Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONCORRÊNCIA DE PESO

HBO humilha Netflix na lista de melhores séries de 2021; veja o top 10

Divulgação/HBO

Matthew Macfayden fala ao celular em cena da 3ª temporada de Succession

Matthew Macfayden em cena da 3ª temporada de Succession; série lidera lista das melhores de 2021

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 25/12/2021 - 6h15

No segundo ano marcado pela pandemia de Covid-19, a HBO humilhou a Netflix na lista das dez séries mais elogiadas pelos críticos em 2021, de acordo com o site Metacritic. Com títulos aclamados como Succession, The White Lotus e Mare of Easttown (2021), o canal premium dominou a relação com cinco produções, contra apenas uma da gigante do streaming.

O site analisou 61 listas de "melhores do ano" feitas por especialistas dos principais veículos dos Estados Unidos, como o portal Buzzfeed, a revista Entertainment Weekly e o jornal The Boston Globe. As relações incluem produções norte-americanas e internacionais.

O site tem um sistema próprio que ranqueia os títulos de acordo com as colocações nos rankings publicados em cada veículo. A primeira colocada soma três pontos; a segunda, dois; as escolhidas da terceira à decima posição recebem um ponto cada.

A medalha de ouro no ranking do Metacritc foi Succession, cujo encerramento da terceira temporada bateu o seu recorde de audiência nos EUA. O drama sobre a família Roy estrelado por Brian Cox e Jeremy Strong está indicado ao Globo de Ouro 2022 e liderou nove listas de melhores do ano. O hit da HBO assegurou o primeiro lugar do top 10, com 71 pontos.

Na segunda posição, com 43 pontos, aparece The Underground Railroad (2021), minissérie do Prime Video que também colecionou elogios neste ano. A atração esteve entre os indicados do Emmy 2021, com nada menos do que sete nomeações, e foi estrelada por Thuso Mbedu (The Woman King) e Joel Edgerton (O Grande Gatsby).

Entre as cinco séries mais bem colocadas no ranking, três são da HBO. Além da líder Succession, a comédia dramática The White Lotus e a minissérie Mare of Easttown (2021) aparecem respectivamente em quarto e quinto lugar. A terceira posição ficou com a estreante Reservation Dogs, primeira atração protagonizada por um elenco majoritariamente de atores indígenas.

Netflix decepcionou

Se em 2020 a Netflix emplacou três títulos no ranking do Metacritc, neste ano a gigante do streaming deixou a desejar. Das dezenas de novas produções exibidas em 2021, apenas o fenômeno Round 6 apareceu na relação, assegurando o nono lugar.

Com o mau rendimento, a plataforma teve a seu pior ano desde 2018, quando não havia colocado nenhuma atração na relação. Das séries que apareceram na lista de 2020, The Crown não estreou novos episódios neste ano, enquanto Bojack Horseman (2014-2020) e O Gambito da Rainha (2020) encerraram suas trajetórias.

A maior surpresa do top 10 foi a presença de muitas séries estreantes. Além de Reservation Dogs, as novatas Hacks (HBO Max), Only Murders in the Building (Star+) e It's a Sin (HBO Max) também chamaram a atenção dos críticos e figuraram no ranking.

WandaVision (2021), primeira série do Universo Marvel a estrear no Disney+, surpreendeu ao ficar com a sexta posição. A atração apareceu em 28 das 61 listas analisadas pelo site e somou 35 pontos.

A ausência mais sentida foi a de Ted Lasso, cuja segunda temporada venceu o prêmio de melhor série de comédia no Emmy deste ano e distribuiu estatuetas para o elenco encabeçado por Jason Sudeikis. Com 22,5 pontos, ela ficou apenas na 11ª colocação.

Confira abaixo a lista completa das dez séries mais bem avaliadas de 2020 pela crítica norte-americana. (Entre parênteses, o Notícias da TV indica onde cada atração está disponível no Brasil).

  1. Succession (HBO);
  2. The Underground Railroad (Prime Video);
  3. Reservation Dogs (Star+);
  4. The White Lotus (HBO);
  5. Mare of Easttown (HBO);
  6. WandaVision (Disney+);
  7. Hacks (HBO Max);
  8. Only Murders in the Building (Star+);
  9. Round 6 (Netflix);
  10. It's a Sin (HBO Max).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.