Caroline Paola Oliveira da Silva, mais conhecida pelo nome artístico Paolla Oliveira, nasceu em 14 de abril de 1982, em São Paulo. A carreira artística começou como assistente de palco do apresentador Celso Portiolli no SBT, onde ficou durante quatro anos. Em 2004, fez sua primeira novela na Record e chamou a atenção da Globo, que a contratou para um papel na novela Belíssima no ano seguinte.
Paolla cresceu num ambiente predominantemente masculino. Seu pai, José Everardo Oliveira, é um militar aposentado, e ela tem três irmãos: Douglas, Leonardo e Juliano. A mãe, Daniele Oliveira, trabalhou como auxiliar de enfermagem e cursou Medicina em uma universidade do interior do Rio de Janeiro.
Paolla queria ser modelo quando era criança, e a mãe a levava para testes escondida do pai, que não aprovava o sonho da menina. Aos 16 anos, a jovem conquistou o posto de assistente de palco dos programas de auditório Passa ou Repassa e Curtindo uma Viagem, ambos do SBT.
Mesmo com o objetivo de seguir carreira artística, Paolla se formou em Fisioterapia pela Universidade Cruzeiro do Sul e se especializou em Reeducação Postural Global (RPG). Depois da formatura, em 2003, a atriz ingressou na Oficina Mazzaropi, em São Paulo, para estudar teatro. No ano seguinte, entrou na Escola de Atores Wolf Maya.
Em 2004, a atriz ganhou seu primeiro papel em um folhetim. A estreia foi na novela Metamorphoses, escrita por Arlette Siaretta e Letícia Dornelles e exibida pela Record. Depois, ela se destacou ao interpretar a personagem Giovana em Belíssima (2005), novela de Silvio de Abreu exibida no horário nobre da Globo.
A artista conquistou o posto de protagonista no folhetim seguinte. Em O Profeta (2005), ela viveu a mocinha Sônia, par romântico de Thiago Fragoso na trama. Depois, emendou papéis em Ciranda de Pedra (2008), Cama de Gato (2009-2010), Insensato Coração (2011) e Amor à Vida (2013). Fez a primeira vilã em Além do Tempo (2015), trama espírita escrita por Elizabeth Jhin.
Em 2017, Paolla viveu a policial e lutadora de MMA Jeiza, uma das protagonistas da novela A Força do Querer. No folhetim de Gloria Perez, ela fez par romântico com Marco Pigossi e contracenou com Juliana Paes, intérprete da personagem Bibi Perigosa.
Paolla voltou a trabalhar com Juliana Paes em A Dona do Pedaço (2019), mas dessa vez as personagens eram parentes. No folhetim de Walcyr Carrasco, a artista chamou a atenção do público como a influenciadora digital Vivi Guedes --a blogueira virou um case de sucesso da Globo também nas redes sociais e na publicidade.
Depois, a atriz foi escalada como protagonista de Cara e Coragem (2022). Na novela de Claudia Souto, Paolla vive a dublê Pat.
Um grande destaque na carreira de Paolla foi na minissérie Felizes para Sempre? (2015), de Euclydes Marinho e Fernando Meirelles. No papel de Dany Bond, uma prostituta de luxo, ela apareceu em uma cena de costas e só de calcinha, e o seu bumbum causou alvoroço nas redes sociais, tornando a busca por Paolla Oliveira o termo mais pesquisado no Google do Brasil em 29 de janeiro de 2015.
A paulista também participou de diversas séries da Globo, entre elas: Os Amadores (2007), Faça sua História (2008), Casos e Acasos (2008), As Cariocas (2010), Afinal, o Que Querem as Mulheres? (2010), e Tapas e Beijos (2012). Sua série mais recente foi Assédio (2018).
No cinema, a atriz já atuou em longas como Entre Lençóis (2008), dirigido por Gustavo Nieto Roa, e Uma Professora Muito Maluquinha (2010), dirigido por André Alves Pinto e César Rodrigues.
Paolla venceu em 2009 a sexta temporada da Dança dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão (1989-2021) que migrou para o Domingão com Huck após a saída de Fausto Silva da Globo.
Em 2021, a atriz foi uma das convidadas para disputar a competição só com finalistas do quadro. Ao lado do professor Leandro Azevedo, a atriz chamou a atenção do público e foi a campeã da Super Dança dos Famosos.
A atriz já namorou os atores Maurício Mattar e Joaquim Lopes. Entre 2015 e 2019, teve um relacionamento sério com o ex-diretor de telenovelas da Globo Rogério Gomes, conhecido como Papinha. Começou a namorar o coach Douglas Maluf em 2019, mas o relacionamento chegou ao fim em março 2021.
Após ser flagrada com Diogo Nogueira em junho de 2021, Paolla assumiu o relacionamento com o sambista em julho. O cantor compôs Flor de Caña para homenagear a amada, que participa do clipe da música. O casal sempre compartilha postagens românticas nas redes sociais e causa alvoroço entre os fãs.
Paolla acrescentou um 'L' em seu nome quando completou 30 anos, depois que uma astróloga lhe disse que pela Numerologia (estudo da simbologia dos números) isso lhe traria mais sucesso na carreira. A atriz atualiza a sua conta do Instagram diariamente, compartilhando sua rotina pessoal e profissional.
A atriz tem uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais. Veja os números de Paolla, até abril de 2022.