Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIA DE LUTA

Girl Power! Cinco filmes com personagens poderosas para ver no Dia da Mulher

Reprodução/20th Century Fox

Octavia Spencer caminha na frente de um grupo de mulheres negras em cena de Estrelas Além do Tempo (2017)

Octavia Spencer lidera um grupo de mulheres negras na Nasa em Estrelas Além do Tempo (2017)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 8/3/2021 - 6h50

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é visto como uma data de luta dentro do movimento feminista e tem o intuito de relembrar e evidenciar as conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres. No cinema, diversas personagens poderosas são exemplos da busca pela igualdade e o empoderamento feminino.

A força da mulher negra, por exemplo, pode ser vista em Estrelas Além do Tempo (2017), filme inspirado em uma história real e protagonizado por Octavia Spencer, Janelle Monáe e Taraji P. Henson.

A prova de que a união feminina pode mover o mundo e dar um basta no machismo está em O Escândalo (2019), que narra o caso de assédio sexual na Fox News. Baseado no livro homônimo escrito por Jennifer Mathieu, Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta (2021) traz uma adolescente promovendo uma revolução feminista no colégio.

Já para quem não resiste a uma história de super-herói, a dica é assistir Capitã Marvel (2019). Há ainda Enola Holmes (2020), uma versão feminista do detetive Sherlock.

Veja a seleção de filmes com mulheres fortes preparada pelo Notícias da TV:

Estrelas Além do Tempo 

A história se passa em 1961 durante a Guerra Fria (1947-1991), quando Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é vista também na Nasa, onde um grupo de funcionárias negras é obrigado a trabalhar de maneira segregada.

É nesse departamento que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da agência espacial. O longa recebeu três indicações ao Oscar --melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer-- e está disponível no Telecine Play e Now.

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta 

Inspirada por uma nova amizade e pelo passado rebelde da mãe como Riot Grrrl, antiga integrante do feminismo punk dos anos 1990, a tímida Vivian Carter (Hadley Robinson) decide começar uma mobilização na própria escola e publica um zine anônimo denunciando o sexismo na instituição. O longa original da Netflix é dirigido e protagonizado por Amy Poehler.

Capitã Marvel

Carol Danvers (Brie Larson) é uma ex-agente da Força Aérea norte-americana, que, sem se lembrar de sua vida na Terra, é recrutada pelos alienígenas Kree para fazer parte de seu exército de elite. Inimiga declarada dos Skrull, ela acaba voltando ao seu planeta de origem para impedir uma invasão dos metaformos.

Porém, a heroína acaba descobrindo a verdade sobre si, com a ajuda do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) e da gata Goose. Disponível no catálogo do Disney+, Capitã Marvel é o 2º filme na ordem cronológica das produções de super-heróis do chamado Universo Cinematográfico da Marvel.

O Escândalo

O filme acompanha um gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, Roger Ailes (John Lithgow), tendo seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho. Protagonizado por Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie, o longa está no catálogo do Prime Video.

Enola Holmes

Millie Bobby Brown interpreta a irmã caçula do maior detetive de todos os tempos: Sherlock Holmes. No filme original da Netflix, a atriz vive uma adolescente de 16 anos disposta a investigar o sumiço da mãe (Helena Bonham Carter).

Durante a missão, ela acaba revelando uma grande conspiração que pode mudar o rumo da história. O elenco também conta com Henry Cavill (The Witcher) no papel de Sherlock e Sam Clafin (Como Eu Era Antes de Você) como Mycroft, o irmão do meio.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.