Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MISTÉRIO DE CLARINHA

Quem é a filha perdida de Heloísa em Além da Ilusão? Veja todas as pistas

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Paloma Duarte caracterizada como a Heloísa em cena de Além da Ilusão

Heloísa (Paloma Duarte) em Além da Ilusão; ela teve filha arrancada dos braços pelo próprio pai

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 26/3/2022 - 17h00

Heloísa (Paloma Duarte) até já perdeu as esperanças de encontrar a filha que lhe foi arrancada dos braços por Afonso (Lima Duarte) em Além da Ilusão. Uma série de pistas, no entanto, indicam que a tia de Isadora (Larissa Manoela) está cada vez mais próxima de reencontrar a menina --em um dos mistérios mais bem guardados da novela das seis da Globo.

O coronel deu a própria neta à adoção a fim de limpar a honra da família, uma vez que a irmã de Violeta (Malu Galli) havia se entregado para o amor antes do casamento. Ela então era apenas uma adolescente e, dessa época, guarda apenas algumas poucas peças do enxoval da recém-nascida.

Entre elas, está o sapatinho que a criança usava quando foi apartada da mãe pelo fazendeiro. Um deles ficou com a bebê, e o outro com a personagem de Paloma Duarte. Ou seja, uma das saídas para resolver a charada é encontrar quem está com o pé perdido.

Manuela (Mariah da Penha), que é assumidamente linguaruda com o bordão "falo mesmo, comigo não tem lorota", também revelou ao público uma das principais pistas até aqui. Heloísa havia dado o nome de Clara para a filha, em homenagem a sua santa de devoção.

Não à toa, ela ficou encantada ao saber que a irmã de Inácio (Ricky Tavares) era uma das xarás de sua herdeira. O garçom, diga-se de passagem, também tem muito a explicar sobre o passado dele no folhetim de Alessandra Poggi.

Caroline Dallarosa, a Arminda, ao lado de Ricky Tavares, o Inácio, em cena de Além da ilusão

Arminda e Inácio na novela das seis

Quem é a mãe de Inácio?

Uma das teorias mais populares nas redes sociais é de que o interesse de Heloísa por Clarinha é uma forma de trazer à tona o laço de sangue entre elas. Inácio por muitas poucas vezes falou sobre a mãe e, até então, sabe-se apenas que ela aparentemente morreu e os deixou desamparados.

Dessa forma, a menina seria neta da fazendeira. Um dos personagens que pode esclarecer a charada é justamente o pai do personagem de Ricky Tavares. Ele, contudo, está bem longe de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Para impedir Inácio de embarcar para a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o patriarca se apresentou no lugar do filho. 

Débora Ozorio como a Olívia de Além da Ilusão

Olívia (Debora Ozorio) no folhetim

Olívia é a filha de Heloísa?

Alguns telespectadores também estão desconfiados de que Olívia (Debora Ozório) pode ser prima de Isadora (Larissa Manoela). Afinal, Benê (Claudio Jaborandy) sempre foi um dos braços direitos de Afonso e, com certeza, aceitaria criar a neta do coronel como própria filha se necessário.

A autora igualmente deixou uma pista no armazém da família, que se chama Segredos de Fátima. Em um primeiro momento, o nome aparentemente tem a ver com a devoção de Fátima (Patrícia Pinho) à aparição da santa na cidade homônima em Portugal. 

Patrícia Pinho, aliás, já disse em entrevista ao Notícias da TV que não seria uma surpresa sua quitandeira guardar um dos mistérios da trama. "Agora quais são esses segredos só assistindo mesmo a novela para desvendar", despistou a atriz.

Antonio Calloni como o Matias em Além da Ilusão

Matias (Antonio Calloni)

Matias é pai da filha de Heloísa?

Matias (Antonio Calloni) acrescentou uma camada a mais de suspense à trama diante de sua reação à chegada de Clarinha ao engenho de Afonso. O ex-juiz voltou a apresentar delírios ao ouvir o nome da "menina que ninguém queria", em referência à herdeira de Heloísa.

A culpa, aliás, é um dos principais gatilhos para o marido de Violeta. Ele sempre apresenta uma piora em seu quadro de esquizofrenia a cada vez em que é confrontado com uma memória de Elisa (Larissa Manoela).

O ex-magistrado, por exemplo, estragou o noivado de Joaquim (Danilo Mesquita) ao ver Isadora com a pulseira que deu de aniversário para a primogênita ao completar 18 anos. Alguns dias depois, o personagem de Antonio Calloni atiraria e mataria a jovem.

Nas redes sociais, circula a teoria de que Matias seria o pai da filha de Heloísa. A trama, até o momento, não deu indícios neste sentido, apenas de que ele está por trás do desaparecimento da criança.

Leia Mais: 

Eriberto Leão como o Leônidas de Além da Ilusão

Leônidas (Eriberto Leão)

Qual o segredo de Leônidas?

Lyra (Maria Manoella) será a responsável por fazer Heloísa mais uma vez acreditar em um reencontro com sua Clarinha. Ao ler a mão da solteirona, ela verá que Leônidas (Eriberto Leão) vai ajudá-la na busca --e que o tecelão não é exatamente quem diz ser.

O operário, inclusive, vai mostrar que não tem uma origem tão humilde quanto se pensa. Com Matias internado em um hospício, ele recorrerá a um fantasma do passado para impedir o amigo de sofrer com terapias controversas como o eletrochoque e o choque insulínico.

Trata-se de Bartolomeu Lobato (Paulo Carvalho), um dos psiquiatras mais respeitados do país, um dos mais bem pagos e, claro, pai dele. Ele aparecerá acompanhado de Anastácia (Dani Moreno), outra peça no quebra-cabeça do personagem de Eriberto Leão.

Roberta Gualda como a Giovanna de Além da Ilusão

Giovanna (Roberta Gualda)

Passado de Giovanna

Uma personagem que está até o momento solta dentro da história é Giovanna (Roberta Gualda). A italiana revelou na primeira fase que Afonso, até então temido por todos, tinha uma relação quase de pai e filha com ela –dando até mesmo parte de suas terras para a estrangeira montar um alambique.

Como Heloísa teve uma filha na adolescência, e desde então passaram-se algumas décadas, não seria uma surpresa se Clara retornasse na figura de uma mulher mais velha.

A segunda fase do folhetim de Alessandra Poggi se passa nos anos 1940 em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.