GIRL POWER
REPRODUÇÃO TV GLOBO/ABC/HULU
Marjorie Estiano, Viola Davis e Elisabeth Moss interpretam mulheres poderosas em séries
Comemorado nesta terça-feira (8), o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 como marco da luta feminina pela igualdade de direitos ao longo dos anos. A data também serve como protesto contra o machismo e a violência que ainda assolam a vida das mulheres ao redor do mundo.
Com a ascensão dos movimentos feministas nas últimas décadas, as produções audiovisuais passaram a representar a mulher de forma mais independente, deixando de viver à sombra dos homens. Hoje, pode-se ver na TV e no Cinema mulheres batalhadoras e que superam os preconceitos na sociedade nas mais diversas ocupações.
Confira sete personagens femininas que representam a força da mulher:
REPRODUÇÃO/ABC
Viola Davis interpreta a advogada na série
Ao longo das seis temporadas de How To Get Away With Murder (2014-2020), Annalise (Viola Davis) enfrenta assassinatos, crimes, crises nos relacionamentos amorosos, dramas familiares e muitas enrascadas com seus alunos. Ambiciosa e determinada, a professora de Direito usa diversos recursos para vencer casos complicados na Justiça, provando todo seu poder de persuasão e talento como advogada.
PAULO BELOTE/TV GLOBO
Marjorie Estiano protagoniza série da Globo
Uma das principais médicas de Sob Pressão, Carolina (Marjorie Estiano) surpreende e emociona o público a cada temporada. A profissional da saúde demonstra humanidade no trato com os pacientes e sempre faz de tudo para atendê-los da melhor forma possível mesmo com poucos recursos nos hospitais públicos. Além das dificuldades no trabalho, ela vive um relacionamento de idas e vindas com Evandro (Julio Andrade). Carolina ainda encara vários traumas, mas se levanta a cada golpe da vida.
REPRODUÇÃO/MARVEL
Brie Larson vive heroína da Marvel
Ex-agente da Força Aérea norte-americana, Carol Danvers (Brie Larson) é recrutada pelos alienígenas Kree para fazer parte de seu exército de elite. Ao voltar para Terra, a heroína descobre a verdade sobre sua vida com a ajuda do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) e acaba assumindo a identidade de Capitã Marvel. Poderosa, ela tem papel importante em Vingadores Ultimato (2019) ao quase derrotar Thanos (Josh Brolin).
REPRODUÇÃO/STARZ
Caitriona Balfe interpreta viajante no tempo
Claire (Caitriona Balfe) deixa claro desde o início de Outlander que é uma mulher empoderada independentemente da época. Seja em 1945 ou 1743, ano para o qual é transportada quando viaja no tempo, a enfermeira não abaixa a cabeça para homem nenhum e sempre segue suas vontades e princípios. A "sassenach" de Jamie (Sam Heughan) encara preconceitos e chega até a ser tachada como bruxa, mas não abre mão de ajudar as pessoas como curandeira no passado e médica no presente.
REPRODUÇÃO/HULU
Elisabeth Moss vive a protagonista da série
Mesmo usada como escrava sexual e passando por diversas humilhações e agressões, June (Elisabeth Moss) não desiste de fugir para o Canadá, expor os crimes cometidos em Gilead e derrubar o regime totalitário de The Handmaid's Tale. Determinada, a protagonista vira inimiga número um dos Comandantes e tira o sossego dos ditadores ao ajudar outras Aias e até mesmo retirar crianças do país em um plano ousado.
REPRODUÇÃO/DISNEY+
Elizabeth Olsen na série WandaVision
A heroína interpretada por Elizabeth Olsen mostrou toda sua força e poder em WandaVision (2021). Depois de aparecer em filmes dos Vingadores e sofrer com as mortes de Pietro (Aaron Taylor-Johnson) e Visão (Paul Bettany), a Feiticeira Escarlate cria a própria realidade e altera o multiverso na série do Disney+. Wanda triunfa na batalha final contra Agatha Harkness (Kathryn Hahn) e passa a explorar ainda mais suas habilidades.
REPRODUÇÃO/NETFLIX
Quarteto da série vive a frente de seu tempo
A série da Netflix se passa em 1959, mas traz problemas que ainda são vividos pelas mulheres nos dias de hoje. Malu (Maria Casadevall), Adélia (Pathy Dejesus), Thereza (Mel Lisboa) e Lígia (Fernanda Vasconcellos) enfrentam o machismo para conseguir seguir seus objetivos e se libertarem das amarras de uma sociedade patriarcal. Na segunda temporada, Ivone (Larissa Nunes) se junta às protagonistas e também precisa superar obstáculos para realizar o sonho de ser cantora.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Capitã Marvel
Coisa Mais Linda
Feminismo
How to Get Away with Murder
Outlander
Sob Pressão
The Handmaid's Tale
WandaVision
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.