Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Macacão, acrílico e beijo na boca: Fantástico mostra retomada de gravações na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com o set de gravação dos Estúdios Globo, e Regina Casé de macacão e máscara

Set de gravação dos Estúdios Globo tem acesso restrito; Regina Casé de macacão e máscara ao chegar

REDAÇÃO

Publicado em 16/8/2020 - 21h08
Atualizado em 16/8/2020 - 21h52

A edição deste domingo (16) do Fantástico mostrou como foi a retomada das gravações de Amor de Mãe, Salve-se Quem Puder e da série Sob Pressão, com os respectivos elencos retornando aos Estúdios Globo na última segunda-feira (10). O protocolo de segurança inclui uso de macacão na entrada, acesso limitado ao set, acrílico e, conforme o Notícias da TV antecipou, o uso de efeitos especiais para ter beijos e abraços.

A repórter Renata Ceribelli foi aos Estúdios Globo para acompanhar as gravações das primeiras cenas. As recomendações começam logo na entrada, onde a temperatura de todos é aferida. 

O acesso ao set é restrito apenas àqueles que fazem parte diretamente do processo de realização da cena, com o mínimo de pessoas envolvidas, e devidamente protegidas.

Os caminhos são sinalizados de acordo com o territórios de atuação de cada profissional --na área vermelha, por exemplo, apenas as pessoas necessárias para a gravação podem entrar. Os objetos e os cenários são higienizados com desinfetante após cada cena. Em alguns locais, também é preciso colocar um macacão descartável por cima da roupa.

Até os famosos carrinhos que circulam pelo antigo Projac estão com proteções de plástico para separar as pessoas que andam neles. Os objetos, como bolsas e mochilas, são deixados em um armário na entrada. Só é permitida a entrada de itens como celular e óculos.

"A gente está levando tudo com muito cuidado. É claro que é esquisito, é muito louco. Aqui eu vou gravar as cenas com muita distância, mas se eu tiver que bater, abraçar e beijar, a gente vai ficar uma semana no hotel com todo mundo confinado. Testa e só depois que a gente grava as cenas com contato", explicou Regina Casé.

Flávia Alessandra, de Salve-Se Quem Puder, falou que "mudou tudo". Ela tem que fazer a própria maquiagem, cabelo e tem um espaço em que as roupas da personagem ficam separadas e higienizadas. Além disso, cada ator tem o seu próprio camarim.

Diretor de Produção dos Estúdios Globo, Ricardo Waddington disse que a retomada só foi possível em agosto porque o protocolo começou a ser criado há quatro meses. O manual foi desenvolvido pelo infectologista Alberto Chebabo. Os testes para a Covid-19 serão semanais.

Contato físico e beijo na boca

Como o trabalho ainda tem apenas uma semana, o beijo na boca e os contatos físicos mais intensos ainda não foram testados. A ideia da Globo é que isso seja feito com efeitos especiais ou então colocando a equipe envolvida na cena em um isolamento antes de fazer a gravação.

Separados por um acrílico, Juliano Cazarré e Regina Casé gravam Amor de Mãe (Reprodução/TV Globo)

"Nós estamos trabalhando pra que a gente consiga fazer um beijo na boca. O beijo será realista de verdade quando a gente puder fazer uma quarentena de alguns dias desses atores. Uma outra maneira são os efeitos especiais, que a gente ainda está testando, e vão desde o acrílico, o chroma-key ou a substituição da face. São vários processos que a gente está testando, mas é uma aventura", confessou Waddington.

Nos momentos em que os personagens precisarem falar de forma mais aproximada, mas sem contato físico, um acrílico vai separar os dois e a edição será responsável por "apagar" o objeto quando a imagem for ao ar.

Amor de Mãe, trama de Manuela Dias, terá somente 23 capítulos para mostrar o encontro de Lurdes (Regina Casé) e Domênico (Chay Suede) --o folhetim vai incorporar a Covid-19 na reta final. Salve-se Quem Puder foi encurtada. Serão mais 53 capítulos, somando um total de 107 episódios entre o que já foi ao ar e o que está por vir.

As novelas irão ao ar após terminarem integralmente suas gravações, em 2021, para que não haja risco de uma nova interrupção por causa da pandemia. Aos poucos, as atividades nos Estúdios Globo estão sendo retomadas, porém ainda sem a sua capacidade total de produção, que era de oito mil pessoas quando tudo foi paralisado, em março.

"A gente gravava seis capítulos por semana. Com as novas normas, nós vamos gravar no máximo dois. A gente resolveu voltar com as novelas só em janeiro porque a gente vai ter tempo até de gravar tudo", ressaltou Silvio de Abreu, diretor de Dramaturgia da Globo.

Últimas de Amor de Mãe


Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 21 de março

Sábado, 21/3 (Capítulo 102)
Verena se recusa a voltar para casa com Álvaro. Álvaro conversa com Lucas sobre Verena e Estela. Davi recusa a proposta de Álvaro para fazer as pazes com Benjamim. Raul aconselha Davi a contar para Benjamim ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você achou do Disney+?