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PAULO MARINHO

Neto de Roberto Marinho é promovido e vai dividir comando de Globo unificada

DIVULGAÇÃO/JU COUTINHO

Paulo Daudt Marinho, neto de Roberto Marinho e novo responsável pelos Canais Globo

Paulo Daudt Marinho, atual responsável por Gloob e Gloobinho, vai assumir todos os canais da Globo

REDAÇÃO

Publicado em 8/11/2019 - 15h35

Paulo Daudt Marinho, neto de Roberto Marinho (1904-2003), foi promovido no Grupo Globo. Ele, que era diretor dos canais infantis Gloob e Gloobinho e da unidade de negócios digitais da Globosat, a partir de janeiro estará à frente de todos os Canais Globo, setor que inclui TV paga, gestão de rede de afiliadas e a própria TV Globo. Ele dividirá a chefia da rede com Carlos Henrique Schroder, que responderá por criação e produção de conteúdo.

A promoção de Marinho faz parte do processo de unificação de todo o Grupo Globo, no programa Uma Só Globo, cujo processo de implantação segue até o fim de 2021 e deve resultar em uma série de demissões em toda a empresa --só nesta semana, mais de cem funcionários foram dispensados.

De acordo com comunicado divulgado pela Globo nesta sexta (8), a partir de janeiro, TV Globo, Globosat, Som Livre, Globoplay, Globo.com e DGCorp (Diretoria de Gestão Corporativa) vão se juntar em uma única empresada, chamada apenas de Globo.

A intenção da Globo, informa a nota, é ampliar a oferta de experiências ao público. "Sem abrir mão de sua crença na força da TV, a empresa trabalha para ser também um dos maiores players de produtos e serviços digitais (D2C) do Brasil", explica.

"A marca Globo como a conhecemos hoje, sinônimo de TV aberta, passa a dar nome a uma empresa nova, ampliada, integrada e orientada a novos desafios e oportunidades. Estamos transformando nossos negócios atuais e desenvolvendo novos. A experiência digital mudou muito a maneira como o público consome mídia, conteúdos e serviços, e nós mudamos junto", disse Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo.

Na nova estrutura, Paulo Marinho foi quem deu o maior salto. Ele irá de dois canais pagos, de acesso limitado, e da Viu Hub, unidade de negócios digitais da Globo, à frente de tudo o que envolve televisão.

Atual diretor-geral, Schroder cuidará do conteúdo de Entretenimento, Esporte e Jornalismo --no último, seguirá orientação do Conselho Editorial do Grupo Globo, com participação de Ali Kamel, diretor de Jornalismo da Globo.

Várias pessoas que anteriormente respondiam a Schroder ganharão mais poder de decisão na nova organização da empresa e passarão a se reportar diretamente ao presidente executivo, Jorge Nóbrega. Segundo organograma divulgado pela Globo, todos os executivos ocuparão posições similares na hierarquia. Confira:

Erick Brêtas, responsável pelo lançamento do Globoplay em 2015 e que voltou à direção do streaming em agosto deste ano, agora liderará o setor Produtor & Serviços Digitais. Vai gerir todas as iniciativas digitais --além da plataforma on demand, cuidará de G1, Globoesporte.com, Gshow, Globo.com, Cartola e novos produtos e serviços que continuarão a ser lançados.

Eduardo Schaeffer será diretor de Soluções Integradas de Publicidade, departamento responsável pela comercialização de anúncios, merchandisings e inserções publicitárias. Pedro Garcia estará à frente da área Aquisição de Direitos --vai negociar os direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em Esporte e Entretenimento.

Além disso, Rossana Fontenele cuidará de Estratégia & Tecnologia, Sergio Valente será o gestor de Marca & Comunicação, Manuel Belmar estará à frente de Finanças, Jurídico & Infraestrutura, Claudia Falcão vai liderar Recursos Humanos, Paulo Tonet comandará Relações Institucionais, e Marcelo Soares cuidará da Som Livre e da gestão do Sistema Globo de Rádio.

Já Roberto Marinho Neto deixará o comando do Esportes para assumir a Globo Ventures. De acordo com o comunicado, ele "será responsável pelos investimentos diretos dos acionistas em novos negócios, mantendo uma relação constante de proximidade e atuação articulada com a Globo".

Veja a nota distribuída pela Globo à imprensa:

"A partir de janeiro, TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com, Globoplay e DGCorp vão se juntar em uma nova empresa que receberá o nome Globo. Anunciada hoje pelo presidente executivo Jorge Nóbrega, a estrutura integrada é resultado da estratégia de transformação digital da Globo, iniciada em setembro de 2018, com o programa UmaSóGlobo.

É uma grande transformação. Centrado no relacionamento direto e no profundo conhecimento do consumidor, o programa UmaSóGlobo alia tecnologia e dados a conteúdos de altíssima qualidade, permitindo ampliar a oferta de experiências ao público. Sem abrir mão de sua crença na força da TV, a empresa trabalha para ser também um dos maiores players de produtos e serviços digitais (D2C) do Brasil.

Em sua nova estrutura, a Globo continuará a ter o conteúdo como grande diferencial competitivo, usando os melhores princípios e técnicas dos produtos digitais, lineares e publicitários. Mas vai além: centralizará a criação e produção de conteúdos de forma separada dos canais e serviços, agrupará os negócios digitais em uma única área, concentrará as expertises corporativas em núcleos de competência para apoio a toda a empresa e buscará parcerias para explorar novos segmentos de negócio, relacionados a seus ecossistemas.

'A marca Globo como a conhecemos hoje, sinônimo de TV aberta, passa a dar nome a uma empresa nova, ampliada, integrada e orientada a novos desafios e oportunidades. Estamos transformando nossos negócios atuais e desenvolvendo novos. A experiência digital mudou muito a maneira como o público consome mídia, conteúdos e serviços, e nós mudamos junto. O investimento que estamos fazendo em novas tecnologias e modelos de negócio não implica abandonar as nossas forças tradicionais. Nossa estratégia amplia a força da televisão, ao unir TV aberta e TV fechada às oportunidades digitais, com o consumidor no centro do negócio', explica Jorge Nóbrega.

Nessa nova estrutura, Paulo Marinho, à frente de 'Canais Globo', responderá pela TV Globo, pela gestão de sua rede de afiliadas e pelo portfólio dos canais de televisão por assinatura.

A 'Criação & Produção de Conteúdo' será liderada por Carlos Henrique Schroder, que vai comandar a criação e produção, para todas as plataformas, de conteúdos de Entretenimento, Esporte e Jornalismo. A orientação editorial do jornalismo da empresa continuará sendo exercida pelo Conselho Editorial do Grupo Globo, que conta com a participação de Ali Kamel, diretor de Jornalismo da Globo.

'Produtos & Serviços Digitais' estará a cargo de Erick Brêtas, gerindo o portfólio de iniciativas digitais, como Globoplay, G1, Globoesporte.com, Gshow, a home da Globo.com, o Cartola e novos produtos e serviços que continuarão a ser lançados.

Concentrando toda a venda de publicidade, a área de 'Soluções Integradas de Publicidade', sob a direção de Eduardo Schaeffer, monetizará os inventários lineares e digitais, com a missão de maximizar a receita publicitária, oferecendo oportunidades para marcas e anunciantes que serão substancialmente alavancadas por inteligência de dados, gerando ainda mais resultados mensuráveis para os clientes.

A aquisição de diversos tipos de direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em esporte e entretenimento, estará também reunida numa nova área, 'Aquisição de Direitos', sob a liderança de Pedro Garcia.

Comandada por Rossana Fontenele, a área de 'Estratégia & Tecnologia' será responsável pela proposição da visão de longo prazo do negócio, parcerias e alinhamento estratégico. 'Tecnologia', disciplina fundamental para a transformação da Globo em uma empresa mediatech, também se reportará a Rossana.

'Marca & Comunicação' terá Sergio Valente à frente. 'Finanças, Jurídico & Infraestrutura' responderá a Manuel Belmar. Claudia Falcão vai liderar 'Recursos Humanos'. Paulo Tonet comandará 'Relações Institucionais'. E Marcelo Soares estará à frente da 'Som Livre' – acumulando essa função com a gestão do 'Sistema Globo de Rádio'.

A 'Editora Globo', sob a direção geral de Frederic Kachar, permanecerá com gestão independente da nova estrutura Globo, se reportando a Jorge Nóbrega.

Roberto Marinho Neto assumirá a liderança da 'Globo Ventures', saindo do comando do Esporte. Na Globo Ventures, será responsável pelos investimentos diretos dos acionistas em novos negócios, mantendo uma relação constante de proximidade e atuação articulada com a Globo.

'O modelo que apresentamos é um passo muito importante em nossa jornada de transformação. Escolhemos nos organizar por produtos e serviços - lineares, digitais e publicitários – e não por gêneros de conteúdo, permitindo um olhar de portfólio multigênero e multiplataforma. Com isso, o Esporte deixa de se organizar como uma vertical de negócio. A criação e produção de conteúdo esportivo será parte da área integrada de Criação & Produção de Conteúdo e as demais funções estarão distribuídas nas outras áreas da empresa. Os ganhos alcançados com a integração do Esporte, em 2016, foram fundamentais para darmos esse passo hoje. Sob a liderança de Roberto Marinho Neto, fizemos história na cobertura das Olimpíadas e da Copa do Mundo, mas também na gestão integrada de direitos e no conhecimento do torcedor brasileiro, comprovando o potencial de atuarmos juntos', esclarece o presidente executivo da Globo.

As mudanças começam a ser implantadas em janeiro e a evolução desta primeira etapa da estrutura organizacional da Globo será detalhada nos próximos meses, como parte dos desdobramentos do programa UmaSóGlobo.

'Temos uma posição única no mundo. Temos na Globo os melhores talentos e agora, integrados, mais de 100 milhões de brasileiros passando por nossas telas todos os dias. Nos preparamos para nos relacionar diretamente com eles, através de inteligência e do conhecimento profundo que o enorme engajamento e a relevância dos nossos conteúdos nos proporciona. Para maximizar o valor dos nossos negócios como um todo, vamos ganhar mais eficiência com estruturas integradas, manter a qualidade dos nossos conteúdos, agregar tecnologia que nos permita experiências diversificadas de consumo e incorporar análises de dados do consumidor para alimentar a criação de conteúdos, a sua oferta direcionada, a melhoria dos serviços e a publicidade. Seremos em pouco tempo uma mediatech, com soluções mais flexíveis e ofertas muito variadas para as pessoas consumirem nosso conteúdo exclusivo por via digital ou da forma que elas quiserem. Essa Globo, que nasce em janeiro, é uma empresa única, com dois corações, um no conteúdo diferenciado e o outro na tecnologia e nas oportunidades que ela traz', conclui Jorge Nóbrega."

joão cotta/tv globo

O presidente executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega, na apresentação do UmaSóGlobo

Confira também o comunicado distribuído pelo Grupo Globo à equipe na íntegra:

"NOVA ESTRUTURA GLOBO"

"Em setembro de 2018, lançamos o Programa UMASÓGLOBO, com dois objetivos principais:

- Desenvolver uma estratégia para o Grupo Globo que combinasse a força dos seus negócios atuais com as oportunidades trazidas pelos novos negócios digitais;

- Construir uma empresa única, que tornasse realidade essa estratégia, aproveitando as diferentes competências da TV Globo, da Globosat, da Som Livre, da Globo.com e da DGCORP.

A estratégia de negócios foi em seguida detalhada e aprovada pelo Conselho de Administração do Grupo Globo. Ela estabelece que seremos uma empresa voltada para o relacionamento direto com o consumidor, centrada no mercado brasileiro, baseada em produtos e serviços de mídia que criem experiências emocionantes para as pessoas.

Atuaremos com diferentes modelos de negócios, sustentados por soluções integradas de publicidade, por receitas de assinaturas e por parcerias com empresas que compartilhem de nossos ecossistemas. A capacidade de produzir conteúdos de qualidade exclusivos para nossas plataformas, o profundo conhecimento da jornada dos nossos consumidores por meio de dados, a criação de soluções publicitárias multiplataforma e o desenvolvimento de plataformas de distribuição serão os viabilizadores dessa estratégia.

Foi definido, também, que a nova empresa decorrente da integração dos negócios e empresas existentes deveria passar a se chamar “Globo”.

Hoje, apresentamos o primeiro nível da nova estrutura da Globo, desenhada com base em algumas premissas:

Conteúdo é nossa grande vantagem competitiva;

A organização deve ser orientada por produtos digitais, lineares e publicitários;

A gestão de canais e serviços deve ser separada da gestão de produção de conteúdo;

Os negócios digitais devem ser centralizados em uma única área;

As expertises corporativas devem ser consolidadas em centros de competências que possam influenciar e apoiar toda a empresa.

Para efeito de compreensão, as áreas da nova Globo podem ser agrupadas em três blocos de natureza distinta: Centros de Resultado, Operações Core e Gestão Corporativa. O sucesso dessa organização dependerá da interação e colaboração constante entre todas as áreas, sempre norteadas por um objetivo comum: maximizar o valor dos nossos negócios como um todo.

Os CENTROS DE RESULTADO representam a camada de interação com consumidores e anunciantes. São os Canais Globo (lineares), Produtos & Serviços Digitais e Soluções Integradas de Publicidade.

As OPERAÇÕES CORE englobam os centros de excelência que viabilizam nossos produtos e serviços e que garantem nossa vantagem competitiva. São as áreas de Criação & Produção de Conteúdo (Entretenimento, Jornalismo e Esporte), de Aquisição de Direitos e de Tecnologia.

A GESTÃO CORPORATIVA envolve as atividades de proposição e alinhamento da estratégia de negócios, a gestão de recursos e ativos da empresa, o relacionamento estratégico com parceiros e a comunicação com diferentes públicos. São as áreas de Estratégia, Finanças, Jurídico & Infraestrutura, Recursos Humanos, Marca & Comunicação e Relações Institucionais.

CENTROS DE RESULTADO

CANAIS GLOBO | Liderança: Paulo Marinho
Esta área fará a gestão do portfólio de canais lineares de televisão: TV Globo e canais de TV por assinatura. A gestão da TV Globo tem como missão alavancar a audiência para maximizar a receita publicitária, enquanto os canais de TV por assinatura buscam sua rentabilidade maximizando a equação de audiência, relevância de marca e receita de assinaturas. Esta estrutura contemplará as funções de gestão de programação da TV Globo, gestão dos canais por assinatura, da relação com as afiliadas e dos negócios internacionais.

PRODUTOS & SERVIÇOS DIGITAIS | Liderança: Erick Brêtas
Terá como missão aumentar o número de usuários e assinantes que consomem produtos e serviços digitais da Globo e construir modelos de negócios capazes de remunerar o investimento digital da empresa por meio da maximização da equação de receitas de assinatura e de publicidade. Tudo isso alimentado por uma conexão constante, baseada em dados, com todos os usuários e assinantes dos produtos digitais. Esta estrutura contemplará, entre outras funções, a gestão de produtos digitais, o desenvolvimento de produtos, a gestão da jornada dos consumidores e a gestão de portfólio digital, incluindo produtos como Globoplay, Cartola, G1, globoesporte.com, Gshow e home Globo.com, assim como novos produtos e serviços que venham a ser lançados.

SOLUÇÕES INTEGRADAS DE PUBLICIDADE | Liderança: Eduardo Schaeffer
Esta área vai concentrar toda a venda de publicidade com a missão de maximizar nossa receita publicitária, por meio da monetização dos inventários lineares e digitais. A integração das vendas em uma única estrutura facilitará a entrega de soluções multiplataforma que alavanquem nosso potencial. A área será responsável pela venda efetiva de publicidade por meio das melhores soluções para as marcas anunciantes, pelo trade marketing, relacionamento com clientes e relacionamento com agências de publicidade.

SOM LIVRE:
A Som Livre se mantém como unidade de negócio, beneficiando-se da tecnologia e dos diversos serviços corporativos da empresa.

OPERAÇÕES CORE

CRIAÇÃO & PRODUÇÃO DE CONTEÚDO – Entretenimento, Jornalismo e Esporte | Liderança: Carlos H. Schroder
A missão da área será prover diferentes serviços e produtos de conteúdo exclusivo de alta qualidade, pilar fundamental dos nossos negócios. Deverá estabelecer uma relação de mão dupla com as áreas de canais lineares e de produtos e serviços digitais, propondo conteúdos inovadores e atendendo às demandas requeridas pelos diferentes segmentos de público e formas de consumo. Deverá atrair, desenvolver e gerir os talentos artísticos e jornalísticos da empresa para obter os melhores resultados na criação e produção de conteúdo. Também terá a missão de garantir eficiência dos seus processos, operando com custos adequados.

AQUISIÇÃO DE DIREITOS | Liderança: Pedro Garcia
Esta área se dedicará à negociação, aquisição e gestão de diversos tipos de direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em esporte e entretenimento, sob demanda das áreas de produtos, serviços e de produção de conteúdo.

TECNOLOGIA | Liderança: Raymundo Barros
A área de tecnologia tem como missão viabilizar nossa transformação em uma empresa mediatech. O modelo de operação da tecnologia se baseia no desenvolvimento de soluções para o negócio, contemplando os serviços de produção e distribuição de conteúdo, de desenvolvimento de produtos digitais, de gestão de dados e de infraestrutura.
Por sua importância estratégica no processo de transformação, a tecnologia se reportará a área de Estratégia & Tecnologia.

GESTÃO CORPORATIVA

ESTRATÉGIA & TECNOLOGIA | Liderança: Rossana Fontenele
A área tem a missão de construir a visão de longo prazo da empresa e garantir o alinhamento estratégico das diversas áreas a partir dessa visão. Sua atuação envolve também a estratégia de parcerias de longo prazo, gestão de investimentos, negociação de contratos de distribuição (G2C), a Tecnologia e a coordenação do Programa UMASÓGLOBO.

MARCA & COMUNICAÇÃO | Liderança: Sergio Valente
Sua missão será a de garantir o melhor posicionamento para nossa marca mãe, construir uma arquitetura que ajude a maximizar o valor das marcas e da empresa e oferecer os melhores serviços criativos de comunicação e assessoria de imprensa. A área consolidará também as atividades relacionadas à pesquisa.

FINANÇAS, JURÍDICO & INFRAESTRUTURA | Liderança: Manuel Belmar
A área será responsável pela gestão integrada das áreas de Finanças & Infraestrutura, incluindo o Centro de Serviços Compartilhados. Concentrará também os serviços jurídicos em apoio aos negócios da empresa.

RECURSOS HUMANOS | Liderança: Claudia Falcão
A chave do nosso sucesso sempre esteve nas pessoas. A consolidação da estrutura de Recursos Humanos será fundamental e tem a missão de apoiar o processo da mudança e promover o engajamento e a cultura desejada para a empresa, além de prestar os serviços de gestão de pessoas para todas as áreas.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS | Liderança: Paulo Tonet Camargo
A área de Relações Institucionais continuará o trabalho de representar nossos interesses junto a entes governamentais e regulatórios, assim como comunicar e traduzir mudanças e diretrizes advindas desses órgãos para a empresa.

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EDITORA GLOBO | Liderança: Frederic Kachar
A Editora Globo (jornais e revistas) mantém sua estrutura e desenho atuais, com reporte direto a mim, sem ser incorporada à Globo, mantendo, porém, esferas de cooperação, como troca de experiências e promoções conjuntas.

SISTEMA GLOBO DE RÁDIO | Liderança: Marcelo Soares
O Sistema Globo de Rádio mantém sua estrutura e desenho atuais, com reporte direto a mim, sem ser incorporada à Globo
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O modelo que apresentamos é um passo muito importante em nossa jornada de transformação. Decidimos não organizar nossos negócios verticalmente por gêneros de conteúdo, mas por produtos e serviços lineares e digitais, de forma a nos permitir uma gestão de portfólio multigênero e multiplataforma.

Com isso, Esporte deixa de atuar como uma vertical de negócio. A criação e produção de conteúdo esportivo será parte da área integrada de Criação & Produção de Conteúdo. As demais funções do Esporte estarão distribuídas em outras áreas da empresa (canais lineares e digitais e gestão de direitos esportivos) com uma articulação horizontal e facilitada pelo Comitê de Esportes.

A integração do Esporte, iniciada em 2016, foi uma etapa fundamental para chegarmos aonde estamos. Sob a liderança de Roberto Marinho Neto, fizemos história na cobertura das Olimpíadas e da Copa do Mundo, comprovando o potencial de atuarmos juntos. Com o novo modelo, Roberto deixa a gestão do Esporte para assumir a liderança da GLOBO VENTURES, com a responsabilidade sobre os investimentos diretos dos acionistas em novos negócios e em ventures, sempre mantendo uma relação constante de proximidade e troca com a Globo. A Globo Ventures estará ligada ao Conselho de Administração e a mim, de forma a facilitar essa integração.

A Globo permanece subordinada ao Conselho de Administração, que mantém a estrutura de governança existente, da qual destaco dois órgãos essenciais para orientação da empresa:

- O Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, coordenado pelo vice-presidente Editorial, João Roberto Marinho, tendo Ali Kamel como representante da Globo.

- O Comitê Institucional, com o papel de analisar o ambiente e propor linhas de atuação para nossas relações institucionais. Também coordenado pelo vice-presidente Editorial, João Roberto Marinho, tem a participação do vice-presidente de Relações Institucionais, Paulo Tonet Camargo, e do Diretor Jurídico, Antonio Cláudio Netto.

PRÓXIMOS PASSOS

Com a divulgação de hoje, começamos uma etapa de detalhamento da estrutura das áreas, com a participação das lideranças envolvidas, que assumem suas novas posições a partir de janeiro de 2020. Para as áreas Canais Globo, Produtos & Serviços Digitais, Soluções Integradas de Publicidade e Marca & Comunicação, este detalhamento ocorrerá no âmbito do Programa UMASÓGLOBO, que passará a contar com Vanessa Pina como parte de sua equipe.

Além disso, em breve, teremos o início de três novos PODs:

• POD Recursos Humanos Integrados, para definir o modelo de operação integrado do RH.

• POD Relação Conteúdo & Canais/Digital, para definir o modelo de relacionamento entre Criação &Produção de Conteúdo com os Canais Globo e com os Produtos & Serviços Digitais.

• POD Relação entre Comercial & Conteúdo/Canais/Digital para definir o modelo de relacionamento entre Soluções Integradas de Publicidade com Criação & Produção de Conteúdo, Canais Globo e Produtos & Serviços Digitais.

Essa nova organização é um enorme avanço para viabilizar a estratégia que escolhemos. Seremos uma empresa mais ágil, mais eficiente e atuando de forma mais cooperativa na busca de resultados. Faremos isso juntos, com a participação de todos vocês.

E continuaremos a ser, cada vez mais, o ambiente onde os brasileiros se encontram e onde vivem experiências emocionantes que enriquecem suas vidas.

Jorge Nóbrega
Presidente executivo"

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