Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TORCIDAS ENGAJADAS

Por que as enquetes do BBB20 estão errando feio as porcentagens dos paredões?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com Manu Gavassi e Thelma Assis, que sobreviveram aos paredões do BBB20

Manu Gavassi e Thelma Assis foram duas participantes que contrariam enquetes e permaneceram no BBB20

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 15/4/2020 - 5h37
Atualizado em 15/4/2020 - 8h49

Um dos principais termômetros nas eliminações de realities de confinamento com votação populares, as enquetes não conseguiram identificar as tendências nos últimos paredões do BBB20. Na tentativa de salvar um participante queridinho, fãs apaixonados e engajados votam milhares de vezes no site da Globo, o que causa uma diferença considerável entre as enquetes e o resultado oficial.

Com a ideia de misturar anônimos e celebridades, a atual temporada do Big Brother Brasil virou um fenômeno em todas as redes sociais, com artistas, influenciadores digitais e jogadores de futebol falando sobre o programa para os seus milhões de seguidores.

Esses famosos ajudam a puxar mutirões de votos para salvar os seus favoritos quando estão no paredão. Na disputa entre Manu Gavassi e Felipe Prior, houve uma verdadeira guerra na web, com a participação de celebridades como Bruna Marquezine, Neymar e Anitta. Resultado: o paredão bateu recorde e recebeu 1,5 bilhão de votos. E as enquetes erraram as previsões.

Os questionários apontavam que Manu Gavassi deixaria a disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão com mais de 55%. No entanto, o resultado oficial foi o oposto: Prior saiu do BBB20 com 56,73% dos votos, enquanto Manu foi escolhida por 42,51% dos internautas.

Na última eliminação do reality, na terça-feira (14), Gizelly Bicalho deixou a casa com 54,79% de rejeição. As enquetes indicaram a saída da advogada, mas não mostraram que Babu Santana estava ameaçado. Enquanto nos questionários o ator tinha aproximadamente 15% dos votos, no resultado final ele ficou com 41,33% das escolhas.

Essas diferenças consideráveis nas porcentagens também aconteceram nas eliminações de Marcela Mc Gowan, Gabi Martins e Pyong Lee, três participantes que têm fãs engajados nas redes sociais. Os questionários são vistos como distrações pelas torcidas, que defendem que o foco deve ser total na plataforma oficial do Grupo Globo.

Em paredões que os confinados com grandes fã-clubes não estavam ameaçados, as enquetes de sites como Notícias da TV, UOL, Folha de S.Paulo e Extra foram precisas tanto no resultado quanto nas porcentagens.

Enquetes x resultados oficiais no BBB20 

Um levantamento realizado pela reportagem demonstra que as pesquisas conseguiram apontar corretamente sete dos 14 paredões do BBB20. Em outras quatro berlindas, houve um acerto no resultado, mas as porcentagens estavam totalmente equivocadas; em outras três eliminações, as enquetes erraram quem seria o eliminado.

Os questionários não possuem resultado científico, apenas retratam uma tendência de parte dos telespectadores do Big Brother Brasil 20. Veja abaixo quem foram os eliminados em cada um dos paredões e saiba quando as pesquisas falharam:

1º - Lucas Chumbo - acerto.

2º - Petrix Barbosa - acerto.

3º - Hadson Nery - acerto.

4º - Lucas Gallina - acerto.

5º- Bianca Andrade - acerto. Mas houve um erro no apontamento da segunda colocação, que foi de Felipe Prior, e não de Flayslane Raiane.

6º - Guilherme Napolitano - erro. A maioria das enquetes apontava a saída de Pyong. A pesquisa do UOL era a única que colocava os dois participantes em uma disputa de "igual para igual", mas o modelo saiu com uma ampla diferença do adversário.

7º - Victor Hugo Teixeira - acerto.

8º - Pyong Lee - acerto no resultado, mas erro na porcentagem. Os questionários indicavam que o hipnólogo teria mais de 60% de rejeição, mas ele saiu com apenas 51,70% dos votos e teve uma diferença pequena para Babu Santana, escolhido por 47,71% dos votantes.

9º - Daniel Lenhardt - acerto.

10º - Felipe Prior - erro. As enquetes mostravam que Manu Gavassi deixaria a disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão com mais de 55%, mas quem foi embora do jogo foi Felipe Prior, com 56,76% dos votos.

11º - Gabi Martins - acerto no resultado, mas erro na porcentagem. Os questionários indicavam que a disputa entre a cantora e Thelma Martins seria apertada, mas Gabi foi eliminada com 59,61% dos votos; a anestesiologista teve apenas 36,28%.

12º - Marcela Mc Gowan - acerto no resultado, mas erro na porcentagem. As pesquisas sobre o reality da Globo apontavam que a médica sairia da casa com mais de 60% de rejeição, mas a disputa contra Flayslane Raiane foi a mais acirrada da temporada: 49,76% x 49,18%.

13º - Flayslane Raiane - erro. As enquetes indicavam a eliminação de Thelma Assis, mas quem deixou a casa foi a cantora paraibana, com mais de 63% dos votos.

14º - Gizelly Bicalho - acerto no resultado, mas erro na porcentagem. Os questionários apontavam que a capixaba sairia do jogo com mais de 70% dos votos, com Babu Santana e Mari Gonzalez longe de qualquer ameaça. No entanto, a advogada teve "apenas" 54,79% de rejeição, enquanto o ator foi escolhido por 41,33% dos internautas.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos sobre o Big Brother Brasil e também revelações exclusivas de novelas!


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.