Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM RISADINHA

Por que Isso a Globo Não Mostra e outros projetos de humor da Globo morreram?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores e comediantes Marcius Melhem (à esq.) e Marcelo Adnet (de costas) no Tá no Ar: Tá na TV, programa humorístico da Globo

Marcius Melhem (à esq.) e Marcelo Adnet (de costas) no Tá no Ar: Tá na TV; Humor da Globo sumiu

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 26/12/2021 - 6h35

Com a unificação de todas as empresas pelo projeto Uma Só Globo, a saída conturbada de Marcius Melhem e a pandemia da Covid-19, praticamente todos os projetos do Humor da emissora líder de audiência morreram. O Isso a Globo Não Mostra, do Fantástico, e o Zorra são alguns dos produtos engavetados e sem previsão de retorno à programação.

Iniciado em 2019, o projeto Uma Só Globo unificou as cinco unidades de negócios da emissora, entre elas a Globosat e o Globoplay. O processo provocou várias demissões e afetou o Humor com o aproveitamento de humorísticos de outros canais, como Multishow e o streaming. Com o tempo, a estratégia desobrigaria a TV aberta de produzir novos projetos.

Sucesso durante seis temporadas, o Tá no Ar: Tá na TV (2014 -2019) acabou em abril de 2019. O Zorra Total foi exibido entre 1999 e 2015, até ser reformulado e virar apenas Zorra (2015-2019), que também chegou ao fim, só que no final de 2020. Último programa de comédia da emissora, o Fora de Hora teve vida curta: ficou no ar apenas entre janeiro e março de 2020. 

O que todas essas atrações têm em comum? A participação de Marcius Melhem. O humorista passou a chefiar o departamento de Humor em 2018, mas foi destituído do cargo em março de 2020 e demitido da emissora em agosto daquele ano após virar alvo de várias denúncias de assédio moral e sexual por várias funcionárias da empresa, inclusive Dani Calabresa.

Em 2019, em entrevista ao Notícias da TV, Melhem declarou ter aceitado a nova posição com a condição de continuar envolvido na criação dos próprios projetos.

"Deixei bem claro que eu não estava aceitando esse lugar para encerrar minha carreira. Acho que eu ainda tenho muito para dar como criador, como redator final de programas, como um cara que gosta de reunir equipes e criar coisas", lembrou, na época.

Na função, ele de fato ajudou a dar uma nova cara ao gênero com o Isso a Globo Não Mostra, o Tá no Ar, o novo Zorra e o Fora de Hora. Mas Melhem foi afastado do cargo em março de 2020, alegando motivos pessoais. O profissional acabou substituído por Silvio de Abreu, que acumulou a nova função com a chefia de Dramaturgia de novelas e séries.

Em agosto daquele ano, a saída de Melhem foi oficializada pela empresa, que chegou a se despedir do funcionário com honrarias. O assunto estava sendo abafado até que uma reportagem da revista Piauí expôs o escândalo: o ex-diretor havia sido denunciado por mulheres do departamento que levaram reclamações ao compliance da Globo, que nada fez durante muito tempo.

Até hoje, o ex-chefe do Humor na Globo nega os abusos. Os processos contra ele seguem sob sigilo na Justiça. Desde a saída dele, Silvio de Abreu também foi demitido da emissora.Ricardo Waddington assumiu a direção de Entretenimento em novembro de 2020, mas sem qualquer atenção para a comédia, com foco apenas em séries e novelas. 

Neste ano, os projetos de humor foram deixados completamente de lado em função da pandemia, que tornou difícil a gravação até de folhetins --principais produtos da casa. Atualmente, somente a Escolinha do Professor Raimundo e o Vai Que Cola têm espaço na programação --em reprises. 

Vai ter Humor em 2022? 

Questionada pelo Notícias da TV, a Globo informou por nota que manterá apenas a exibição de programas de outros braços do grupo, como Vai que Cola e Lady Night (que são do Multishow), Que História É Essa, Porchat? (GNT) e Eu, Avó e a Boi e Diário de Um Confinado (do Globoplay). Ou seja, não há nenhum novo projeto humorístico à vista. 

A estratégia foi assumida com o projeto de unificação de todas as empresas do Grupo Globo, a fim de facilitar a cadeia de produção e aproveitar de maneira econômica as produções. 

A emissora também reforçou a produção de novas temporadas de Cine Holliúdy. Já o Isso a Globo Não Mostra foi descontinuado e não voltará à programação por ter sido apenas um quadro dentro da revista eletrônica, que se renova de tempos em tempos. 

O quadro foi exibido pela última vez em março de 2020 e reunia várias cenas de gafes da emissora, principalmente em programas e novelas, misturadas com críticas ao governo de Jair Bolsonaro. 

Assista à última edição do quadro do Fantástico: 

Confira o posicionamento da Globo na íntegra: 

"O quadro Isso a Globo Não Mostra não tem previsão de nova exibição no Fantástico, dentro de uma dinâmica comum ao programa de lançamento de novos quadros todos os anos.

Sobre os projetos da Globo como um todo, o humor é um gênero que sempre será valorizado na programação dos canais e tem espaço garantido na grade da TV Globo em 2022. Com o projeto Uma Só Globo, apostamos cada vez mais em produções multijanela, o que potencializa o alcance dos programas e otimiza a cadeia produtiva.

Temos muitos exemplos que obedecem essa estratégia, como Vai Que Cola, Lady Night; Que História É Essa, Porchat?; Eu, Avó e a Boi, Escolinha do Professor Raimundo e Diário de Um Confinado, este último que acabou de ser indicado ao Emmy Internacional.

No próximo ano, títulos inéditos serão produzidos dentro desta lógica, incluindo uma nova temporada do sucesso Cine Holliúdy, que teve as gravações suspensas por conta da pandemia e que serão retomadas no primeiro semestre de 2022."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.