NOVAS GRADES
REPRODUÇÃO/TV GLOBO/RECORD
Thelma no BBB20, Lurdes (Regina Casé) em Amor de Mãe e Sabrina Sato no Domingo Show: grades alteradas
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 16/5/2020 - 5h23
Atualizado em 16/5/2020 - 5h24
Neste sábado, 16 de maio, boa parte dos Estados brasileiros completa dois meses de quarentena. Foi em uma segunda-feira, 16 de março, que o Brasil ligou alerta máximo contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e pediu para que as pessoas colaborassem e ficassem em casa. Desde então, muita coisa mudou, inclusive na TV.
Gravações de novelas tiveram de ser paralisadas, programas ao vivo acabaram suspensos, novos projetos cancelados, telejornais foram esticados e as grades sofreram diversas alterações.
A emissora que mais se mexeu nos últimos dois meses foi a Globo. O principal baque veio no carro-chefe da líder de audiência: as novelas. As inéditas Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder foram trocadas pelas reprises Fina Estampa e Totalmente Demais, respectivamente.
Inicialmente, a emissora acreditava que seria possível exibir a segunda fase de Amor de Mãe a partir de agosto. Para isso, teria que voltar a gravar em julho. Esse cenário ficou distante diante do avanço do novo coronavírus, principalmente no Rio de Janeiro. A alta cúpula da Globo decide na semana que vem se continuará reprisando novelas em seus horários mais nobres, principalmente o das 21h.
Éramos Seis (2019) foi concluída, mas em vez de ser substituída pela inédita Nos Tempos do Imperador, acabou trocada por uma reprise de Novo Mundo. A nova temporada de Malhação também foi para a geladeira e deu lugar para a reexibição da premiada Viva a Diferença (2017).
Outros horários da programação que mudaram foram os do futebol. Sem jogos ao vivo nas quartas à noite e nas tardes de domingo, a Globo escalou o Cinema Especial para o meio de semana e, desde abril, mostra reprises de jogos antes do Domingão do Faustão.
A atração de Fausto Silva também tem apelado para seu arquivo, apenas as chamadas são inéditas e gravadas diretamente da casa do apresentador. O mesmo acontece com o Caldeirão do Huck, que ainda tem exibido quadros inéditos, prontos antes do início da quarentena. Já o Altas Horas é inteiramente reprisado.
Ainda no Entretenimento, o The Voice Kids precisou ser cancelado. A Globo mostrou reprises do desafio musical até 19 de abril, mas na semana seguinte colocou reexibições de Tamanho Família. O domingo ainda conta com VTs de Fórmula 1 no Esporte Espetacular e o Fantástico começando uma hora mais cedo, às 20h.
O reality que segurou a onda até o final foi o BBB20, que ainda foi esticado em quatro dias. Os confinados até foram avisados sobre a pandemia em 16 de março, a Globo reforçou os cuidados, tirou plateia e conseguiu manter o programa até 27 de abril. Na terça à noite, o Fora de Hora foi trocado por séries; já o Mestre do Sabor foi gravado às pressas e está com temporada inédita no ar às quintas.
O Globo Repórter é o único jornalístico da emissora em reprise. A equipe da atração foi deslocada para outros noticiosos. Na primeira semana de quarentena, a Globo tirou do ar o Mais Você, o Encontro, o Globo Esporte e o Se Joga. De manhã, foi criado o Combate ao Coronavírus; para a tarde, a primeira edição do telejornal local e o Jornal Hoje ficaram mais longas.
Com a diminuição no interesse por notícias, o Combate foi encurtado em abril, com Fátima voltando ao seu horário. A apresentadora, no entanto, passou a conversar com seus convidados via internet; Ana Maria Braga participa com um quadro de receitas no matinal. A grade vespertina continua a mesma do começo do isolamento, e a Globo estuda acabar de vez com o Se Joga após a quarentena.
Com programas ao vivo, telejornais e reprises de novela do início da manhã até o fim do Jornal da Record, às 20h40, os principais efeitos sentidos pela emissora foram no horário nobre. A trama Amor Sem Igual, que estava em alta e já disputava a vice-liderança com o SBT, teve as gravações paralisadas e foi trocada pela reprise flopada de Apocalipse, o que derrubou o desempenho de toda a grade noturna.
Aposta para os meses de maio e junho, o Power Couple, que seria apresentado por Adriane Galisteu, foi adiado para 2021. A emissora também jogou para o ano que vem a produção de seu novo reality, A Ilha, do Canta Comigo Teen e da sexta temporada do Dancing Brasil, de Xuxa Meneghel. A Fazenda, em setembro, ainda está mantida, mas a Record já estuda mais protocolos de segurança.
Anunciada pela Record com grande alarde, a nova programação de domingo também naufragou. A grade, que estreou uma semana antes do início da quarentena, tinha Hoje em Dia, novo Domingo Show com Sabrina Sato, Hora do Faro e Xuxa com seus realities. Com audiência baixa, todas as novidades foram canceladas e só restaram as reexibições de Rodrigo Faro em meio a filmes e séries.
O sábado tem overdose de Cidade Alerta, jornalísticos e enlatados. O retorno do Legendários, na faixa das 22h30, não vingou --o reality Made in Japão, gravado antes da pandemia e retirado dos domingos, ocupará a faixa a partir de 23 de maio.
Das três maiores emissoras do país, o SBT foi a que menos mudou a grade. As atrações, inclusive as novelas, continuam as mesmas por enquanto. A diferença é que os programas inéditos deram lugar aos reprisados.
Aos poucos, no entanto, atrações como Domingo Legal, Eliana e Programa do Ratinho estão voltando às gravações, mas com regras de prevenção contra a Covid-19 e plateia virtual.
O único horário que tem sofrido alterações é o vespertino. Antes da quarentena, o Fofocalizando estava no ar com Lívia Andrade no comando. Nos últimos dois meses, a apresentadora foi afastada, voltou como comentarista, o programa mudou de nome para Triturando e, na sexta (15), Silvio Santos mandou trocar Lívia e Mara Maravilha por Ana Paula Renault e Flor Fernandez.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.