Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

GIRL POWER

Força e superação: 7 personagens para se inspirar no Dia Internacional da Mulher

REPRODUÇÃO TV GLOBO/ABC/HULU

Montagem com Marjorie Estiano em Sob Pressão, Viola Davis em How To Get Away With Murder e Elisabeth Moss em The Handmaid's Tale

Marjorie Estiano, Viola Davis e Elisabeth Moss interpretam mulheres poderosas em séries

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 8/3/2022 - 7h00

Comemorado nesta terça-feira (8), o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 como marco da luta feminina pela igualdade de direitos ao longo dos anos. A data também serve como protesto contra o machismo e a violência que ainda assolam a vida das mulheres ao redor do mundo.

Com a ascensão dos movimentos feministas nas últimas décadas, as produções audiovisuais passaram a representar a mulher de forma mais independente, deixando de viver à sombra dos homens. Hoje, pode-se ver na TV e no Cinema mulheres batalhadoras e que superam os preconceitos na sociedade nas mais diversas ocupações.

Confira sete personagens femininas que representam a força da mulher:

REPRODUÇÃO/ABC

Viola Davis como Annalise Keating

Viola Davis interpreta a advogada na série

Annalise Keating

Ao longo das seis temporadas de How To Get Away With Murder (2014-2020), Annalise (Viola Davis) enfrenta assassinatos, crimes, crises nos relacionamentos amorosos, dramas familiares e muitas enrascadas com seus alunos. Ambiciosa e determinada, a professora de Direito usa diversos recursos para vencer casos complicados na Justiça, provando todo seu poder de persuasão e talento como advogada.

PAULO BELOTE/TV GLOBO

Marjorie Estiano com expressão séria

Marjorie Estiano protagoniza série da Globo

Carolina Alencar

Uma das principais médicas de Sob Pressão, Carolina (Marjorie Estiano) surpreende e emociona o público a cada temporada. A profissional da saúde demonstra humanidade no trato com os pacientes e sempre faz de tudo para atendê-los da melhor forma possível mesmo com poucos recursos nos hospitais públicos. Além das dificuldades no trabalho, ela vive um relacionamento de idas e vindas com Evandro (Julio Andrade). Carolina ainda encara vários traumas, mas se levanta a cada golpe da vida.

REPRODUÇÃO/MARVEL

Brie Larson vestida como Capitã Marvel

Brie Larson vive heroína da Marvel

Carol Danvers

Ex-agente da Força Aérea norte-americana, Carol Danvers (Brie Larson) é recrutada pelos alienígenas Kree para fazer parte de seu exército de elite. Ao voltar para Terra, a heroína descobre a verdade sobre sua vida com a ajuda do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) e acaba assumindo a identidade de Capitã Marvel. Poderosa, ela tem papel importante em Vingadores Ultimato (2019) ao quase derrotar Thanos (Josh Brolin).

REPRODUÇÃO/STARZ

Caitriona Balfe como Claire

Caitriona Balfe interpreta viajante no tempo

Claire Fraser

Claire (Caitriona Balfe) deixa claro desde o início de Outlander que é uma mulher empoderada independentemente da época. Seja em 1945 ou 1743, ano para o qual é transportada quando viaja no tempo, a enfermeira não abaixa a cabeça para homem nenhum e sempre segue suas vontades e princípios. A "sassenach" de Jamie (Sam Heughan) encara preconceitos e chega até a ser tachada como bruxa, mas não abre mão de ajudar as pessoas como curandeira no passado e médica no presente.

REPRODUÇÃO/HULU

Elizabeth Moss com cabelos soltos e curtos

Elisabeth Moss vive a protagonista da série

June Osborne

Mesmo usada como escrava sexual e passando por diversas humilhações e agressões, June (Elisabeth Moss) não desiste de fugir para o Canadá, expor os crimes cometidos em Gilead e derrubar o regime totalitário de The Handmaid's Tale. Determinada, a protagonista vira inimiga número um dos Comandantes e tira o sossego dos ditadores ao ajudar outras Aias e até mesmo retirar crianças do país em um plano ousado.

REPRODUÇÃO/DISNEY+

Elizabeth Olsen como Wanda

Elizabeth Olsen na série WandaVision

Wanda Maximoff

A heroína interpretada por Elizabeth Olsen mostrou toda sua força e poder em WandaVision (2021). Depois de aparecer em filmes dos Vingadores e sofrer com as mortes de Pietro (Aaron Taylor-Johnson) e Visão (Paul Bettany), a Feiticeira Escarlate cria a própria realidade e altera o multiverso na série do Disney+. Wanda triunfa na batalha final contra Agatha Harkness (Kathryn Hahn) e passa a explorar ainda mais suas habilidades.

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Pathy Dejesus, Maria Casadevall, Mel Lisboa e Fernanda Vasconcelos abraçadas

Quarteto da série vive a frente de seu tempo

Protagonistas de Coisa Mais Linda

A série da Netflix se passa em 1959, mas traz problemas que ainda são vividos pelas mulheres nos dias de hoje. Malu (Maria Casadevall), Adélia (Pathy Dejesus), Thereza (Mel Lisboa) e Lígia (Fernanda Vasconcellos) enfrentam o machismo para conseguir seguir seus objetivos e se libertarem das amarras de uma sociedade patriarcal. Na segunda temporada, Ivone (Larissa Nunes) se junta às protagonistas e também precisa superar obstáculos para realizar o sonho de ser cantora.


Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.