OLGA E IVANA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) em Aruanas; beijo foi censurado em episódio da série
GABRIEL VAQUER e SABRINA CASTRO
Publicado em 17/5/2023 - 9h43
Atualizado em 19/5/2023 - 11h13
Menos de uma semana depois da censura de um beijo de Helena (Priscila Sztejnman) e Clara (Regiane Alves) em Vai na Fé, a Globo cortou outra cena romântica entre duas mulheres, desta vez em Aruanas. A versão para TV aberta da série do Globoplay omitiu boa parte do beijo entre Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto). A cena foi cortada logo depois de elas encostarem os lábios --no episódio disponível na íntegra no streaming, o beijo dura 10 segundos. A emissora alegou apenas que a edição da série para a TV é diferente da disponibilizada na internet.
Na cena em questão, exibida na terça (16), Olga e Ivona se encontraram numa galeria e se beijaram intensamente, depois de cederem à atração sexual mútua. Elas são ex-namoradas, e a personagem de Elisa Volpatto, uma ativista ambiental, apareceu na segunda temporada justamente para sacudir a vida de Olga. O romance entre elas ficará ainda mais tórrido nos próximos episódios da série.
Mas o beijo exibido na TV aberta não pareceu ardente. Elas encostaram levemente os lábios e, na sequência, a personagem de Camila Pitanga deixou a exposição de arte. Foi um corte brusco, semelhante ao que aconteceu na atual novela das sete --embora, naquele caso, as personagens nem tinham deixado as bocas próximas.
A emissora removeu completamente o beijo entre Clara e Helena no capítulo do último dia 10, apesar de ele estar previsto nos roteiros. Na sequência, manteve parte dos diálogos relacionados ao gesto de carinho. A cena ficou confusa, e os telespectadores logo notaram que faltava algo. Muitos fãs ansiavam pela exibição do beijo. "Clarena", nome dado pelos fãs ao casal, chegou a ficar nos temas mais comentados do Twitter naquela noite.
Em nota, a Globo justificou a censura no capítulo como uma edição de "rotina", que "atende às estratégias de programação ou artísticas". "Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo", ressaltou a emissora.
O Notícias da TV apurou que a cúpula de dramaturgia da Globo está tendo um cuidado especial ao abordar temas LGBTQIA+, especialmente na novela das sete --um claro aceno ao público evangélico. Havia o receio de que o fato de Clara, uma mulher casada, trair o marido com Helena fizesse o casal e a novela serem rejeitados por uma parcela mais conservadora dos telespectadores.
Na noite desta quarta, a emissora finalmente se pronunciou sobre o corte no beijo de Aruanas. "A TV Globo exibe Aruanas 2 em uma edição adaptada à TV aberta. A versão original da obra está disponível no Globoplay", limitou-se a dizer em nota, sem justificar a censura ao romance entre duas mulheres.
Na quinta (18), a atriz Elisa Volpatto, que interpreta Ivona na série, se pronunciou e pediu para que a Globo liberasse cenas de beijo entre sua personagem e Olga. "Hey TV Globo! Deixa as gay se beijar", declarou ela, por meio de stories em seu perfil no Instagram.
Veja parte das cenas entre Camila Pitanga e Elisa Volpatto:
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.