Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÚLTIMO EPISÓDIO

WandaVision termina com batalha digna de Vingadores e despedida emocionante

Divulgação/Disney+

Julian Halliard, Jett Klyne, Paul Bettany e Elizabeth Olsen em cena de WandaVision

Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e sua família se prepara para a batalha no último episódio de WandaVision

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 5/3/2021 - 10h55

[Alerta: spoilers do final de WandaVision abaixo]

O último episódio de WandaVision entrou para o catálogo do Disney+ nesta sexta-feira (5) e encerrou a jornada de Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) com uma batalha digna dos filmes dos Vingadores. Além de amarrar as pontas soltas apresentadas durante a temporada, o capítulo final ainda guardou uma despedida emocionante para o casal protagonista.

Intitulado O Grande Final, o episódio derradeiro da série começa exatamente após o encarremento do penúltimo. Agatha Harkness (Kathryn Hahn) faz Billy (Julian Halliard) e Tommy (Jett Klyne) de reféns para obrigar Wanda a entregar seus poderes de bruxa. Enquanto isso, Hayward (Josh Stamberg) envia o Visão Branco para dentro do Hex para destruir a protagonista e apagar os traços de seus planos para dominar o corpo do sintozóide.

Após libertar seus filhos dos poderes de Agatha, Wanda se depara com o Visão Branco e entende que o corpo de seu amado tornou-se uma arma para lhe assassinar. Com ajuda da versão de Visão que ela mesma criou para o Hex, a feiticeira se livra do ataque e dá início à batalha final.

Em termos de efeitos especiais, os duelos de O Grande Final não devem em nada às batalhas do Universo Marvel no cinema. Wanda e Agatha lutam no chão e no ar usando seus poderes de bruxas, enquanto os Visões se encaram em uma trocação digna dos melhores momentos de Dragon Ball Z e outros animes de aventura.

DIVULGAÇÃO/DISNEY+

Wanda durante a batalha final

WandaVision, no entanto, nunca foi apenas sobre a clássica luta do bem contra o mal. A primeira série da Marvel no Disney+, que se tornou a mais vista entre todas as plataformas de streaming no Brasil (segundo dados do Kantar Ibope), é uma produção sobre o luto e a dor de perder quem amamos.

Wanda viu seus entes queridos caírem um a um ao longo dos anos, e a morte de Visão em Vingadores: Guerra Infinita (2018) deu o pontapé para a criação da realidade alternatina em Westville.

Ciente disso, Agatha retira o controle mental da população da cidade e os coloca contra a protagonista. Durante todo esse tempo, os cidadãos de Westville sentiram as mesmas dores de Wanda e sofreram com os mesmos pesadelos. Sem querer, a Vingadora fez com que todos sentissem seu luto.

A atitude a deixa sem opção a não ser libertar os moradores do domo que protege a cidade. É a deixa perfeita para Hayward e os agentes da S.W.O.R.D. invadirem o Hex e completarem o elenco do duelo final.

Junto ao Visão "falso", a seus filhos e Monica Rambeau, que se une ao grupo após se livrar do cativeiro de Pietro --que, na verdade, é Ralph Bohner, o misterioso marido que Agnes sempre citava e que teve sua mente controlada pela bruxa --Wanda se prepara para enfrentar Agatha e acabar de vez com os planos da vilã.

Monica, Billy e Tommy dão cabo dos agentes da S.W.O.R.D, enquanto Visão consegue reconstituir os dados da memória de sua vida no corpo de seu par branco. Desta maneira, os planos de Hayward de usá-lo como uma arma vão por água abaixo, libertando o sintozóide das amarras que o prendiam.

Na luta entre as bruxas, a Marvel dá um show à parte em efeitos especiais. Elizabeth e Kathryn duelam no céu avermelhado do Hex, deixando para trás qualquer tentativa da DC de se igualar à rival com as séries de seu Arrowverse.

Não seria uma série do MCU, porém, se não tivesse uma grande reviravolta. No momento em que Agatha parece absorver todos os poderes da protagonista, Wanda mostra que aprendeu com as aulas da vilã: a criação de duas runas nas paredes do Hex a impedem de perder sua magia, fazendo-a a recuperar toda a energia sugada pela rival. É a ascensão da Feiticeira Escarlate e o início de uma nova fase em sua jornada.

Wanda derrota Agatha e poupa a vida dela, deixando a vilã presa no personagem de Agnes em Westville por tempo indeterminado. Com o feitiço do Hex quebrado, a protagonista se prepara para dizer adeus a Visão e aos filhos, que deixam de existir assim que o domo some por completo.

O último encontro entre o casal rende um dos momentos mais emocionantes de todo o MCU. Wanda explica para o Visão que ela o criou a partir do pedaço da Jóia da Alma que há em seu corpo, mas que ele só tornou-se completo a partir de suas emoções. O herói é a representação de sua tristeza, esperança e, sobretudo, seu amor.

O feitiço do Hex desaparece, e Westville volta ao normal. Sozinha mais uma vez, Wanda agradece a ajuda de Monica e se despede, partindo para o horizonte e encerrando a jornada de nove episódios de WandaVision no Disney+.

DIVULGAÇÃO/DISNEY+

A triste despedida de Visão e Wanda

O futuro pós WandaVision

O último episódio da série estabeleceu novos pilares que certamente serão importantes para o futuro do MCU. O primeiro e mais importante é o de Wanda, que está confirmada para retornar na trama de Doutor Estranho 2 --filme que terá ligação direta com os acontecimentos de WandaVision.

Antes de voltar a ser Agnes, Agatha revela que Wanda libertou alguma coisa perigosa com a destruição do Hex e a liberação do seu poder de Feiticeira Escarlate. Essa frase, como sugerido há muito pelos fãs nas redes sociais, pode significar a chegada do demônio Mefisto ou algum outro personagem dos quadrinhos que pode ser o principal antagonista de Doutor Estranho 2.

A "libertação" do Visão Branco também pode significar que a história de Paul Bettany no Universo Marvel ainda não terminou. Mesmo com o desaparecimento do sintozóide criado para o Hex, o corpo real do herói está à solta pelo mundo e livre do controle da S.W.O.R.D..

Nos quadrinhos, o Visão Branco fez parte de alguns arcos da Marvel e ajudou na derrocada da Feiticeira Escarlate, que culminou na saga Dinastia M, uma das várias inspirações para a criação da série.

DIVULGAÇÃO/DISNEY+

A ascensão da Feiticeira Escarlate

As cenas pós-créditos

O Grande Final reservou não apenas uma, mas duas cenas pós-créditos para ajudar a pavimentar o futuro do MCU. A primeira delas mostra Monica sendo abordada por uma agente da S.W.O.R.D. ainda em Westville, que explica que a presença da futura Espectro está sendo solicitada em outro lugar.

Dentro do cinema da cidade, a agente revela ser uma Skrull, alienígena com poderes de se transformar em qualquer ser humano e apresentados inicialmente em Capitã Marvel (2019) --assim como a versão infantil de Monica. Sem se identificar, a alien diz que Monica está sendo chamada por um velho amigo de sua mãe para se juntar a ele no espaço.

Sem especificar de quem se trata, a série deixa em aberto o futuro da personagem. É provavél que a Skrull esteja se referindo a Nick Fury (Samuel L. Jackson), ex-líder da S.H.I.E.L.D que se tornou amigo de Carol Danvers e de Maria Rambeau, a mãe de Monica, em Capitã Marvel.

Como Teyonah Parris está confirmadíssima no elenco do segundo filme da heroína, é provável que WandaVision esteja fazendo a ligação com mais uma produção do futuro do MCU.

Na segunda cena, Wanda aparece isolada em uma cabana no campo. Ela se apossou do Darkhold, o livros dos condenados usado por Agatha para fortalecer sua magia, e o estuda por meio de sua projeção astral enquanto o seu corpo físico relaxa tomando um café.

Neste momento, a Feiticeira Escarlate escuta um chamado de socorro vindo de longe. Para a sua surpresa (e dos fãs), as vozes são de Billy e Tommy, que deveriam ter desaparecido após a destruição do Hex.

O momento também parece estar ligado aos eventos de Doutor Estranho 2 e deve justificar a presença de Elizabeth Olsen no longa. Ainda sem detalhes revelados da trama oficial, é esperado que Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) e Wanda se unam para impedir uma ameaça ligada diretamente à história de WandaVision.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.