PATRÍCIA PINHO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Fátima (Patrícia Pinho) em Além da Ilusão; atriz vai sentir na pele perseguição contra o avô
Patrícia Pinho terá a oportunidade de passar a limpo a história da própria família em Além da Ilusão. Afinal, Fátima será vítima da truculência da polícia política de Getúlio Vargas (1882-1954) assim como o avô da atriz --Altamirando Araujo Pinho. Ele foi preso e expulso do Exército em 1936 por jogar panfletos do Partido Comunista do alto de um prédio durante uma parada militar de 7 de Setembro. "Um herói", pontua.
Em entrevista ao Notícias da TV, a atriz conta que foi atrás de todos os documentos que provam o ocorrido e achou até mesmo o laudo médico no Arquivo Nacional:
Oitenta e seis anos depois desse acontecido, vou gravar uma cena denunciando a violência e a truculência da polícia política. Para mim, é muito emocionante. Me sinto lavando a alma e honrando meu avô e minha família que tanto sofreu por isso.
Patrícia lembra que os vizinhança achava a militância de Altamirando junto ao Partido Comunista uma "vergonha" porque, ao ser detido, ele deixou a mulher e cinco filhos em uma situação financeira muito frágil. "Hoje vejo meu avô como um herói idealista que plantou e lutou por uma vida melhor para mim. É uma honra ser neta de um gráfico, de um operário, de um homem que acreditava na humanidade e na igualdade social."
Olívia e Fátima na primeira fase do folhetim
Os ideais de Olívia (Debora Ozório) também enchem o peito de Fátima de orgulho, mas igualmente de preocupação no folhetim de Alessandra Poggi. A jovem já foi chamada de "comunista" por Joaquim (Danilo Mesquita) ao brigar por melhores condições para os operários da Tecelagem Tropical.
Patrícia brinca que, em meio às semelhanças entre vida real e ficção, o papel de mãe é sempre um dos mais difíceis ainda que prazeroso:
Sou louca pelo meu filho, Matheus, de 28 anos, que é um adulto e tem a vida dele. Ser mãe é interessante em qualquer fase da vida. Amo ser mãe, tenho vocação para isso, cuido de três gatos e das pessoas também. Gosto de ajudar, ouvir, abraçar, apoiar. Só acredito no mundo coletivo, numa organização afetuosa, na cooperação. Luta por poder é a coisa mais cafona do mundo. Não quero ser VIP, quero ser cidadã.
Os dramas de Fátima, no entanto, são leves para a intérprete que vê a personagem como um divisor de águas em sua carreira na TV, em que coleciona programas de humor como o Zorra (2015-2020):
Ela apareceu na minha vida trazendo uma religiosidade muito forte. Fui ao santuário em Aparecida [SP] e ainda quero ir até Fátima, em Portugal, para agradecer por essa mulher tão forte e tão corajosa. Ela é uma homenagem às minhas avós, Lourdes e Laura, que foram duas mulheres muito trabalhadoras, batalhadoras. Elas me ensinaram que a alegria e a música são a fonte da nossa saúde e da nossa força.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#94 - Tudo sobre o final de Um Lugar ao Sol!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8
Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.