Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEU O QUE FALAR

De críticas a pedido de casamento: O ano de altos e baixos de Ana Maria Braga

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Maria Braga de terno verde limão, expressão séria, em estúdio do Mais Você

Ana Maria Braga no aniversário do Mais Você; apresentadora deu ar de renovação a seu programa em 2021

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/12/2021 - 6h35

Ana Maria Braga teve um 2021 muito atípico. Foi o primeiro ano completo, desde a década de 1990, em que ela trabalhou sem o fiel escudeiro, o Louro José (interpretado pelo ator Tom Veiga, morto em novembro de 2020) ao seu lado. A apresentadora também encarou dificuldades de saúde e críticas a seus comentários, mas com a ajuda de novos parceiros retomou o comando do Mais Você e deu um ar de renovação ao programa.

O Louro continua aparecendo várias vezes no Mais Você em vídeos antigos de receitas --atualmente, a maioria das edições do programa não exibe a apresentadora cozinhando ao vivo, mas reprisa momentos dos últimos 20 anos em que Ana Maria ensinou receitas aos telespectadores. 

Agora, ela dá mais espaço às interações com seus novos parceiros. Com Juliane Massaoka, testa desafios e dicas que viralizam em redes sociais; com Gil do Vigor, fala sobre economia e finanças pessoais; e, com os jornalistas esportivos, conversa sobre as novidades de diferentes modalidades. Até pedido de casamento já aconteceu ao vivo. 

Em meio a tudo isso, Ana Maria se recuperou de Covid-19, de catarata, de uma queda que havia sofrido em casa e de comentários que tinha feito e que repercutiram mal nas redes sociais. A apresentadora foi bastante criticada e chegou a se desculpar ao vivo.

Relembre momentos marcantes do ano de altos e baixos de Ana Maria Braga:

reprodução/TV globo

Ju Massaoka e Ana Maria no Feed da Ana

Feed da Ana

Um dos maiores êxitos no Mais Você em 2021 foi o Feed da Ana, no qual a repórter Juliane Massaoka apresenta histórias de pessoas que viralizaram nas redes sociais e traz para o estúdio algumas brincadeiras, desafios e dicas de cozinha para Ana Maria testar.

A apresentadora diverte o público durante o quadro descontraído: já usou chifres, dançou hits do TikTok, fritou bife em torradeira, chupou manga e até descascou mandioca (e fez piadas de duplo sentido).

reprodução/TV globo

Gil do Vigor foi contratado para o Mais Você

BBB no Mais Você

De janeiro a maio, os telespectadores do BBB21 e do Mais Você esperaram com afinco por um momento da semana: a entrevista de Ana Maria Braga com o eliminado da vez do reality show. A loira sempre levantava a audiência do programa ao bater um papo com quem havia saído do BBB. Muitas pessoas foram confrontadas por suas atitudes pela apresentadora, que não passava pano --que o digam Karol Conká, Nego Di e Lumena Aleluia.

Com Carla Diaz, ela foi até criticada por pegar pesado demais e não dar o mesmo tratamento que tinha concedido a Arthur Picoli (com quem a atriz havia ficado no confinamento). Elogiada ou criticada, a entrevista com os eliminados nunca tinha repercutido tanto.

Um participante do BBB21, aliás, estabeleceu um forte elo com a loira. Gil do Vigor se tornou comentarista do Mais Você no quadro Tá Lascado, em que dá dicas básicas de finanças ao telespectador. Fica claro o carinho que Ana Maria Braga tem por seu novo colega de trabalho. 

reprodução/TV globo

Ana deixou Oliveira encabulado no Mais Você

Esporte no Mais Você

Às segundas-feiras, Ana Maria passou a receber em seu novo estúdio jornalistas esportivos para comentarem as últimas rodadas de campeonatos de futebol ou as novidades dos Jogos Olímpicos. Em geral, quem faz esse serviço é Felipe Andreoli, que tem boa química com a apresentadora e torna o momento descontraído, um acerto do programa. 

Mas quem roubou a cena foi Thiago Oliveira. Ao substituir o titular nas notícias esportivas, o apresentador ganhou uma surpresa: foi xavecado ao vivo por Ana Maria Braga, que disse o considerar muito bonito e afirmou que até o pediria em casamento se fosse mais jovem. O momento instantaneamente virou meme na internet. 

reprodução/TV globo

Ana Maria foi criticada por falar de Marília Mendonça

Críticas e desculpas

Mas nem tudo foi acerto no desempenho de Ana Maria Braga no Mais Você. Além da interação com os parceiros e da diversão nos novos quadros, ela faz eventuais comentários sérios, e alguns deles foram equivocados. Em setembro, por exemplo, ela disse que estava com "inveja branca" de um repórter --a expressão é considerada racista. A falha foi muito criticada, e no dia seguinte a apresentadora deu razão aos críticos e se retratou. 

"Pessoas que têm um RG mais antigo, como o meu, às vezes usam algumas expressões que fizeram parte de um outro mundo, um outro momento. Eu faço questão de voltar aqui e pedir desculpas porque eu vejo uma oportunidade para todos nós de aprendizado, para que sumam esses vícios de linguagem", declarou. 

A apresentadora também foi criticada por um comentário que fez sobre o peso de Marília Mendonça (1995-2021) e por mostrar um repórter branco vestido como "japonês" no Mais Você, prática conhecida como yellowface.

reprodução/TV Globo

Ana Maria após sofrer queda em sua casa

Problemas de saúde e substituições

Ana Maria Braga teve de se ausentar do Mais Você em algumas ocasiões neste ano por motivos de saúde. Ela teve Covid-19 em julho, sem sintomas graves, e ficou afastada durante duas semanas. Ao retornar, exaltou a importância da vacina, que lhe fez passar tranquilamente pela doença. 

A apresentadora também operou de catarata em setembro e foi afastada às pressas em novembro após uma queda em casa. Nestes períodos, a loira foi substituída por Fabrício Battaglini e Talitha Morete, que comandaram o Mais Você com a intimidade de quem já é de casa.

A apresentadora, no entanto, fez questão de retornar ao trabalho assim que possível em todas as vezes, mostrando que está firme e forte em seu posto e sem qualquer vontade de se aposentar em 2022.


Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Web Stories

+
A Favorita: Veja 7 atores da novela que sumiram da GloboPão Pão, Beijo Beijo chega no Viva 39 anos depois: Quais atores já morreram?Resumo de Pantanal: Madeleine sofre tragédia, e Bruaca se choca com podridão do maridoGkay já fez harmonização facial? Veja antes e depois da influenciadoraNovela Pantanal: Descubra quem é Guito, o ator que interpreta Tibério na trama

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas