Spielberg dirige o filme baseado em uma história real. Nomes como Tom Hanks, Christopher Walken, Amy Adams e Jennifer Garner também estão no elenco. O longa está disponível no catálogo da Netflix.

DIVULGAÇÃO/PARAMOUNT PICTURES

Julie Hagerty no papel da comissária Elaine

  • Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!: O cinema besteirol não poderia deixar de fazer brincadeiras com as viagens de avião e com o trabalho das aeromoças. O principal filme de comédia escrachada a falar sobre o tema é Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980), considerado um clássico do gênero.

    Uma série de situações bizarras acontece quando grande parte da tripulação de um voo comum é vítima de alimentos contaminados. O navegador morre envenenado e deixa o avião à deriva, com o ex-piloto de guerra Ted Striker (Robert Hays) sendo a única opção para assumir o posto de comando. O problema é que ele tem medo de voar.

    A aeromoça Elaine (Julie Hagerty) é sua namorada e precisa ajudá-lo a superar o trauma, agora no papel de copiloto. Entre trocadilhos, brincadeiras visuais e um humor nonsense, a moça se destaca por ter um pouco de razão no meio do caos da viagem. Suas parceiras de trabalho tentam manter as aparências entre os assentos enquanto ela aparece mais na cabine de pilotagem.

    Veteranos de comédias, Leslie Nielsen (1926-2010) e Lloyd Bridges (1913-1998) também estão no elenco principal, com Julie Hagerty, Peter Graves (1926–2010) e o ex-jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar fazendo participações especiais. Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! está no catálogo do Prime Video.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.