Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

10 ANOS

De semana do sexo a ânus verde: 10 vezes em que o Notícias da TV virou meme

Reprodução/TV Globo e RedeTV!

Montagem com fotos de Julia Lemmertz na novela Em Família, Anitta no Domingão e Ju Isen no Carnaval da RedeTV!

Julia Lemmertz, Anitta e Ju Isen viraram memes atemporais no Notícias da TV

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/9/2023 - 7h00

Em seus dez anos, o Notícias da TV publicou muitos furos de reportagem, mas também divertiu internautas com títulos e histórias que viraram memes e viralizaram --alguns, inclusive, volta e meia tornam a circular pelas redes sociais, anos depois de sua publicação original.

A cobertura de novelas e celebridades, afinal, permite um estilo mais lúdico, desapegado do jornalismo "quadrado" de outras editorias. Por que não brincar com a novela que apela para o sexo para fazer a audiência subir? Ou com a modelo que mostrou o ânus pintado de verde no Carnaval da RedeTV!?

Confira dez memes que geramos em uma década de Notícias da TV:

Montaria inusitada

O que fazer quando uma novela fracassa na audiência? Liberar a criatividade e se divertir na hora de bolar os títulos. Foi o que a colunista Márcia Pereira fez em junho de 2014. A última novela de Manoel Carlos estava morna, e seu maior apelo era o namoro de Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), que chegaram a se casar na história.

A protagonista, Helena (Julia Lemmertz), era muito amargurada. Até que o autor resolveu fazer ela se soltar e esquentar seu desgastado casamento com Virgílio (Humberto Martins). A transformação da mocinha foi apontada como uma reinvenção: ela renasceu das cinzas.

Para aflorar essa nova Helena, a intérprete teve de encarar até cena de sexo na mata durante uma cavalgada. O spoiler antecipado pelo Notícias da TV foi a reportagem mais lida do UOL no dia da sua publicação, 18 de junho de 2014, além de virar meme eterno no antigo Twitter, agora chamado de X.

Rainha das plásticas

Furo de reportagem também pode ser bem-humorado. Em março de 2016, a agora editora-chefe Odara Gallo apurou que Anitta faria outra cirurgia plástica para reverter um procedimento anterior. Ela estava prestes a se lançar mundialmente, e sua aparência já era bem diferente da ostentada no início de sua carreira. A funkeira não poupou esforços até ficar com o rosto do jeitinho que desejava, mas se arrependeu no meio do caminho.

O Notícias da TV descobriu que a cantora não gostou dos lábios grandes demais e pediu que a médica fizesse a reversão do procedimento. Na internet, o assunto viralizou, e Anitta ganhou o apelido de "bico de pato", além de ter virado meme comparada a personagens de desenho animado.

A Lei do... Tesão?

Um dos maiores fracassos da história da Globo, A Lei do Amor (2016) foi um desafio e tanto para a equipe de novelas do Notícias da TV. Em dezembro de 2016, Márcia Pereira voltou a atacar com um spoiler daqueles. Para espantar o tédio que assombrava o folhetim, os autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari apostaram na forma mais carnal do amor. Prato cheio para a gente se deliciar ao dar as notícias.

Em pleno fim de ano, quando o número de televisores ligados cai muito e faz a audiência desabar, os protagonistas Helô (Cláudia Abreu) e Pedro (Reynaldo Gianecchini) decidiram engravidar, começando com incansáveis tentativas na cama com um tom mais romântico.

A maratona das nove ganhava contornos mais safados com Mag (Vera Holtz) e Tião (José Mayer) ou Mag e Ciro (Thiago Lacerda) --ela transava com um amante de cada vez. O bonitão também pegava Beth (Regiane Alves) com vontade, e foi nessa novela que Claudia Raia (Salete) teve cenas bastante ousadas com o "novinho" Daniel Rocha (Gustavo). 

O buraco é mais embaixo

Agora editor-chefe, o jornalista Luciano Guaraldo tinha pouco mais de um mês de Notícias da TV quando foi destacado para assistir ao Carnaval da RedeTV! em fevereiro de 2017. Para seu espanto, se deparou com a modelo Ju Isen dando uma agachadinha para as câmeras da emissora. Ela acabou mostrando o ânus e, como estava com o corpo pintado com as cores da bandeira do Brasil, deu origem ao infame "c* verde".

A cena já seria digna de viralizar por si só, mas o título ganhou mais força com um detalhe: a palavra "até" em "choca até apresentadores da RedeTV!", um tipo de profissional que já está acostumado a ver tudo (ou quase tudo) durante o expediente. A pimenta extra ajudou a notícia a viralizar, e muita gente que não estava assistindo à emissora na madrugada descobriu o fato depois.

Cinco anos depois, o jornalista finalmente entrevistou a musa que ajudou a tornar famosa. Ju Isen declarou que teve uma depressão após a exposição indesejada, mas adiantou que estava pronta para voltar à folia.

Mãe da Cleo Pires, do Fiuk não

Algumas chamadas fazem sucesso inexplicável. Em janeiro de 2021, durante um plantão de fim de semana, a repórter Gabriela Rodrigues repercutiu um fato simples: Gloria Pires deixou o WhatsApp. A sugestão da veterana de que entrassem em contato com ela por e-mail, porém, divertiu os leitores. O resultado: um dos tuítes mais curtidos da história do Notícias da TV.

Talvez a boa repercussão tenha partido do fato de que Gloria realizou o sonho de todos nós, meros mortais, que não aguentam mais os grupos com parentes e as correntes encaminhadas pelos tios. A atriz anunciou sua era offline por meio de uma publicação no Instagram, e ainda indicou SMS ou ligação como outras formas de contato. Dois anos depois, a dúvida que fica é: será que Gloria Pires voltou a usar o WhatsApp?

Não tá fácil para ninguém...

No mesmo dia de Gloria Pires, Natália Casassola também virou meme no site ao lamentar que precisou encarar o trabalho porque se deu mal em duas edições do Big Brother. Ela realmente tentou comover o público com seu drama --que, na verdade, faz parte do cotidiano de boa parte da população.

A aspa que abusa da ironia virou um ingrediente certeiro para o sucesso do texto de Kelly Miyashiro nas redes sociais. Até hoje, vez ou outra, o texto reaparece no Twitter como exemplo de "white people problems".

Piada pronta

Às vezes, a piada já vem pronta e só resta ao jornalista transformá-la em texto. Foi o que aconteceu em maio de 2021, quando Odara Gallo captou a ironia de Rubens Barrichello reclamar das piadas que a trupe do Casseta e Planeta fazia com sua fama de atrasado... uma década depois do fim do humorístico!

O programa da Globo tinha o apelidado de Rubinho Pé de Chinelo no início dos anos 2000. A fama de atrasado pegou porque Barrichello era companheiro de equipe do multicampeão Michael Schumacher na Ferrari. O título foi um prato cheio para os internautas, que se deliciaram com a "demora" do ex-piloto até para se indignar.

Trocadalhos do carilho

Falocentrismo? A televisão mundial ficou completamente obcecada pelo órgão sexual masculino em 2021. De Euphoria a Sex/Life, só se falava "naquilo". O editor Daniel Farad, então, teve a ideia de traduzir esse estado de espírito a partir de uma das piadas mais tradicionais das festas de final de ano --os trocadilhos entre o peru assado e o pênis.

A gente deu duro, mas conseguiu reunir algumas das cenas mais icônicas com "aquilo maravilhoso" no audiovisual. Aliás, já virou tradição do Notícias da TV publicar um texto ensinando a destruir o Natal. Nós já listamos de séries para brigar por política aos "tios do pavê" para estragar a noite feliz.

'F*da-se a vida!'

O plantão de fim de ano é um dos maiores desafios para o jornalista de entretenimento. Os famosos estão de férias, postando fotos na praia ou passando frio em Nova York. A programação televisiva é repleta de atrações gravadas --e o tradicional especial do Roberto Carlos, que cheira a mofo.

Assim, no fim de dezembro de 2021, quando Gabriela Pugliesi anunciou em um dia sem notícias que havia testado positivo para a Covid pela segunda vez, Luciano Guaraldo não teve dúvidas: deu a ela o título de "pioneira do coronavírus" --já que ela tinha sido uma das primeiras famosas a contrair a doença no Brasil.

A influencer, vale lembrar, havia sido muito criticada após dar uma festa no auge da pandemia, sem se importar com as recomendações de isolamento social. Em um vídeo gravado na celebração clandestina, ela gritava "F*da-se a vida!". Foi tão criticada que preferiu abandonar as redes sociais.

Bil, you stay; Jujubee, sashay away

RuPaul's Drag Race se tornou um fenômeno na cultura pop e até ganhou uma versão brasileira em 2023. O Notícias da TV, obviamente, não poderia ignorar o reality show que já levou uma dezena de Emmys para a casa. Os editores do site deram o aval para que a cobertura fosse exatamente como o programa --irreverente e cheia de trocadilhos.

A questão mais difícil era traduzir uma atração que até então era restrita à TV paga para os nossos milhões de leitores. Uma das saídas foi mostrar que Drag Race não era tão distante assim da nossa realidade, aproximando Jujubee de Arcrebiano Araújo.

O Bil do BBB 21 virou piada justamente por emendar um reality no outro em 2021, participando também de No Limite 5 e A Fazenda 13. Ele e Jujubee ainda têm um detalhe em comum: perderam todas as competições em que entraram. A chamada viralizou nas redes sociais e até hoje é lembrada por perfis dedicados a Drag Race. Parte dos fãs amou, mas alguns não gostaram.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.