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RECLAMES SEM PLIM PLIM

Como o bilionário Faustão pode fazer da Band uma máquina de ganhar dinheiro

DIVULGAÇÃO/SANTANDER

Fausto Silva usa camisa polo vermelha e sorri para a câmera em ação comercial para um banco

Fausto Silva em ação publicitária para um banco em 2018: o apresentador é um sucesso comercial

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 26/12/2021 - 7h00

Dono do bordão "reclames do plim plim", Fausto Silva terá que adotar uma outra forma de anunciar os intervalos comerciais de seu programa na Band a partir de janeiro. Sucesso publicitário na emissora para a qual trabalhou nos últimos 32 anos, o apresentador que construiu uma fortuna bilionária ao longo desse período tem potencial para aumentar o faturamento da nova casa.

Não custa pouco montar uma estrutura para ter um programa do Faustão: estúdio grandioso, com espaço generoso para plateia, estrutura de funcionários com bailarinas e repórteres, e equipe de produtores, editores, roteiristas e diretores experientes --e, consequentemente, mais caros do que a média do mercado.

Esse aparato todo sempre se pagou na Globo, pois o antigo comandante do Domingão "vende bem". Estima-se que Fausto Silva recebesse R$ 5 milhões por mês, com salário e porcentagens de merchandisings.

A cifra representa uma era em que as TVs faziam altos investimentos para manter seus talentos ou tirar artistas de outras emissoras. Mas a realidade da televisão não é mais essa.

Ao Notícias da TV, o diretor-geral de Comercialização do Grupo Bandeirantes, Cris Moreira, afirma que o acordo da Band com Faustão "segue a mesma política de contratação dos outros apresentadores da casa". O executivo ainda projeta:

A chegada de Fausto Silva coloca o horário nobre da Band em outro patamar. Somado ao fato de estarmos falando de um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, o Faustão na Band vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 22h30, espaço ocupado anteriormente pela programação religiosa. O programa certamente vai alavancar a audiência da faixa horária, atraindo cada vez mais os anunciantes para a nossa grade.

Faustão receberá um salário fixo e terá participações nas ações de merchandising que fizer. Os valores são mantidos em sigilo. Mesmo antes da estreia, já existe uma fila de anunciantes interessados em ligar o nome de suas marcas ao novo programa, e a meta comercial inicial já foi batida. A atração é considerada um sucesso publicitário mesmo sem estar no ar.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Faustão em ação de merchandising na Globo

Faustão em merchan no Domingão, em 2018

Faustão sabe vender

No mercado publicitário, existe o consenso de que anunciar com Fausto Silva dá resultado. Além disso, o comunicador se compromete com a propaganda que faz para passar a mensagem promocional de forma clara ao público.

Em 2018, ainda no Domingão, ele surpreendeu a audiência e até os anunciantes quando deixou de falar sobre as qualidades de um iogurte e o comeu, ao vivo, dando ainda maior credibilidade ao anúncio. Imediatamente, a ação viralizou e virou case no meio publicitário. Na ocasião, o mercado estimava que inserções desse estilo custavam em torno de R$ 1,2 milhão.

A empresa que contratou o merchan no Domingão comentou que a propaganda foi realizada pela identificação do apresentador com o público, pela renomada habilidade de Silva como embaixador de produtos e pelo seu histórico na construção de marcas.

"Muita gente não vê e não sabe, mas o efeito disso na equipe de vendas da companhia é tão ou mais forte do que o efeito em todo o público que irá comprar um produto nos supermercados, padarias. Se o Faustão aprovou, então é para comprar!", comentou Marcio Oliveira, então CEO da agência DM9.

Os valores e o alcance das ações publicitárias que eram feitas na Globo serão outros na Band, pois o novo programa de Faustão não vai disputar a liderança de audiência. A missão da atração será levantar o ibope de um horário atualmente ocupado por grade religiosa, além de fazer com que a emissora entre na disputa ao menos pelo terceiro lugar.


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