Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVO REFORÇO

Ex-chefão da Globo, Silvio de Abreu vai produzir novelas curtas na HBO Max

JOAO COTTA/TV GLOBO

Imagem de Silvio de Abreu durante participação no programa Ofício em Cena, da GloboNews

Silvio de Abreu durante participação no programa Ofício em Cena, da GloboNews

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/10/2021 - 0h38
Atualizado em 29/10/2021 - 11h45

Autor de grandes sucessos da teledramaturgia nacional, como as novelas Rainha da Sucata (1990) e Belíssima (2005), Silvio de Abreu é o novo contratado da HBO Max. O ex-diretor de Dramaturgia da Globo atuará junto com Monica Albuquerque no desenvolvimento de novelas curtas para a plataforma.

Além de Abreu, o streaming também contratou Edna Palatnik, que atuou como uma das cabeças da área de criação da Globo, especialmente no relacionamento da empresa com os autores. A dupla foi desligada da Globo nos últimos meses, durante o processo de reordenação do Entretenimento da emissora, agora comandado por Ricardo Waddington.

As informações foram divulgadas pelo jornalista Flavio Ricco, do R7. As contratações reforçam a nova investida da WarnerMedia, que pretende produzir novelas no mercado nacional.

Recentemente, a plataforma de streaming também contratou Joana Jabace e Flávia Lacerda, diretoras de Segunda Chamada e Amorteamo (2015), respectivamente.

Silvio de Abreu estreou na Globo como ator na novela A Próxima Atração (1970). Antes, ele já tinha participado de tramas da Tupi, da Excelsior e da Bandeirantes.

Mas ele fez carreira mesmo atrás das câmeras, escrevendo sucessos como Éramos Seis (1977, em parceria com Rubens Ewald Filho), Guerra dos Sexos (1983), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995), Belíssima (2005) e Passione (2010).

Depois de uma experiência menos elogiada ao escrever o remake de Guerra dos Sexos (2012), Silvio foi convidado em 2014 pela chefia da Globo para assumir a direção de Dramaturgia Diária da emissora, assumindo a tarefa de coordenar toda a produção de novelas. Sob seu comando, a Globo promoveu uma revolução no seu time de autores, abrindo espaço para muitos nomes novos.

Em 2018, o autor passou a conciliar seu trabalho na Dramaturgia Diária com a Semanal, coordenando também o desenvolvimento de séries --inclusive para o streaming Globoplay.

No fim do ano passado, foi anunciado que Silvio deixaria a Globo e teria sua posição de chefia ocupada por José Luiz Villamarim. Após um período de transição, o escritor de 78 anos saiu da emissora de vez em março de 2021.

Em entrevista ao Notícias da TV, ele afirmou que não se aposentaria e buscava novos terrenos para exercitar sua criatividade. "Um artista criador não se aposenta enquanto continuar a pensar e a criar. Vou visitar outras paisagens", limitou-se a dizer. Agora, é possível cravar: a outra paisagem é a HBO Max.

No Instagram, Edna Palatnik comemorou a contratação e a parceria com Silvio de Abreu e Mônica Albuquerque. Confira:

HBO cria núcleo de telesséries

Em nota enviada à imprensa na manhã desta sexta (29), a HBO Max confirmou as contratações e anunciou a formação de um novo núcleo de telesséries para a América Latina. Segundo a empresa, o objetivo é "expandir o investimento em produções locais e dar voz aos talentos nas telas e por trás das câmeras".

A plataforma também tem a intenção de desenvolver mais de 100 produções locais nos próximos dois anos. Os novos títulos serão lançados com exclusividade na HBO Max sob a marca Max Originals.

As telesséries serão produções de dramaturgia com estrutura narrativa moderna e cerca de 50 capítulos. As tramas terão formato híbrido, que combinarão a base do melodrama com o ritmo de série. O formato busca se conectar à audiência brasileira.

Silvio de Abreu assume a função de showrunner e trabalhará com os autores e diretores latino-americanos em todas as produções. "Estou muito feliz com esta nova caminhada e já me sinto em casa com um time tão competente, que já tive o prazer de conhecer em outras oportunidades. Criar narrativas e trazer temas relevantes que façam com que a audiência se envolva, se identifique e gere impacto na sociedade são combustíveis para este desafio que, tenho certeza, vai render muitos projetos incríveis", declarou o veterano.

"Estamos muito confiantes no desenvolvimento desta nova área. Acreditamos na força do melodrama para atrair as audiências globais. Nosso objetivo é contar estas histórias com o ritmo das séries, com uma sólida estrutura narrativa e trazendo temas relevantes e urgentes. O Brasil é um celeiro de talentos e ideias. Os criadores dessas histórias ajudaram a construir um mercado respeitado e premiado internacionalmente", afirmou Mônica Albuquerque.

"E Silvio de Abreu --além de um grande parceiro e amigo-- é, sem dúvida, um dos mais importantes nomes da dramaturgia do país. Com este novo núcleo seremos capazes de ampliar nosso foco para toda a América Latina e criar parcerias importantes não apenas no Brasil mas também em outros países como México, Colômbia e Argentina. É uma honra contar com o talento, conhecimento e dedicação do Silvio nos novos planos e estratégias de conteúdo da HBO Max.", completou a executiva.

Joana Jabace será diretora artística do núcleo de telesséries e responsável por acompanhar os projetos desde a escolha do tema, do casting e da equipe das produções em toda América Latina. "Ter a Joana no time nos permite garantir um alinhamento no olhar artístico de todas as produções. Além de dirigir diretamente alguns projetos, Joana também supervisionará outros. E isso é muito importante para desenvolvermos uma linguagem e uma assinatura artística da nossa linha de Telesséries", exaltou Mônica.

"O time se completa com a chegada de Barbara Monteiro de Carvalho, nossa Diretora de Produção, que estará a frente de todo o processo produtivo, na equipe de Ricardo Pichetto, Head de Produção da WarnerMedia Latin America. É um time estratégico e competente que buscará trabalhar com os melhores talentos do mercado latino-americano: criadores, atores, produtores e técnicos", afirmou a head de Talentos Artísticos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.