Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HISTÓRIAS ESQUECIDAS

De vingança a casais, 5 enredos que a pandemia 'matou' em Salve-se Quem Puder

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com as personagens Verônica (Mariana Armellini) e Micaela (Sabrina Petraglia) em cena da novela Salve-se Quem Puder, da Globo

Verônica (Marianna Armellini) resolveu bem rápido sua vingança contra Micaela (Sabrina Petraglia)

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 15/7/2021 - 6h30

Única novela inédita no ar na Globo, Salve-se Quem Puder chega ao fim nesta sexta-feira (16) após enfrentar a pandemia da Covid-19 mantendo a leveza de sua história. Apesar disso, devido à crise sanitária, o autor Daniel Ortiz foi obrigado a "matar" cinco tramas ao longo do caminho, como a vingança de Verônica (Marianna Armellini) contra Micaela (Sabrina Petraglia) com um desfecho relâmpago, e até casais que não foram formados.

Ao Notícias da TV, Ortiz conta que precisou rasgar vários roteiros e encurtar a história para conseguir amarrar tudo e terminar a novela das sete da Globo. "Tiveram tramas que eu não pude desenvolver. Como, por exemplo, não deu tempo de desenvolver Zezinho [João Baldasserini] e Bel [Dandara Mariana], tinha até uma trama já escrita", lamenta o escritor. 

"Tudo isso não deu pra desenvolver porque tinha muito menos capítulos. Eu tinha só 50 capítulos pra terminar uma novela. Também tinha toda a trama da Bia [Valentina Bulc] e do Tarantino [Daniel Rangel] que não deu tempo,  infelizmente. Enfim, ficará para uma próxima novela", constata dramaturgo. 

Além destes dois casais, a pandemia também impediu o desenvolvimento do romance entre Bruno (Marcos Pitombo) e Micaela, cujos atores interpretaram o casal queridinho do público, Shirlipe (Shirlei e Felipe), em Haja Coração (2016). A atriz Sabrina Petraglia ficou grávida durante a paralisação das gravações em 2020, e sua personagem foi cortada de cena.

O autor encontrou uma solução: encerrar o enredo traçado para a mocinha o mais rápido possível e despachá-la para um intercâmbio no exterior --cenas que foram gravadas por Sabrina com muito jogo de câmera para esconder sua barriga de grávida à época.

Confira as cinco histórias que tiveram seus rumos mudados:

Verônica acelerou sua vingança contra Micaela

Vingança relâmpago

No começo de Salve-se Quem Puder, Verônica se fingia de amiga da filha de Hugo (Leopoldo Pacheco) para se aproximar e se vingar dela. Havia todo um mistério sobre qual dos primos da morena a ajudava nas tramoias: Bruno ou Gael (Cirillo Luna). Estes dois, inclusive, deveriam lutar pelo amor da enteada de Helena (Flávia Alessandra), mas a "química Shirlipe" foi arrebatadora.

Assim que a novela voltou ao ar, a personagem ganhou uma bolsa de estudos em Harvard, nos Estados Unidos. Restou a Verônica entrar do nada no escritório dela, ameaçá-la com uma arma e revelar todo seu plano de vingança: seu pai morreu atropelado para salvar Micaela, algo que ela nunca superou. Resultado, a prima de Gael acabou presa. Tudo aconteceu tão rápido que nem o público deve lembrar.

O ator José Condessa abandonou a novela

Sem volta

Antes de estar dividida entre Téo (Felipe Simas) e Alejandro (Rodrigo Simas), Luna/Fiona (Juliana Paiva) era apaixonada por Juan (José Condessa), que seria a ponta original do triângulo amoroso da mocinha. Entretanto, quando a pandemia paralisou os trabalhos no Brasil, o ator português quebrou o contrato com a Globo porque tinha uma novela para gravar em Portugal em seguida.

Para resolver a questão, o novelista deu uma justificativa pífia para o "sumiço" do galã. Ele teve que voltar às pressas para o México porque seu pai estava à beira da morte e, depois, ainda comentaram na trama que ele arranjou uma namorada médica. Ortiz escalou Rodrigo Simas, irmão de Felipe Simas, para entrar na história como um novo personagem que foi o primeiro amor de Luna.

Tarantino e Bia tiveram pouca história

Casais que não aconteceram

Bel deveria viver um romance de verdade com Zezinho para o desespero de Alexia (Deborah Secco), mas acabou só na zona do flerte mesmo. Em vez de se resolver com Helena, Mário (Murilo Rosa) namoraria Agnes (Carolina Kasting).

Ermelinda (Grace Gianoukas) seria disputada por Edgar (Cosme dos Santos) e Nanico (Babu Santana), mas tudo não passou de uma brincadeirinha sensual. O policial federal acabaria namorando Marlene, a irmã gêmea de Verônica e também interpretada por Marianna Armellini. Mas Babu Santana pegou Covid-19 e não gravou esse desfecho. A atriz acabou fazendo a sequência com um figurante.

Apesar de terem tido seus romances pouco explorados, os casais Bia e Tarantino e Bruno e Micaela terminarão juntos e felizes.

Ignácio foi parar em um sítio isolado

Idosos afastados

A doença causada pelo vírus Sars-Cov-2 era mais letal em idosos acima dos 60 anos, que foram considerados grupo de risco no início da pandemia. Para evitar que os atores veteranos corressem o risco de se contaminar no trabalho, os profissionais dessa faixa etária foram afastados. 

Com isso, os personagens de Otávio Augusto, 76 anos, Marilu Bueno, 81, Cristina Pereira, 70, e outros tiveram seus roteiros adaptados. O avô de Alexia foi passar um tempo isolado no sítio com a irmã, já a madrinha de Marlene e a babá de Renzo (Rafael Cardoso) tiveram que viajar repentinamente.

Lúcia teve que encurtar as brigas com a filha

Cortes na maldade

Com o afastamento dos atores idosos, o público não pôde ver mais embates entre Lúcia e Dominique (Guilhermina Guinle), sua filha. A chegada de Aurora (Gabriela Moreyra), sobrinha de Lúcia, à novela serviu para tapar o buraco, mas sem qualquer história.

A ida de Ignácio para um sítio, onde foi viver com sua irmã, também cortou a possibilidade de mais cenas emocionantes do avô de Alan (Thiago Fragoso), que tem Alzheimer e se metia em encrencas devido à falta de memória, além de dar muito trabalho à família.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#65 - Tudo sobre o final de Salve-se Quem Puder!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas da Globo.


Resumos Semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 14 a 17 de julho

Quarta, 14/7 (Capítulo 99)
Kyra fica dividida entre o amor que sente por Rafael e Alan. Luna explica a Mário que Helena foi vítima de Hugo e que ela ama o pai. Ermelinda pede desculpas a Alexia. Helena apoia a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.