Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA HBO

Série idealizada por Luiz Carlos Barreto expõe escravidão contemporânea no Brasil

DIVULGAÇÃO/HBO

Homem negro com camisa rosa e detalhes em azul tem semblante emocionado e com olhos vermelhos durante relato

Personagem emocionado em Escravidão - Século XXI; série estreia nesta terça-feira (4) na HBO

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/5/2021 - 8h53

A série documental Escravidão - Século XXI estreia na HBO nesta terça-feira (4). Criada por Luiz Carlos Barreto e com direção geral de Bruno Barreto (Vovó Ninja), a produção nacional apresenta histórias, relatos e análises e expõe a escravidão contemporânea no Brasil. O primeiro episódio será exibido na TV paga, às 21h, e também será disponibilizado para assinantes do serviço HBO GO.

O projeto é composto por cinco capítulos, cada um com duração de cerca de uma hora. Lançados semanalmente, os episódios são focados em assuntos variados: cultura da escravidão, escravidão rural, dinâmica da escravidão, escravidão globalizada e sexo e escravidão. A contextualização dos temas evidencia como circunstâncias ultrajantes permanecem sendo reproduzidas na sociedade atual, com as imagens revelando a realidade de milhares de trabalhadores brasileiros.

Em material de divulgação, o jornalista, fotógrafo e diretor de cinema Luiz Carlos Barreto diz que o trabalho escravo sempre foi uma grande preocupação na vida como repórter.

"Nos anos 1940, marcados por uma grande guerra mundial, testemunhei, no Ceará, o episódio do Exército da Borracha, quando levas de trabalhadores sertanejos nordestinos eram recrutadas e levadas para os seringais na Floresta Amazônica, transportados em caminhões pau-de-arara até Fortaleza e depois em porões de navios cargueiros até Manaus", comenta o veterano. "Escravidão - Século XXI é fruto dessa memória que não se apagou, porque a cultura da escravidão, no Brasil, persiste."

Além dos personagens, personalidades conhecidas também aparecem em cena nas entrevistas. São os casos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e do jornalista Leonardo Sakamoto. Os depoimentos analisam a relação entre a escravidão moderna, a sociedade brasileira e o racismo no Brasil.

A atração é uma coprodução da HBO com a produtora Filmes do Equador. Bruno Barreto dirige os episódios em parceria com Marcelo Santiago.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.