Mocinha moderna

Sozinha e poderosa: Luz tem final surpreendente em O Sétimo Guardião

Fotos: Reprodução/TV Globo

Marina Ruy Barbosa contracena com José Loreto em O Sétimo Guardião; mocinha termina sozinha e feliz - Fotos: Reprodução/TV Globo

Marina Ruy Barbosa contracena com José Loreto em O Sétimo Guardião; mocinha termina sozinha e feliz

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 08/05/2019, às 04h51

A mocinha de O Sétimo Guardião vai terminar sozinha e poderosa. Luz (Marina Ruy Barbosa) vai dispensar Júnior (José Loreto) no último capítulo, no dia 17. Ela deixará Serro Azul para estudar Arqueologia. Voltará à cidade já doutora e pronta para administrar a casa de cultura que será fundada no casarão de Gabriel (Bruno Galiasso), após a passagem de sete anos na história. Sua última cena será tomando um banho na água da fonte.

Aguinaldo Silva fez uma homenagem a Marina Ruy Barbosa na sequência em que a personagem da ruiva "chuta o balde". "E o autor reafirma aqui seu eterno amor por esta Marina tão querida... Estrela das nossas vidas", escreveu o novelista no roteiro. 

Antes de terminar o romance e mostrar que sempre será amiga de JúniorLuz verá Gabriel (Bruno Gagliasso) morrer para salvá-la. Ele entrará na frente dela na hora em que Laura (Yanna Lavigne) disparar um tiro para acabar com a rival.

Apesar de não ser inédito, o desfecho da mocinha sozinha ainda é raro. "Não é comum. Isso atesta a liberdade e a ousadia que nossos autores de telenovela sempre tiveram. Até mesmo durante o período mais complexo de nossa história, na  Ditadura Militar", explica Mauro Alencar, pós-doutorando em Teledramaturgia e Globalização da Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa. 

O especialista diz que as primeiras mocinhas a terem desfechos empoderados foram Nina (Regina Duarte), na novela das dez de 1977 que levava o nome da protagonista, e Bruna (Elizabeth Savala) em Pão Pão, Beijo Beijo (1983).

Mais recentemente, Manoel Carlos fez isso com Luiza (Bruna Marquezine) em seu último folhetim, Em Família (2014). Ritinha (Isis Valverde) também terminou só em A Força do Querer (2017).

Da cena em que Luz se despedirá de Júnior, a novela dará um salto de sete anos no tempo. O público já a verá voltando para a cidade em um carro. Ela parará na empoeirada placa que indica o sentido de Serro Azul.

O gato León terá uma aparição no último capítulo, que será exibido no próximo dia 17


Despedida de León 

"Vê-se o que é: León encarapitado lá no pórtico. Luz abre a porta do carro, fica a olhar para o gato", escreveu Silva no roteiro. "Eu já te vi em tantos lugares, León! Mas sei que você só está num deles. Aqui dentro", dirá a mocinha, com a mão no peito.

Várias pessoas estarão à espera dela na porta do casarão da fonte. "Na presença do prefeito Eurico Júnior, declaro inaugurada a Fundação Gabriel Marsalla, que funcionará neste casarão por mim doado. Sob a direção da arqueóloga Luz Vidal, a fundação vai cuidar da preservação do tesouro arqueológico encontrado lá embaixo", vai discursar Valentina (Lilia Cabral). 

Luz visitará a fonte quando todos se forem. Feijão (Cauê Campos) dirá que ela continua sendo guardiã da irmandade. A ruiva falará, então, que encontrou o livro sagrado dos protetores da água mágica. "Gabriel não conseguiu, mas agora você pode ler ele todo", explicará a mocinha.

Ela, então, matará o desejo de tomar banho na fonte mágica, que voltará a jorrar água como antes. "Luz, em slow lentíssimo, espadanando a água, dá um pulo de braços abertos como se fosse uma criança feliz por fazer travessura e, na imagem que congela é o fim", está escrito no roteiro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de O Sétimo Guardião e de outras novelas! 

Últimas de O Sétimo Guardião

Resumos semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião.


Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Com quem Paloma deve ficar em Bom Sucesso?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook