Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARCA IMPORTANTE

Fenômeno, O Gambito da Rainha vira minissérie mais vista da Netflix

Divulgação/Netflix

Anya Taylor-Joy joga xadrez contra adversário em cena de O Gambito da Rainha

Anya Taylor-Joy como a protagonista Beth de O Gambito da Rainha; minissérie bateu recorde na Netflix

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/11/2020 - 14h56

O Gambito da Rainha (2020) fez história após seu lançamento na Netflix ao ser vista por 62 milhões de pessoas nos primeiros 28 dias e atingir a marca de minissérie mais popular na história do serviço. Quem revelou a informação foi Peter Friedlander, vice-presidente de séries originais da plataforma, em uma publicação feita em seu blog.

"Três anos atrás, quando Scott Frank [Godless] me abordou com a ideia de adaptar O Gambito da Rainha --livro escrito em 1983 por Walter Trevis sobre uma jovem prodígio do xadrez-- nós sentimos que era uma história convincente. Beth é uma oprimida que enfrenta vício, perda e abandono. Seu sucesso --contra todas as probabilidades-- fala sobre a importância da perserverança, família e encontrar a si mesmo", escreveu Friedlander.

O executivo ainda elogiou a performance de Anya Taylor-Joy, protagonista da adaptação, e mostrou surpresa ao notar o grande sucesso global que se tornou a produção.

"Acho que ninguém de nós poderia prever que O Gambito da Rainha --e a extraordinária Anya Taylor-Joy-- se tornariam o fenômeno que viraram, ou a nossa maior minissérie na história", concluiu.

Ainda segundo Friedlander, O Gambito da Rainha foi a produção mais vista em 63 países, incluindo Argentina, Reino Unido e África do Sul --o que comprova o sucesso em várias regiões do mundo. A produção também se manteve na lista dos top 10 em outros 92 territórios.

A Netflix modificou o formato para fazer a medição de audiência de suas produções. Segundo a gigante do streaming, basta a pessoa ver dois minutos de um filme ou série para ser computado como um espectador. Isso não significa, portanto, que O Gambito foi assistida completa por 63 milhões de pessoas.

Influência fora das telinhas

A influência de O Gambito da Rainha não trouxe bons números apenas para sua empresa-mãe. O livro de Walter Trevis retornou à lista dos mais vendidos do The New York Times 37 anos após o seu lançamento.

A modalidade também se beneficiou do sucesso da trama. Segundo a Federação Internacional de Xadrez, o interesse pelo esporte aumentou significativamente. Em sua publicação, Friedlander cita que a procura no Google pelo termo "como jogar xadrez" quase dobrou.

O eBay afirma que a procura por tabuleiros de xadrez aumentou em 250% No caso da empresa de jogos Goliath Games, a diretora de marketing Mary Higbe informou ao NPR que suas vendas subiram 170%.

Assista abaixo ao trailer de O Gambito da Rainha:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.