Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALEMANHA E CANADÁ

O Gambito da Rainha: Conheça os locais reais usados na série da Netflix

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

A personagem Beth Harmon, interpretada por Anya Taylor-Joy, está com touca branca em O Gambito da Rainha

Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) caminha após se tornar campeã em Moscou; cena foi gravada em Berlim

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/11/2020 - 6h45

Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) visitou Paris, Cidade do México e Moscou durante sua jornada para se tornar campeã mundial em O Gambito da Rainha, sucesso da Netflix lançado em outubro. Já a atriz que a interpreta não esteve em nenhuma dessas cidades durante as gravações. A minissérie foi rodada majoritariamente em Berlim, na Alemanha, com algumas cenas adicionais na província canadense de Ontário. 

A abertura do seriado mostra Beth na cama de um hotel em Paris, em 1967. No entanto, ela está em uma acomodação do Haus Cumberland, um edifício projetado na década de 1910 para integrar a rede hoteleira da capital alemã.

A edificação volta a ser vista no sexto episódio do drama. As locações foram reveladas com exclusividade pelo site Atlas of Wonders

divulgação/HAUS CUMBERLAND

Edifício Haus Cumberland é visto na série

Também estão em Berlim (ou nos arredores da cidade) construções que, no seriado, se passam em Lexington, nos Estados Unidos, como o orfanato em que ela cresceu, o colégio para onde foi na adolescência e a loja de roupas na qual é levada pela mãe adotiva, no segundo episódio.

Uma mansão da cidade de Schloss Schulzendorf, próxima a Berlim, foi transformada no orfanato Lar Methuen durante a gravação de Gambito. A produção da série se encantou com a torre de estilo renascentista, que se assemelha a de uma edificação europeia medieval. 

DIVULGAÇÃO/google maps

Mansão alemã foi transformada em orfanato

A Henry Clay High School, colégio para onde a enxadrista vai depois de ser adotada por Alma Wheatley (Marielle Heller), fica no Max Taut Schule, maior complexo escolar da Alemanha. Concebido para mostrar que a arquitetura germânica estava se modernizando, o conjunto foi construído em 1927.

DIVULGAÇÃO/GOOGLE MAPS

Complexo escolar de Berlim virou colégio nos EUA

Mostrada no segundo episódio, a loja de roupas Ben Snyder é na verdade uma butique vintage localizada na Frankfurter Tor, famosa praça do centro de Berlim. Alma compra roupas e um par de sapatos para Beth, mas a garota fica mesmo encantada com um tabuleiro de xadrez exposto na loja.

A Alemanha ainda foi o cenário de todos os torneios mostrados no seriado. O hall do hotel do Aberto de Cincinnati, por exemplo, foi gravado no lobby da subprefeitura de Rathaus Spandau, um bairro de Berlim. A sala com teto de painéis de madeira foi filmada em uma sala de concertos chamada Meistersaal de Berlim, inaugurada em 1910.

DIVULGAÇÃO/MEISTERSSAL-BERLIN

Subprefeitura de bairro de Berlim virou cenário

O Hotel Mariposa, onde foi disputado o torneio em Las Vegas, é na verdade o salão de eventos Palais am Funkturm, construído na década de 1950. Para ficar mais parecido com uma localidade dos Estados Unidos, os produtores incluíram palmeiras por meio de imagens de computação gráfica.

O teatro Friedrichstadt-Palast virou o Aztec Palace, hotel em que Beth encontra sua mãe adotiva morta. É de 1919, mas seu interior expressionista original foi destruído nos anos 1980, quando autoridades da Alemanha Oriental declararam que a estrutura não era segura. As cenas no zoológico da Cidade do México foram filmadas no Jardim Zoológico de Berlim.

DIVULGAÇÃO/GOOGLE MAPS

Teatro Friedrichstadt-Palast virou Aztec Palace

O torneio de Ohio de 1967, mostrado a partir do quinto episódio, foi filmado no campus da Universidade Protestante de Ciências Aplicadas de Berlim.

Foram filmados em Ontário, no Canadá, o suicídio da mãe biológica de Beth na ponte Meadowvale, e as cenas na casa da enxadrista em Lexington. Como encontrar um local parecido com a cidade americana de Kentucky na Alemanha era uma tarefa bastante exaustiva, os produtores preferiram uma residência canadense.

A casa da família Wheatley, comprada por Beth Harmon do pai adotivo após a morte de Alma, fica em Cambridge. E perto dali está a residência onde a prodígio do xadrez vai a uma festa com algumas garotas de seu colégio durante o terceiro episodio.

Confira o trailer de O Gambito da Rainha: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.