Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROGRAMAÇÃO FANTASMA

Dez anos depois, vinheta de Carnaval mostra Globo que já não existe mais

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O cantor Arlindo Cruz e o apresentador Luciano Huck na vinheta Samba da Globalização de 2012, da Globo, com um telão ao fundo que mostra o Programa do Jô e As Aventuras de Didi

Arlindo Cruz e Luciano Huck na vinheta Samba da Globalização de 2012 na emissora

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 18/12/2021 - 6h25

Quase dez anos depois, a vinheta de Carnaval de 2012 da Globo destaca uma programação que já não existe mais. Cantado por Arlindo Cruz, o Samba da Globalização foi parar nas redes sociais nos últimos dias e causou nostalgia nos telespectadores que se lembram de uma época com várias atrações e até apresentadores marcantes que viraram fantasmas da TV.

O jingle composto por Cruz em parceria com Hélio de La Peña, Mu Chebabi e Franco Lattari (1952-2007) --responsável pelo tema Globeleza-- teve edições entre 2008 e 2012. A vinheta foi encomendada pela Globo para envolver e promover toda a programação da casa e também avisar aos telespectadores que o Carnaval se aproximava.

A versão de dez anos atrás foi a última e contou com vários apresentadores que deixaram a emissora, como Fausto Silva, Tiago Leifert e Zeca Camargo. Além disso, o vídeo mostra que a maioria dos programas também saiu da grade, casos de A Grande Família (2001-2014), Esquenta! (2011-2017) e Globo Mar (2010-2013).

No Jornalismo, a gravação mostra um Bom Dia Brasil com Chico Pinheiro e Renata Vasconcellos; o Jornal Nacional com William Bonner e Patrícia Poeta; Jornal Hoje com Evaristo Costa e Sandra Annenberg; e um Fantástico com Zeca Camargo, Tadeu Schmidt e Renata Ceribelli.

Atualmente, Pinheiro divide a bancada do telejornal matinal com Ana Paula Araujo; Renata é a colega de Bonner; Patrícia migrou para o Entretenimento da emissora, onde virou apresentadora do É de Casa e substituta eventual de Ana Maria Braga e Fátima Bernardes.

Costa e Camargo deixaram a Globo; Sandra está no Globo Repórter ao lado de Gloria Maria e também em reprises do Como Será; Tadeu Schmidt saiu da revista eletrônica neste ano para apresentar o Big Brother Brasil em 2022, e Renata segue apenas como repórter do Fantástico --que atualmente é apresentado por Poliana Abritta e Maria Júlia Coutinho.

Outros programas que aparecem no vídeo e foram extintos: Zorra Total (1999-2015) --que virou Zorra (2015-2020), mas já acabou também; Estrelas (2006-2018);  Casseta & Planeta, Urgente! (1992-2010); Programa do Jô (2000-2016). Amor & Sexo (2009-2018); As Aventuras de Didi (2010-2013); TV Xuxa (2005-2014) e Tapas & Beijos (2011-2015).

Além destes, houve ainda a descontinuidade da TV Globinho (2000-2015), o Globo Cidadania (2011-2014), o Vídeo Show (1983-2019) e o Domingão do Faustão (1989-2021)--que virou Domingão com Huck.

Com a saída de Luciano Huck do Caldeirão do Huck para assumir os domingos, o programa de sábado passou a se chamar apenas Caldeirão e tem Marcos Mion como titular nos dias de hoje. 

Das 31 atrações citadas na vinheta de Carnaval, com exceção das novelas e da Central da Copa, que é exibida de quatro em quatro anos, 17 não existem mais na programação. 

Confira a letra do Samba da Globalização: 

"Uma Grande Família assim vira Zorra Total quando rola um auê
Da novela e o Jornal Nacional, Vale a Pena Ver de Novo no Globo Rural
O Radar guia a Globo no Mar, e as Estrelas vão dar um Bom Dia Brasil
É Fantástico ver o Faustão, o Jô e o Didi juntos num Caldeirão
Com Casseta & Planeta!

Da TV Xuxa até Altas Horas, Esquenta o ar
Cidadania na Globo e o Esporte é Espetacular
Do Jornal Hoje, da Globo à Notícia, Profissão Repórter chegando na frente
Amor & Sexo com Tapas & Beijos, nossa Tela é Quente

Mas quem te viu, só te vê Globinho com o coração
Minisséries dão no Vídeo um Show de talento e emoção
Globo Repórter é BBBeleza e pra ser Mais Você é muita Malhação
É o Futebol na Central da Copa batendo um bolão (é Globeleza!)

Não é mole não, meu irmão, não é mole, não! (é Carnaval!)
O povo escolheu a Globo, isso é globalização

Plim plim!"

Assista ao vídeo da vinheta de Carnaval de 2012: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.