Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CHATINHAS...

De Luz apagada a Maria burra: As piores mocinhas das novelas da Globo em 2019

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem das atrizes Marina Ruy Barbosa, Julia Dalavia, Juliana Paes em cenas de O Sétimo Guardião, Órfãos da Terra e A Dona do Pedaço, todas da Globo

Luz (Marina Ruy Barbosa), Laila (Julia Dalavia) e Maria da Paz (Juliana Paes) foram mocinhas criticadas

REDAÇÃO

Publicado em 21/12/2019 - 4h56

2019 não foi um bom ano para ser mocinha nas novelas da Globo. Como de costume, todas as protagonistas enfrentaram muitos sofrimentos até o aguardado felizes para sempre. Porém, o diferencial deste ano foi que poucas personagens principais agradaram ao público e à crítica. Para algumas delas, inclusive, o esquecimento dos telespectadores será a melhor saída.

O ano começou com o pé esquerdo para Marocas de O Tempo Não Para e Luz de O Sétimo Guardião, ambas remanescentes do ano passado. A "tradição" de protagonistas sem graça foi herdada pela Laila de Órfãos da Terra (2019) e por Maria da Paz em A Dona do Pedaço (2019). Nem o furação Vivi Guedes escapou de mudar seu destino de mulherão para mocinha indefesa...

O Notícias da TV separou uma lista das mocinhas ruins deste ano: 

Marina Ruy Barbosa enfrentou duras críticas pela apagada mestra Luz de O Sétimo Guardião


Luz apagada

Escalada para ser a mocinha de O Sétimo Guardião há mais três anos, Marina Ruy Barbosa não mostrou nada de novo na novela. Sua gratidão ao autor Aguinaldo Silva é sempre lembrada pela atriz, mas Luz só fez a ruiva se repetir da pior maneira em cena. Além disso, a protagonista não deu liga com nenhum de seus possíveis pares românticos e acabou a trama sozinha.

Os bastidores da novela foram marcados por polêmicas. Marina foi apontada como pivô da separação de José Loreto e Débora Nascimento. Traumatizada, a ruiva passou a recusar convites para novelas e séries na Globo. Ela achou melhor dar um tempo no trabalho para descansar a imagem e poder analisar melhor os papéis que lhe são oferecidos. 

Laila (Julia Dalavia) sofreu desde o começo da trama das seis, mas não comoveu o suficiente


Pata perfeita

Desde que Órfãos da Terra estreou, em abril, Laila (Julia Dalavia) acumulou uma longa lista de sofrimentos: teve o irmão morto na guerra da Síria, mudou de país, foi obrigada a se afastar de seu grande amor, enfrentou a separação dos pais e ainda foi sequestrada. Mas, nem com todo esse drama a atriz convenceu o telespectador, que a apontou como sem sal várias vezes nas redes sociais.

A mocinha caiu em todas as armações de Dalila (Alice Wegmann), mas se manteve firme na luta --e com Jamil (Renato Góes) apaixonado por ela. A sorte da refugiada só mudou na reta final da novela. Laila colocou a vilã na cadeia e contou ao marido que estava grávida do segundo filho do casal. 

A cegueira de Maria da Paz (Juliana Paes) irritou os telespectadores de A Dona do Pedaço


Maria burra e cega

Maria da Paz (Juliana Paes) fez o telespectador da trama de Walcyr Carrasco passar muita raiva. Apesar de ser uma mulher honesta e trabalhadora, a protagonista passou a maior parte da trama cega pelo amor incondicional que tinha pela filha. Mesmo após flagrar a vilã com Régis (Reynaldo Gianecchini), a boleira assinou um atestado de burrice ao achar que Josiane (Agatha Moreira) foi vítima do playboy.

A malvada fez a mãe de trouxa muitas vezes e foi a responsável pela ruína da boleira, que perdeu sua fábrica e mansão para herdeira. Mas, assim como mandava a abertura de A Dona do Pedaço, ela ergueu a cabeça e mandou a tristeza embora. A mocinha ficou rica de novo, recuperou seu apartamento, a Bolos da Paz, teve outra filha e terminou casada com Amadeu (Marcos Palmeira).

Apesar de ter sido criticada por sua burrice, Maria da Paz rendeu a sua intérprete um troféu de Melhores do Ano inédito. Juliana Paes aproveitou a ocasião para levar ao palco as duas concorrentes, Alice Wegmann e Grazi Massafera, e fez um discurso contra as pessoas que tentam incentivar a rivalidade feminina. "Parem!", detonou.

Faltaram lágrimas para tanto sofrimento de Vivi Guedes (Paolla Oliveira) em A Dona do Pedaço


Ex-empoderada

Vivi Guedes (Paolla Oliveira) roubou a cena no início de A Dona do Pedaço (2019) com seus ensaios fotográficos bem sensuais. Ela era uma mulher empoderada, justa, boa filha, apaixonada e uma influenciadora digital dedicada. Porém, deixou tudo isso para trás ao decidir ceder às chantagens de Camilo (Lee Taylor) para proteger seu grande amor, o assassino redimido Chiclete (Sergio Guizé).

A mocinha teve diversas cenas em que sofreu nas mãos do investigador. Porém, a situação teria se resolvido de maneira muito mais fácil se ela pagasse um bom advogado para o matador. Dinheiro não seria problema para a filha de Otávio (José de Abreu). A humilhação à qual se submeteu acabou irritando os fãs da blogueira. Apesar do sofrimento, a mocinha largou tudo e teve seu final feliz com o amado.

Maria Marcolina (Juliana Paiva) chegou ao século 21 para enfrentar vilões e viver um amor


Trouxa durante séculos

Marocas (Juliana Paiva) passou mais de cem anos congelada, mas só chegou ao século atual para ser vítima de várias armações dos vilões de O Tempo Não Para: os gêmeos Emílio e Lúcio (João Baldasserini) e Betina (Cleo). A mocinha foi impedida de viver seu grande amor com Samuca (Nicolas Prattes) durante todo o folhetim.

O casal teve idas e voltas, mas a química dos atores compensou (um pouco) a barriga gigantesca da novela. Como a torcida por "Samurocas" foi muito forte, a trama passou a girar em torno da empresa do mocinho, a Samvita. A protagonista, que tinha tudo para brilhar como uma mulher empoderada, acabou virando prisioneira de uma história sem graça. Antes nunca tivesse saído do bloco de gelo...

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.