'INVEJA BRANCA'
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ana Maria Braga no Mais Você desta quinta (23); apresentadora se desculpou por expressão racista
Após revoltar internautas por usar um termo racista no Mais Você de quarta-feira (22), Ana Maria Braga usou o último bloco do programa desta quinta (23) para se desculpar por ter falado em "inveja branca". A apresentadora agradeceu os alertas do público. "Uma oportunidade de aprendizado", disse ela.
"Eu fiz um comentário sobre inveja, e teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e quero agradecer porque eu vi que as pessoas tem razão", começou a loira, ao voltar do último intervalo.
"Pessoas que têm um R.G. mais antigo, como meu, às vezes usam algumas expressões que fizeram parte de um outro mundo, um outro momento", se justificou a apresentadora de 72 anos.
Eu faço questão de voltar aqui e pedir desculpas porque eu vejo uma oportunidade para todos nós de aprendizado para que sumam esses vícios de linguagem.
"Peço desculpas novamente, não se repetirá", prometeu a funcionária da Globo. No programa de quarta-feira, a loira conversava com o repórter Fabrício Battaglini e disparou que sentia "inveja branca" do colega por ele estar em um belo lugar.
A falha de Ana Maria aconteceu quando ela celebrava o início da primavera. Por causa da data, Battaglini foi enviado para Cerquilho, no interior de São Paulo, para mostrar uma plantação de girassóis.
"Fabrício do céu. Você sabe que tem alguns momentos. Não são todos. Quando vocês passam perrengue não. Mas tem alguns momentos. Eu fui repórter de rua durante muitos anos e morro de inveja. Inveja boa, inveja branca de poder estar aí, por exemplo, onde você está. Você estava aqui ontem e eu continuo aqui hoje (risos)", disse ela.
O termo "inveja branca" é racista pois a cor branca é utilizada para amenizar um sentimento negativo, como se apenas o branco remetesse a coisas boas.
Ver essa foto no Instagram
Confira a repercussão após o pedido de desculpas de Ana Maria:
ana maria braga pedindo desculpas pela fala, é sobre isso, reconhecer seus erros e não repetir mais!
— ً (@rezandemendes) September 23, 2021
@ANAMARIABRAGA Não é vício de linguagem. É racismo mesmo. A emenda saiu pior que o soneto.
— Pedro Rodrigues Gomes (@PoetaPedroGomes) September 23, 2021
#MaisVocê Ana Maria Braga pedindo desculpas sobre comentário racista que fez ontem, será que ela não tem internet em casa pra saber que os tempos são outros agora? Isso ela havia falado com o @iRodolffo naquele episódio com o João...
— Ronaldo Neres🇧🇷🏁 (@SilvaNeres76) September 23, 2021
Esse pedido de desculpas da NaMaria refere-se ao comentário que ela fez sobre inveja e usou a expressão - errada: “inveja branca”. Na hora da fala eu lembrei tbem, vale alertar @ANAMARIABRAGA qdo falar sobre gays não usar “opção sexual” e sim ORIENTAÇÃO. #MaisVoce 😉💙
— Vai vai malvadão 🐅 (@edelsonhames) September 23, 2021
#maisvoce@ANAMARIABRAGA é preciso enegrecer o programa. Se na equipe tivesse mais protagonismo da negritude esses equívocos seriam evitados. Isso é ser antirracista.
— 𝙁𝙧𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙇𝙂𝘽𝙏𝙄𝘼+ 𝙍𝙅🏳️🌈🌈🇧🇷 (@frentelgbtiarj) September 23, 2021
Boa @ANAMARIABRAGA, reconhecer vícios de linguagem racistas e, principalmente, expurgar essas expressões de seu vocabulário, é uma forma de evoluir como pessoa. 👏 #MaisVoce
— Lacerda (@brancowiski) September 23, 2021
Ana Maria Braga é uma mulher grandiosa. Ela não tem medo de se desculpar e de aprender. Ela sabe reconhecer seus erros. Minha admiração eterna. #MaisVoce
— Alex 🏳️🌈 (@_Allex_) September 23, 2021
A Ana Maria Braga pediu humildemente desculpas a comunidade negra,por ter falado alguma coisa sobre inveja,q veio a ofender pessoas negras 👏👏👏👏👏👏👏👏👏 #MaisVoce
— Bikelly (@BarbosaEdnildo) September 23, 2021
Ana Maria Braga pedindo descupas pela frase racista dita ontem. Muito válido e real seus argumentos. #MaisVoce
— ℕ𝕒𝕟𝕕𝕠𝔸𝕣𝕒𝕦𝕛𝕠 (@nandoaraujoo) September 23, 2021
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.