Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTRE INDICADOS

De Pose a Lovecraft Country: Emmy 2021 faz importante aceno à diversidade

Divulgação/FX

MJ Rodriguez em cena de Pose

Estrela de Pose, MJ Rodriguez é a primeira atriz trans indicada a uma das principais categorias do Emmy

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 14/7/2021 - 6h25

A lista de indicados ao Emmy 2021 mostrou um aceno à diversidade por parte da Academia de Televisão, organizadora do evento. Com destaque para as indicações de Pose (2019-2021) e Lovecraft Country (2020), a 73ª edição da premiação tem em MJ Rodriguez a primeira artista trans da história indicada na categoria de melhor atriz em série da drama, e a maioria de atores não-brancos em outras importantes relações.

No caso de Lovecraft Country, cancelada pela HBO apesar do sucesso de crítica e público da primeira temporada, o elenco principal é encabeçado por artistas negros. A trama da atração, inspirada nos livros de H.P. Lovecraft (1890-1937), abordou o racismo enfrentado nos Estados Unidos durante os anos 1950.

Já a indicação de MJ é histórica por si só. Nunca um/uma artista transgênero havia sido indicado nas principais categorias do Emmy --Laverne Cox (Orange Is the New Black) coleciona quatro lembranças na premiação, todas por melhor atriz convidada.

Como a artista não era a única trans na corrida por uma indicação ao Emmy deste ano, a marca da premiação poderia ter sido ainda maior. Além de MJ, Eliott Page (The Umbrella Academy), Josie Totah (Galera do Barulho), Lachlan Watson (Social Distance/O Mundo Sombrio de Sabrina) e a própria Laverne Cox, desta vez por The Blacklist, também se inscreveram em busca de um lugar na lista final.

Intérprete da enfermeira Blanca Rodriguez-Evangelista nas três temporadas de Pose, que também recebeu uma indicação a melhor série drama por seu último ano, MJ comemorou a indicação histórica em bate-papo com o site Deadline.

Estou sentindo tantas emoções. Finalmente me sinto vista. Sou uma garota vinda do norte de Nova Jersey que tinha sonhos e aspirações como Whitney Houston. Nunca pensei que isso pudesse acontecer comigo. Eu disse a mim mesma que, não importa o que aconteça, eu vou continuar e nunca parar.

MJ acrescentou que é grata a todos da produção de Pose, principalmente Billy Porter, um dos astros da série e que também foi indicado ao Emmy 2021 --ele venceu como melhor ator em série drama em 2019 por seu trabalho na primeira temporada.

"Sou grata que as pessoas podem realmente ver minha existência humana e podem ver o que tenho a oferecer ao mundo por meio da arte. Amo o que faço e represento cada detalhe de ser uma artista trans que se identifica como mulher, negra e latina", disse a atriz.

A busca por mais diversidade chega em momento oportuno na indústria do entretenimento. O Globo de Ouro caiu em desgraça neste ano após uma investigação mostrar que a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pelo prêmio, não conta com membros negros. Já o Oscar enfrentou uma série de manifestações após a edição de 2016 não ter artistas não-brancos entre os indicados.

DIVULGAÇÃO/hbo

O elenco principal de Lovecraft Country

Equilíbrio nas categorias

Ter uma artista trans indicada nas principais categorias não foi o único avanço ligado à diversidade mostrada na relação do Emmy 2021. Neste ano, há um equilíbrio entre atores brancos e não-brancos que concorrem aos prêmios mais importantes da noite.

Na relação de melhor atriz em série drama, Uzo Aduba (In Treatment) e Jurnee Smollett (Lovecraft Country) se juntam a MJ Rodriguez como as artistas não-brancas que estão na disputa da estatueta com a dupla Olivia Colman e Emma Corrin, ambas por The Crown, e Elisabeth Moss (The Handmaid's Tale).

Na categoria de melhor ator em série drama, os atores não brancos formam a maioria. Sterling K. Brown (This Is Us), Billy Porter (Pose), Jonathan Majors (Lovecraft Country) e Regé-Jean Page (Bridgerton) vão competir com Josh O'Connor (The Crown) e Matthew Rhys (Perry Mason) por um dos prêmios mais importantes do Emmy.

Em comparação com a edição do ano passado, o Emmy 2021 também supera no total de atores não-brancos indicados nas principais categorias: 28 contra 23. Caso essa guinada à diversidade continue em 2022, a Academia de Televisão indicará que o futuro da indústria poder ter o equilíbrio há muito aguardado por fãs e artistas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.