44 ESTATUETAS
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Olivia Colman e Tobias Menzies em The Crown, série que impulsionou a Netflix no Emmy 2021
A Netflix saiu como a grande vencedora do Emmy 2021. Impulsionada por The Crown nas categorias principais e O Gambito da Rainha na disputa dos prêmios técnicos, a plataforma terminou a noite com 44 estatuetas. Com o resultado, a empresa fechou a noite com mais conquistas do que quatro de suas principais rivais no mercado de streaming somadas.
-> Vencedores do Emmy 2021:Confira a lista completa de ganhadores do Oscar da TV
A HBO/HBO Max, principal concorrente da Netflix na cerimônia nos últimos anos, foi a segunda colocada e ficou com 19 estatuetas, 11 a menos do que havia conquistado no ano passado. Já o serviço que produz The Crown teve um salto de 21 para 44.
O Disney+ (14 prêmios) e a Apple TV+ (10 prêmios), que apareceram na sequência, também não foram páreo para a gigante de streaming. O Prime Video não ganhou nenhum Emmy neste ano.
Além dos prêmios técnicos, a quarta temporada de The Crown foi vencedora nas sete principais categorias de drama e não deu chance para as rivais. A produção faturou as estatuetas de roteiro, direção e melhor série.
O elenco teve Gillian Anderson e Tobias Menzies reconhecidos como melhor atriz e ator coadjuvante. E a história sobre a família real inglesa ainda teve Olivia Colman e Josh O'Connor como melhor atriz e ator.
O Gambito da Rainha, que já havia enfileirado nove prêmios técnicos, também conseguiu conquistar a categoria que era considerada uma das mais disputadas do Emmy 2021, a de melhor série limitada, e Scott Frank foi eleito o melhor roteirista do ano nesse segmento.
A Netflix ainda teve uma vitória um tanto quanto inesperada, com Ewan McGregor escolhido melhor ator por seu papel no drama biográfico Halston, comandado por Ryan Murphy.
Ao todo, o serviço de streaming conquistou 34 prêmios técnicos e outros dez nas principais categorias, um recorde absoluto da empresa. O máximo que a plataforma havia conseguido era dividir a liderança de estatuetas com a HBO em 2018, ano em que as duas companhias saíram com 23 vitórias cada.
Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) September 20, 2021
Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama
Melhor Ator em Série de Drama
Melhor Atriz em Série de Drama
Melhor Direção em Série de Drama
Melhor Roteiro em Série de Drama
Melhor Série de Drama
❤️✨❤️
Neste ano, os destaques da HBO foram Hacks, que dividiu com Ted Lasso (da Apple TV+) os principais prêmios em séries de comédia; Mare of Easttown, que consagrou Julianne Nicholson (atriz coadjuvante), Evan Peters (ator coadjuvante) e a protagonista Kate Winslet (atriz); e I May Destroy You, reconhecida como melhor roteiro pelo trabalho de Michaela Cole.
The Mandalorian e WandaVision, do Disney+, saíram de mãos abanando nas categorias principais, enquanto o musical Hamilton ganhou como melhor especial de variedade gravado. Apesar disso, o streaming do Mickey teve um salto de oito para 14 estatuetas totais de um ano para o outro.
Por causa do sucesso de Ted Lasso, o Apple TV+ também teve motivos para comemorar. Já o Prime Video, da Amazon, foi totalmente esquecido e não emplacou nenhuma de suas produções na lista de ganhadores em 2021.
DIVULGAÇÃO/DISNEY+
Elizabeth Olsen em WandaVision, dos Disney+
A HBO e a HBO Max lideraram o total de indicações no Emmy 2021, com um total de 130, seguido pela Netflix, com 129, e Disney+, com 71. Na disputa por produções, The Crown e The Mandalorian empataram, com 24 cada --a série sobre a família real faturou 11, enquanto a do universo Star Wars ganhou sete (todas técnicas).
WandaVision recebeu 23 indicações, mas saiu vencedora apenas em três técnicas. Já The Handmaid's Tale foi a maior decepção: apesar de ter 21 possibilidades de vencer o prêmio, não levou nada.
Veja abaixo a quantidades de estatuetas de cada um dos vencedores por plataforma/rede de televisão:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Apple TV+
Disney+
Emmy
HBO
Max
Netflix
O Gambito da Rainha
Olivia Colman
Prime Video
Séries da Netflix
Ted Lasso
The Crown
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.