Melhores da TV

Sem concorrentes, Game of Thrones é barbada no Emmy; veja prévia do prêmio

Divulgação/HBO

Isaac Hempstead-Wright na oitava e última temporada de Game of Thrones; série é franca favorita ao Emmy - Divulgação/HBO

Isaac Hempstead-Wright na oitava e última temporada de Game of Thrones; série é franca favorita ao Emmy

JOÃO DA PAZ - Publicado em 31/05/2019, às 05h53

O prazo de elegibilidade para séries disputarem o Emmy deste ano termina nesta sexta (31). Ou seja: dramas e comédias que estrearem a partir de amanhã (1º) só poderão se inscrever para o Oscar da TV de 2020. Isso deixa de fora quatro grandes concorrentes que poderiam destronar Game of Thrones na categoria melhor drama.

As séries The Crown, The Handmaid's Tale, Stranger Things e Westworld terão novas temporadas lançadas em junho ou no segundo semestre. Sendo assim, o drama da HBO é mais do que favorito para levar a principal estatueta da premiação.

O público descobrirá os indicados ao Emmy de 2019 em 16 de julho. Os vencedores serão anunciados em 22 de setembro. Confira abaixo uma prévia detalhada de cada uma das sete principais categorias da cerimônia deste ano:

MELHOR DRAMA

Indicados em 2018 Status em 2019
Game of Thrones (vencedor) Elegível
The Americans Série Finalizada
The Crown Fora da disputa
The Handmaid's Tale Fora da disputa
Stranger Things Fora da disputa
This Is Us Elegível
Westworld Fora da disputa

 

Sem querer querendo, quatro séries refinadas fugiram da última temporada de Game of Thrones: The Crown, Westworld, The Handmaid's Tale e Stranger Things, todas indicadas no ano passado. Mal sabiam elas que o desfecho do drama fantasioso da HBO não seria lá essas coisas... Mesmo assim, GoT deve abocanhar a estatueta nessa categoria.

Se esse quarteto estivesse na disputa, seria uma ameaça de fato a GoT. Para outras séries, só uma indicação já será uma vitória. E olha que há espaço. This Is Us deve repetir a indicação das últimas duas edições. Pose, The Good Fight, Homecoming, Sucession, Bodyguard (vencedora do Globo de Ouro), Killing Eve e até Ozark estão de olho nas vagas disponíveis. Nenhuma com cacife para derrotar Game of Thrones.

MELHOR COMÉDIA

Indicadas em 2018 Status em 2019
The Marvelous Mrs. Maisel (vencedora) Elegível
Atlanta Fora da disputa
Barry Elegível
Blackish Elegível
Curb Your Enthusiasm Fora da disputa
Glow Elegível
Silicon Valley Fora da disputa
Unbreakable Kimmy Schmidt Elegível

 

Assim como melhor drama, a disputa entra as comédias tem tudo para ser uma formalidade. Veep, série da HBO que também chegou ao fim neste ano, é a favorita para ganhar o quarto Emmy na categoria.

Vencedora de 2018, The Marvelous Mrs. Maisel teria chance de repetir o feito, mas a Academia de Televisão americana deve premiar Veep não só pela ótima sétima temporada. A estatueta seria indiretamente também pelo conjunto da obra.

A briga por uma indicação pegará fogo e, sem dúvida, grandes séries vão ficar de fora. A temporada 2018-2019 foi muito rica em comédias estreantes, como a surtada Russian Doll e a reflexiva The Kominsky Method (vencedora do Globo de Ouro). Veteranas como The Good Place, Better Things e Blackish foram bem. Vale ficar de olho nas excelentes Barry e Fleabag.

MELHOR ATRIZ DE DRAMA

Indicadas em 2018 Status em 2019
Claire Foy, por The Crown (vencedora) Fora da disputa
Tatiana Maslany, por Orphan Black Série Finalizada
Elisabeth Moss, por The Handmaid's Tale Fora da disputa
Sandra Oh, por Killing Eve Elegível
Keri Russell, por The Americans Série finalizada
Evan Rachel Wood, por Westworld Fora da disputa

 

Entre as concorrentes do ano passado, somente a fenomenal Sandra Oh (Killing Eve) está elegível para o Emmy deste ano. Ela está com tudo, vencedora do Globo de Ouro em janeiro. Porém, a ex-Grey's Anatomy não larga tão à frente assim.

Quem está no cangote de Sandra é Julia Roberts, pela sua estreia no mundo das séries como protagonista em Homecoming, na Amazon. De resto, as expectativas giram em torno das indicações de Jodie Comer (Killing Eve), Christine Baranksi (The Good Fight) e Emilia Clarke (Game of Thrones). Especialistas apostam em MJ Rodriguez, atriz trans que vive a destemida Blanca Evangelista em Pose.

MELHOR ATOR DE  DRAMA

Indicados em 2018 Status em 2019
Matthew Rhys, por The Americans (vencedor) Série Finalizada
Jason Bateman, por Ozark Elegível
Sterling K. Brown, por This Is Us Elegível
Ed Harris, por Westworld Fora da disputa
Milo Ventimiglia, por This Is Us Elegível
Jeffrey Wright, por Westworld Fora da disputa

 

Metade dos indicados ao Emmy do ano passado podem concorrer neste ano e largam na frente: Sterling K. Brown e Milo Ventimiglia (ambos de This Is Us); Jason Bateman (Ozark). Essa categoria é uma das mais acirradas e promete grandes emoções. Richard Madden (Bodyguard), vencedor do Globo de Ouro, é um forte candidato, assim como o sempre eficiente Bob Odenkirk (Better Call Saul). Há ainda quem arrisque suas fichas em Kit Harington (Game of Thrones). Você faria o mesmo?

MELHOR ATRIZ DE COMÉDIA

Indicadas em 2018 Status em 2019
Rachel Brosnahan, por The Marvelous Mrs. Maisel (vencedora) Elegível
Pamela Adlon, por Better Things Elegível
Allison Janney, por Mom Elegível
Issa Rae, por Insecure Elegível
Tracee Ellis Ross, por Blackish Elegível
Lily Tomlin, por Grace and Frankie Elegível

 

Igual à categoria melhor comédia, a de atriz será protocolar. Aqui tem tudo para ser um dos momentos mais emocionantes do Emmy quando Julia Louis-Dreyfus (Veep) receber sua sexta estatueta da categoria pela atração da HBO --a oitava da carreira. Ela brilhou na temporada final, após superar um câncer de mama. Caso ela não ganhe, será um escândalo.

Para compor a disputa, Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel) é uma aposta certa. Seria legal ver as atrizes Natasha Lyonne (Boneca Russa) e Christina Applegate (Dead to Me) conseguirem merecidas indicações. Pamela Adlon (Better Things), Allison Janney (Mom), Tracee Ellis Ross (Blackish) e Phoebe Waller-Bridge (Fleabag) são nomes candidatos a vagas na categoria.

MELHOR ATOR DE COMÉDIA

Indicados em 2018 Status em 2019
Bill Hader, por Barry (vencedor) Elegível
Anthony Anderson, por Blackish Elegível
Ted Danson, por The Good Place Elegível
Larry David, por Curb Your Enthusiasm Fora da disputa
Donald Glover, por Atlanta Fora da disputa
William H. Macy, por Shameless Elegível

O comediante Bill Hader é adorado pela mídia americana (e com razão). Revelado pelo humorístico Saturday Night Live, o ator dá show em Barry (HBO) e é o franco favorito para ganhar de novo a categoria melhor ator de comédia. Distante dele está Michael Douglas (The Kominsky Method), vencedor do Globo de Ouro.

Dois nomes indicados no ano passado devem retornar: Ted Danson (The Good Place) e Anthony Anderson (Blackish). Nomes famosos podem aparecer por séries novatas, como Don Cheadle (Black Monday) e Jim Carrey (Kidding). Não será surpresa se a Academia homenagear Jim Parsons (The Big Bang Theory) pela última temporada da série. Ele já venceu essa categoria quatro vezes.

Melhor minissérie

A briga mais imprevisível do Emmy de 2019 será pela estatueta de melhor minissérie. Não há nenhuma favorita e todas que buscam uma vaga entre as indicadas podem vencer, sem causar surpresa.

Inéditas no Brasil, Escape at Dannemora (sobre fuga de uma prisão), The Act (sobre uma relação doentia entre mãe e filha) e Fosse/Verdon (sobre a história real do coreógrafo Bob Fosse e a dançarina Gwen Verdon) devem entrar na disputa.

When They See Us, lançada nesta sexta (31) pela Netflix, na data limite para inscrição ao Emmy, tem tudo para conseguir uma indicação. A HBO deverá ser representada pela ótima Sharp Objects; Chernobyl também tem chance. Outras possíveis concorrentes: A Very English Scandal, The Hot Zone e Catch-22.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

O que você mais quer ver no BBB20?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook