Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MENOS CAPÍTULOS

Picotada, reprise de Pega Pega ganha agilidade e abre portas para novelas curtas

Marília Cabral/TV Globo

Em uma praça, João Baldasserini, Nanda Costa, Marcelo Serrado e Thiago Martins posam para foto caracterizados como seus personagens da novela Pega Pega

João Baldasserini, Nanda Costa, Marcelo Serrado e Thiago Martins viveram os ladrões de Pega Pega

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 15/11/2021 - 6h20

Com pressa de voltar a ter uma novela inédita também na faixa das 19h, a Globo picotou a reprise de Pega Pega e condensou os 184 capítulos da exibição original em apenas 107. Os cortes deram agilidade para trama e mostraram que folhetins mais curtos podem ser uma boa aposta para a TV aberta e os streamings.

Na primeira exibição, o folhetim de Claudia Souto ficou sete meses no ar --entre junho de 2017 e janeiro de 2018. A representação da história, no entanto, durará quase metade deste tempo, já que voltou para a faixa das sete em julho e terminará nesta sexta-feira (19).

A edição acelerada da novela virou alvo de reclamações da própria autora. Claudia Souto afirmou que estava ciente de que muita coisa teria de ser cortada, mas se indignou quando cenas importantes ficaram de fora da reapresentação --como a sequência dos fatos que levaram Júlio (Thiago Martins) a se entregar para polícia e assumir que tinha participado do roubo ao Carioca Palace.

Na reprise, a emissora também optou por eliminar participações especiais, como o momento em que Regina Duarte apareceu em uma festa de Sabine (Irene Ravache), e outras sequências que não fizeram falta para o desenrolar dos principais acontecimentos, como flashbacks muito repetitivos.

Cenas mais "decorativas" também foram deixadas de fora, como: Antônia (Vanessa Giácomo) caminhando na praia após discutir com Júlio; Sandra Helena (Nanda Costa) alegando ser hóspede VIP do hotel logo depois de sair da cadeia; Maria Pia (Mariana Santos) chamando Malagueta (Marcelo Serrado) para dormir com ela quando o pai foi preso; e Júlio desabafando com Cíntia (Bruna Spínola) após ter sido demitido por justa causa.

Ibope não ajudou

A baixa audiência também foi outro fator que justificou as intervenções na novela. Em 17 semanas no ar, a reprise está com 22,3 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo, exatos três pontos a menos do que os 25,3 de média da "segunda temporada" da antecessora Salve-se Quem Puder (2020) --que misturou capítulos reprisados e inéditos.

As outras duas reprises que taparam buraco na programação da Globo durante a pandemia também tiveram um desempenho melhor. A reapresentação de Haja Coração (2016) marcou 25,1 pontos de média ao longo de 23 semanas de exibição. Já a "edição especial" de Totalmente Demais (2015) alcançou 29,5 pontos em 28 semanas.

Em janeiro de 2018, a trama sobre o roubo milionário do hotel chegou ao fim com 35,8 pontos no último capítulo. Na média geral, a trama de Claudia Souto teve 28,8 pontos em sua exibição original.

Novelas enxutas são o futuro?

Com 77 capítulos a menos, Pega Pega ficou mais ágil e menos repetitiva do que da primeira vez em que foi transmitida. Além disso, os cortes também foram responsáveis por eliminar as chamadas "barrigas" --período em que nada de importante acontece na novela.

Sem querer, a reprise acabou se adequando ao que pode ser uma nova tendência no gênero: tramas mais curtas. Há alguns anos, os folhetins chegavam a ter mais de 200 capítulos, o que fazia com que a narrativa se arrastasse. Isso deixava o telespectador cansado da enrolação.

Com o crescimento dos streamings no Brasil, o público ainda passou a ter mais opções de entretenimento e se adaptou a acompanhar séries rápidas. Fator que também colabora para os planos da Netflix e da HBO Max de começarem a produzir novelas com menor duração para suas plataformas.

O Globoplay já se adiantou no novo formato com Verdades Secretas 2. A continuação da saga de Angel (Camila Queiroz) contará com 50 capítulos, com lançamentos feitos em blocos de dez episódios a cada duas semanas.

Na TV aberta, a Globo vai poder testar o retorno de tramas menores com Um Lugar ao Sol. A atual novela das nove foi encurtada e ficará menos tempo no ar do que era previsto antes da pandemia. A história escrita por Lícia Manzo será contada em 107 capítulos --antes, a previsão era de que tivesse 155.

Pega Pega (2017) ganhou uma "edição especial" para tapar o buraco deixado após a reta final de Salve-se Quem Puder (2020). Quanto Mais Vida, Melhor!, próxima novela inédita da faixa das 19h, foi adiada porque está sendo gravada com protocolos de segurança que tornam o processo de execução mais lento. A Globo marcou a estreia da trama de Mauro Wilson para o dia 22.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#81 - Christian e Bárbara vivem desastre familiar em Um Lugar ao Sol" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Pega Pega e outras novelas.


Colaborou KELLY MIYASHIRO


Resumos Semanais

Resumo da novela Pega Pega: Capítulo de 19 de novembro

Sexta, 19/11 (Capítulo 107)
A polícia intercepta o avião de Athaíde e Lígia. Sabine é surpreendida pela polícia e presa pelo sequestro de Dom. Lígia confessa que planejava matar Sabine, e não Mirella. Júlio, Sandra Helena, Agnaldo e Malagueta recebem ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.