Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEDALHA DE BRONZE

A Vida da Gente volta ao ar com 'surra' em Laços de Família; Vale a pena acompanhar?

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Nicette Bruno como Iná abraça Marjorie Estiano como Manuela em cena de A Vida da Gente

Iná (Nicette Bruno) e Manu (Marjorie Estiano) em A Vida da Gente; 3º folhetim mais vendido para exterior

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2021 - 7h00

A Vida da Gente (2011) sempre foi lembrada pelo público como uma forte candidata ao Vale a Pena Ver de Novo, mas só ganhará uma reapresentação a partir desta segunda (1º) por conta dos atrasos na produção de Nos Tempos do Imperador. Com a trama inédita atropelada pela Covid-19, a novela das seis vai ter uma merecida "vingança" contra Laços de Família (2000), que ocupa a faixa vespertina pela segunda vez.

O folhetim juntou poeira durante uma década nos arquivos da Globo, apesar dos bons números no mercado internacional. Ela é a terceira produção do gênero mais vendida para o exterior, atrás apenas de Avenida Brasil (2012) e Caminho das Índias (2009).

O drama das irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano) já foi licenciada para mais de 110 países, a frente de quatro produções reprisadas nos últimos dez anos --Por Amor (1997), Laços de Família (2000), O Clone (2001) e Da Cor do Pecado (2004).

Uma das principais razões para a história continuar dentro da gaveta são os índices de audiência modestos de sua exibição original, quando alcançou 22 pontos de média. São três a menos que a antecessora Cordel Encantado (2011) e um em relação à sucessora Amor Eterno Amor (2012).

A estreia de Lícia Manzo como autora titular, porém, arrebatou a crítica e conquistou um público fiel que voltou a acompanhá-la em Sete Vidas (2015), também com resultados razoáveis. Foi o suficiente para a roteirista ser promovida ao horário mais nobre com Um Lugar ao Sol, que deve substituir a segunda temporada de Amor de Mãe em abril.

Marjorie Estiano e Fernanda Vasconcellos

Segunda chance

A reprise vai servir não só como um teste para a novela das nove, que trará Cauã Reymond em dose dupla como os irmãos gêmeos Renato e Christian, mas também como a chance de Lícia provar que realmente merece todos os confetes que lhe foram jogados em 2011.

Curiosamente, a escritora é vista dentro da Globo como uma sucessora natural de Manoel Carlos, pelo seu olhar sensível e delicado sobre o cotidiano. Os colegas de profissão, aliás, vão se enfrentar diretamente na audiência pela primeira vez, já que a reta final do Vale a Pena Ver de Novo costuma encostar e superar até mesmo folhetins inéditos às seis.

A Vida da Gente larga na frente por ter envelhecido menos e melhor do que a saga de Helena (Vera Fischer) pelas ruas de Leblon, bairro na zona sul do Rio de Janeiro. As sequências são igualmente dramáticas e bem escritas, mas privilegiam a emoção sem deixar a ação e o andamento da história de lado.

Se antes parecia uma loucura privilegiar a relação de amor e amizade entre as irmãs, a ponto de jogar o protagonista Rodrigo (Rafael Cardoso) para escanteio, o público já se mostrou mais familiarizado com propostas parecidas --a exemplo de Frozen: Uma Aventura Congelante (2013).

Marjorie Estiano, em um papel que redefiniu a sua carreira e deixou para trás os cabelos ruivos de Natasha em Malhação (2003-2005), deve funcionar como um chamariz assim como Grazi Massafera também aguçou a curiosidade dos telespectadores para rever Flor do Caribe (2013).

A novela ainda funcionará como uma homenagem a Nicette Bruno (1933-2020), uma das 250 mil vítimas do Sars-COV-2. Ela brilha como nunca na pele de Iná, uma avó que acolhe as netas e as defende com unhas e dentes da mãe Eva (Ana Beatriz Nogueira). O discurso da personagem no último capítulo é um fechar de cortinas que faz jus à carreira da veterana.

Com a "edição especial" do folhetim de Lícia Manzo, a Globo adiou a estreia da inédita Nos Tempos do Imperador para o segundo semestre deste ano. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das seis que a emissora reprisa devido à pandemia da Covid-19.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas suas novelas preferidas!


Resumos Semanais

Resumo da novela A Vida da Gente: Capítulos de 6 a 7 de agosto

Sexta, 6/8 (Capítulo 137)
A cirurgia é um sucesso e todos comemoram. Rodrigo vai até o quarto de Manuela e chora, Gabriel observa a cena de longe. Rodrigo visita o rio onde ficou com Ana pela primeira vez. Passagem de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.