MÉDICO PRA TODO GOSTO
Divulgação/ABC
Ellen Pompeo em Grey's Anatomy e Freddie Highmore em The Good Doctor; qual série faz mais o seu estilo?
JOÃO DA PAZ
Publicado em 17/4/2019 - 5h48
O público brasileiro que é fã de séries ambientadas em hospitais não tem do que reclamar. Todos os cinco maiores sucessos do gênero da TV americana estão disponíveis em serviços tupiniquins. A mais "novinha" do quinteto é New Amsterdam, que chega nesta quarta (17) ao canal Fox Life. Com tantas opções assim, de Grey's Anatomy a The Good Doctor, passando por Chicago Med e The Resident, qual delas é a sua cara?
divulgação/nbc
George Wyne faz um paciente atendido pelo personagem de Ryan Eggold em New Amsterdam
Novidade do gênero no Brasil, New Amsterdam é essencialmente antinovelesca, sem firulas. Há romances e intrigas, padrões de qualquer história, mas o que move a série é o realismo. A série narra a rotina do hospital público mais antigo dos Estados Unidos (baseado em uma instituição real). Esqueça equipamentos modernos e instalações sofisticadas. O hospital de New Amsterdam enfrenta uma crise financeira e todo o corpo médico está desmotivado.
O protagonista da trama é Ryan Eggold (The Blacklist), que dá vida ao médico Max Goodwin. O doutor é contratado como o chefe do hospital New Amsterdam e implementa uma gestão pé no chão, com o objetivo de acabar com a burocracia.
O choque de realidade de Goodwin permeia toda a temporada de estreia e apresenta grandes momentos. New Amsterdam estreia nesta quarta (17) com episódio duplo a partir das 22h30, no Fox Life. A série tem uma segunda temporada confirmada.
divulgação/abc
Ellen Pompeo e Caroline Clay na 15ª temporada de Grey's Anatomy; paciente igual a médico
A veterana do gênero precisa ser respeitada. Shonda Rhimes, criadora de Grey's Anatomy, faz jus à sua fama de rainha do drama da TV. São 15 temporadas no ar sem perder a mão ao tratar os mais variados dramas possíveis. Tudo, porém, sem o excesso de This Is Us. As problemáticas de Grey's Anatomy são equilibradas, fazem refletir, emocionam no tom certo e provocam reflexões.
Nos mais de 300 capítulos de Grey's Anatomy, já foram abordados temas como alcoolismo, doenças graves, separação, briga por custódia, consentimento sexual... E os dramas não são apenas com os protagonistas. Os pacientes ganham destaque e, muitas vezes, roubam a cena do elenco fixo. É extensa a lista de atores renomados que viveram pacientes no hospital Grey Sloan Memorial e marcaram época.
Novos episódios de Grey's Anatomy, da 15ª temporada, são exibidos pelo Canal Sony toda segunda-feira, às 21h. Na Netflix, estão disponíveis 14 temporadas da série.
divulgação/abc
Christine Horn e Freddie Highmore em The Good Doctor, que emociona com histórias boas
Para quem curte se emocionar com tramas que tocam fundo no coração, The Good Doctor é a escolha certa. O ator Freddie Highmore conquistou telespectadores do mundo todo ao interpretar o autista Shaun Murphy, um talento da Medicina e portador da síndrome de Savant (a pessoa é um gênio, mas apresenta traços de déficit de inteligência). Murphy não mede esforços e supera desafios gigantescos, tudo em prol do próximo.
The Good Doctor é um sucesso por contar uma história triunfante em meio a tantas narrativas negativas, pessimistas e violentas da TV. O médico protagonista comove por sua vontade de fazer o melhor para ajudar a um paciente, mesmo com pessoas ao seu redor duvidando de sua capacidade. A trajetória de Shaun Murphy é inspiradora, uma pessoa que é essencialmente boa.
As duas temporadas de Good Doctor estão disponíveis no Globoplay. A parte final da segunda temporada, com oito episódios, entra no catálogo nesta quarta (17).
divulgação/fox
Rostos familiares dos fãs de séries, Emily VanCamp e Matt Czuchry lideram The Resident
Se por um lado The Good Doctor recebeu elogios pela precisão ao reproduzir um ambiente hospitalar, The Resident (Fox e Fox Play) foi alvo de críticas massacrantes de médicos americanos. A série abre a cortina do lado negativo de um hospital: erros médicos, acobertamento de falhas, certidão de óbito adulterada, falta de ética em cirurgias e interesse financeiro em detrimento do bem-estar do paciente.
The Resident é maquiavélica. Não há limites para evitar que o hospital da série fique com a imagem arranhada. Quem vive sob a filosofia de que os fins justificam os meios tem em The Resident um prato cheio. Para amenizar a imagem de médicos vilões, a dupla de protagonistas é charmosa e se envolve em um romance: o residente Conrad Hawkins (Matt Czuchry, de Good Wife) e a enfermeira Nic Nevin (Emily VanCamp, de Revenge).
Novos episódios da segunda temporada de Resident estreiam toda sexta no Fox Play, o streaming da Fox. Na TV paga, a série pode ser vista no canal Fox Life.
divulgação/NBC
Colin Donnell na quarta temporada de Chicago Med; drama hospitalar é sucesso de audiência
O amante das coisas simples, daquele feijão com arroz bem temperado, se delicia com Chicago Med. O público norte-americano adora a série. Entre os dramas hospitalares, ele é o mais visto da temporada 2018-2019, com a ótima média de 8,33 milhões de telespectadores por episódio. A caraterística mais marcante da trama é não ter uma marca tão distinta.
Prática, Chicago Med e fácil de acompanhar justamente por não tentar reinventar a roda. E acaba sendo uma série hospitalar digna, com tudo o que o gênero permite. Nem com os pacientes da semana há ousadia, pois a série gosta de replicar acontecimentos retirados do noticiário, assim como faz a policial Law & Order: SVU. Ambas as atrações são criação de Dick Wolf, decano da TV.
O canal Universal TV exibe episódios inéditos de Chicago Med nas noites de quinta, sempre às 21h30. A série também está disponível no streaming da Globosat.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.