Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOITE FELIZ?

Ressaca de Natal: Cinco tios do pavê para estragar as festas de final de ano

DIVULGAÇÃO/20TH CENTURY FOX

O ator Daniel Stern entra por uma janela aberta e dá de cara com uma árvore de natal ricamente adornada em cena de Esqueceram de Mim

Marv (Daniel Stern) é um dos ladrões de Esqueceram de Mim; travessuras natalinas não passam impunes

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 25/12/2020 - 7h10

Uma das figuras mais abjetas das ceias e almoços natalinos, o tio do pavê é praticamente a versão brasileira do mau-caráter Ebenezer Scrooge, de um dos clássicos de Charles Dickens (1812-1870). Em vez de explorar os pobres como na trama de Um Conto de Natal, o antagonista tropical prefere perturbar os sobrinhos com perguntas de duplo sentido e trocadilhos sobre a a sobremesa em camadas.

Apesar de a maioria dos filmes natalinos preferir esconder essas figuras controversas em troca de histórias edificantes sobre o feriado, alguns vilões se destacam em produções que se passam durante as festas de final de ano. As narrativas colocam as árvores de Natal de lado e dão destaque a cenas de pancadaria, violência gratuita e troca de farpas.

A descrição acima poderia até descrever os festejos de famílias brasileiras após o cisma que se instaurou com a polarização do país nas eleições de 2018. Ela, contudo, se refere a alguns clássicos que mostram que 25 de dezembro não é necessariamente uma noite feliz --e muito mais traumática do que ganhar um pacote de meias no amigo oculto.

DIVULGAÇÃO/2OTH CENTURY FOX/

Alan Rickman interpreta o vilão de Duro de Matar

Hans Gruber

Há uma discussão interminável nas redes sociais se Duro de Matar (1988) poderia ser um clássico natalino tão inegável quanto A Felicidade Não Se Compra (1946). O filme traz Bruce Willis numa versão brutal de Papai Noel, descendo uma chaminé e surpreendendo o vilão Hans Gruber (Alan Rickman) ao saltar de um duto de ar.

Entre um tiroteio e outro, a narrativa atravessa pisca-piscas, guirlandas e conta até mesmo com a Ode à Alegria, de Friedrich Schiller (1759-1805), em sua trilha sonora. A música para os norte-americanos tem um peso tão grande quanto Então É Natal, de Simone, para os brasileiros. Afinal, então é natal e o que você fez?

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS

Stripe é o líder dos seres mágicos de Os Gremlins 

Stripe

A regra de que os fofos mogwais não podem se alimentar depois da meia-noite seria praticamente impossível nas reuniões de 24 de dezembro no Brasil. A tradição manda que as famílias esperem até a o primeiro minuto do Natal para então atacar a mesa posta, gostando-se ou não de passas. Ou seja, seria um prato cheio para a criação de criaturas diabólicas.

EOs Gremlins (1984), os seres mágicos são comandados por Stripe, que aterroriza a fictícia cidade de Kingston Falls. Eles se juntam em perversos corais, atacam idosas indefesas e tentam a todo jeito se esconder da luz do sol, que pode ser fatal --talvez eles estejam por trás do fim do horário de verão para atacar as metrópoles brasileiras antes das 19h. 

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS

Oswald Cobblepot, o Pinguim (Danny DeVito) 

Pinguim

Oswald Cobblepot (Danny DeVito) tem uma trajetória mais parecida com Moisés do que com Jesus, já que é abandonado dentro de um cesto no principal rio de Gotham City. Ele volta para destruir o natal com ajuda de seus pinguins em Batman: O Retorno (1992), mas é detido pelo homem-morcego de Michael Keaton e a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer).

Uma revisão histórica mais apropriada, levada a ferro e fogo por especialistas do Twitter, mostra que Batman é o verdadeiro vilão da noite de Natal. Como o milionário Bruce Wayne, ele explora a cidade e aumenta a desigualdade com o ethos capitalista. O Pinguim seria apenas um bode expiatório.

DIVULGAÇÃO/20TH CENTURY FOX

Jim (Anthony Michael Hall): vilão de Tim Burton

Jim

As mãos de tesoura de Edward (Johnny Depp) assustam mais os moradores de um dos subúrbios estadunidenses do que a falta de caráter do bonitão Jim (Anthony Michael Hall). Decidida a integrar o rapaz excêntrico à comunidade, Peg (Dianne Wiest) promove uma festa de Natal para mostrar o talento do jovem com esculturas de gelo.

Ele, no entanto, machuca sem querer Kim (Winona Ryder) durante mais uma de suas criações. O acidente é suficiente para Jim iniciar uma caça às bruxas, com direito a tochas e tridentes, para eliminar o seu rival pelo coração da garota em Edward Mãos de Tesoura (1990).

divulgação/20TH CENTURY FOX

Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern)

Harry e Marv

Para uma família que foi capaz de deixar um dos filhos em casa ao partir para as férias, dois ladrões baterem à porta da residência já é um sintoma de alívio. Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern) são alvo fácil para Kevin (Macaulay Culkin) em Esqueceram de Mim (1990). Difícil mesmo seria explicar o ocorrido para o Conselho Tutelar.

TUDO SOBRE

Batman

Natal


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.