INSTINTO MATERNO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Juliana Paes interpretou Maria Marruá no remake de Pantanal; exemplo de mãe-onça nas novelas
A dramaturgia está repleta de exemplos de mulheres que fazem de tudo para proteger os filhos e criá-los da melhor maneira possível. Em alguns casos, o instinto materno é tão forte que é capaz de transformar a mãe em uma verdadeira onça, seja em sentido figurado ou até mesmo literal --tal qual Maria Marruá (Juliana Paes) em Pantanal.
Na adaptação de Bruno Luperi da história criada pelo avô, Benedito Ruy Barbosa, a mulher de Gil (Enrique Diaz) sofreu a dor de enterrar três filhos. Por isso, a posseira se revoltou quando engravidou novamente e temeu o destino trágico de mais um rebento.
Após o parto, Maria abandonou Juma (vivida na segunda fase por Alanis Guillen) em uma canoa no rio. No entanto, ela se arrependeu e virou onça para resgatar a bebê e protegê-la de uma sucuri.
Para comemorar o Dia das Mães neste domingo (8), o Notícias da TV preparou uma lista com personagens que marcaram a história da televisão e agora inspiram e representam muitas mulheres que se desdobram e superam muitas dificuldades para proporcionar o melhor para os herdeiros.
Relembre sete mãezonas da ficção:
João Cotta/TV Globo
Lurdes (Regina Casé) reuniu família na trama
Regina Casé conquistou o público como Lurdes em Amor de Mãe (2019). Mãe de Érica (Nanda Costa), Magno (Juliano Cazarré), Ryan (Thiago Martins) e Camila (Jéssica Ellen), a nordestina passou a vida toda em busca de Domênico, que havia sido vendido pelo marido. Batalhadora, a babá deu duro para criar os filhos e ficava uma fera quando alguém fazia mal para eles. No final da novela de Manuela Dias, a protagonista descobriu que Danilo (Chay Suede) era seu filho perdido e finalmente conseguiu reunir toda a família.
REPRODUÇÃO/tV GLOBO
Carolina Dieckmann e Susana Vieira na novela
Em Senhora do Destino (2004), Maria do Carmo (Susana Vieira) teve a recém-nascida Lindalva roubada por Nazaré (Renata Sorrah) quando chegou ao Rio de Janeiro com os cinco filhos. Na segunda fase da novela de Aguinaldo Silva, a menina tinha sido batizada como Isabel (Carolina Dieckmann) e criada pela vilã. Já Maria sustentou Reginaldo (Eduardo Moscovis), Leandro (Leonardo Vieira), Viriato (Marcello Antony) e Plínio (Dado Dolabella) com muito esforço e dedicação, sem nunca se esquecer da caçula perdida. A nordestina deu a volta por cima e reencontrou a herdeira perdida no final da história.
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Helenas de Maneco fizeram de tudo pelas filhas
Duas protagonistas criadas por Manoel Carlos serviram como prova de que uma mãe é capaz de fazer tudo para ver o filho feliz. Em Por Amor (1997), Helena (Regina Duarte) engravidou na mesma época que a herdeira. Mas Eduarda (Gabriela Duarte) deu à luz um bebê que morreu logo após o parto. Para evitar o sofrimento da jovem, Helena trocou seu bebê saudável pelo da filha e guardou esse segredo durante anos.
Já em Laços de Família (2000), Helena (Vera Fischer) chocou ao engatar um romance com um homem mais jovem, Edu (Reynaldo Gianecchini). Mesmo apaixonada pelo estudante, a esteticista abriu mão de seus sentimentos para que o rapaz pudesse se envolver com a filha dela, Camila (Carolina Dieckmann). Além disso, a protagonista ainda engravidou de Pedro (José Mayer) para salvar a caçula, que tinha leucemia na trama.
Estevam Avellar/TV GLOBO
Griselda (Lilia Cabral) ralou para criar filhos
Após o desaparecimento de Pereirinha (José Mayer) em Fina Estampa (2011), Griselda (Lilia Cabral) abriu mão da vaidade e arregaçou as mangas para trabalhar como marido de aluguel, ganhando o apelido de Pereirão. Dessa forma, ela conseguiu criar Quinzé (Malvino Salvador), Amália (Sophie Charlotte) e Antenor (Caio Castro). A profissão e aparência da mãe, no entanto, eram motivo de vergonha para o estudante de Medicina, que só se acertou com a faz-tudo depois que ela ganhou na loteria e tomou um banho de loja. A protagonista também enfrentava tudo e todos para defender os filhos.
Raquel Cunha/TV GLOBO
Família Lemos na versão da novela de 2019
Típica matriarca bondosa e batalhadora, Lola foi interpretada por Gloria Pires na versão mais recente de Éramos Seis --exibida pela Globo em 2019. Casada com Júlio (Antonio Calloni), a doceira criou Isabel (Giullia Buscacio), Carlos (Danilo Mesquita), Alfredo (Nicolas Prattes) e Julinho (André Luiz Frambach) com todo o amor e cuidado. Ela ainda sofreu muito com a morte do marido e do primogênito e se preocupou com os caminhos trilhados pelos rebentos.
Após muitos percalços ao longo da trama, a protagonista finalmente teve um final feliz com Afonso (Cássio Gabus Mendes) na adaptação de Angela Chaves. O romance escrito por Maria José Dupré (1898-1984) já foi adaptado outras quatro vezes para a TV: pela Record em 1958; na TV Tupi em 1967 e em 1977; e no SBT em 1994.
DIVULGAÇÃO/Downtown Filmes
Hermínia (Paulo Gustavo) com filhos
Paulo Gustavo (1978-2021) homenageou a própria mãe, Déa Lúcia, ao criar a personagem que arrebatou o coração dos brasileiros na franquia Minha Mãe É uma Peça. Hermínia arrancou muitas risadas (e algumas lágrimas) do público com o jeito espalhafatoso de tratar Juliano (Rodrigo Pandolfo), Marcelina (Mariana Xavier) e Garib (Bruno Bebianno). Apesar das frequentes broncas, a dona de casa fazia de tudo para ver os filhos felizes e encaminhados na vida.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com novidades sobre novelas, celebridades, reality show e muito mais!
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Amor de Mãe
Fina Estampa
Laços de Família
Minha Mãe É Uma Peça
Por Amor
Senhora do Destino
Éramos Seis
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.