MÉDICO PRA TODO GOSTO

De Grey's Anatomy a The Good Doctor: Descubra qual série hospitalar é a sua cara

Divulgação/ABC

Ellen Pompeo em Grey's Anatomy e Freddie Highmore em The Good Doctor; qual série faz mais o seu estilo? - Divulgação/ABC

Ellen Pompeo em Grey's Anatomy e Freddie Highmore em The Good Doctor; qual série faz mais o seu estilo?

JOÃO DA PAZ - Publicado em 17/04/2019, às 05h48

O público brasileiro que é fã de séries ambientadas em hospitais não tem do que reclamar. Todos os cinco maiores sucessos do gênero da TV americana estão disponíveis em serviços tupiniquins. A mais "novinha" do quinteto é New Amsterdam, que chega nesta quarta (17) ao canal Fox Life. Com tantas opções assim, de Grey's Anatomy a The Good Doctor, passando por Chicago Med e The Resident, qual delas é a sua cara?

divulgação/nbc

George Wyne faz um paciente atendido pelo personagem de Ryan Eggold em New Amsterdam


New Amsterdam, para os realistas

Novidade do gênero no Brasil, New Amsterdam é essencialmente antinovelesca, sem firulas. Há romances e intrigas, padrões de qualquer história, mas o que move a série é o realismo. A série narra a rotina do hospital público mais antigo dos Estados Unidos (baseado em uma instituição real). Esqueça equipamentos modernos e instalações sofisticadas. O hospital de New Amsterdam enfrenta uma crise financeira e todo o corpo médico está desmotivado.

O protagonista da trama é Ryan Eggold (The Blacklist), que dá vida ao médico Max Goodwin. O doutor é contratado como o chefe do hospital New Amsterdam e implementa uma gestão pé no chão, com o objetivo de acabar com a burocracia.

O choque de realidade de Goodwin permeia toda a temporada de estreia e apresenta grandes momentos. New Amsterdam estreia nesta quarta (17) com episódio duplo a partir das 22h30, no Fox Life. A série tem uma segunda temporada confirmada.

divulgação/abc

Ellen Pompeo e Caroline Clay na 15ª temporada de Grey's Anatomy; paciente igual a médico 


Grey's Anatomy, para os dramáticos

A veterana do gênero precisa ser respeitada. Shonda Rhimes, criadora de Grey's Anatomy, faz jus à sua fama de rainha do drama da TV. São 15 temporadas no ar sem perder a mão ao tratar os mais variados dramas possíveis. Tudo, porém, sem o excesso de This Is Us. As problemáticas de Grey's Anatomy são equilibradas, fazem refletir, emocionam no tom certo e provocam reflexões.

Nos mais de 300 capítulos de Grey's Anatomy, já foram abordados temas como alcoolismo, doenças graves, separação, briga por custódia, consentimento sexual... E os dramas não são apenas com os protagonistas. Os pacientes ganham destaque e, muitas vezes, roubam a cena do elenco fixo. É extensa a lista de atores renomados que viveram pacientes no hospital Grey Sloan Memorial e marcaram época.

Novos episódios de Grey's Anatomy, da 15ª temporada, são exibidos pelo Canal Sony toda segunda-feira, às 21h. Na Netflix, estão disponíveis 14 temporadas da série. 

divulgação/abc

Christine Horn e Freddie Highmore em The Good Doctor, que emociona com histórias boas


The Good Doctor, para os emotivos

Para quem curte se emocionar com tramas que tocam fundo no coração, The Good Doctor é a escolha certa. O ator Freddie Highmore conquistou telespectadores do mundo todo ao interpretar o autista Shaun Murphy, um talento da Medicina e portador da síndrome de Savant (a pessoa é um gênio, mas apresenta traços de déficit de inteligência). Murphy não mede esforços e supera desafios gigantescos, tudo em prol do próximo.

The Good Doctor é um sucesso por contar uma história triunfante em meio a tantas narrativas negativas, pessimistas e violentas da TV. O médico protagonista comove por sua vontade de fazer o melhor para ajudar a um paciente, mesmo com pessoas ao seu redor duvidando de sua capacidade. A trajetória de Shaun Murphy é inspiradora, uma pessoa que é essencialmente boa.

As duas temporadas de Good Doctor estão disponíveis no Globoplay. A parte final da segunda temporada, com oito episódios, entra no catálogo nesta quarta (17).

divulgação/fox

Rostos familiares dos fãs de séries, Emily VanCamp e Matt Czuchry lideram The Resident


The Resident, para os maquiavélicos

Se por um lado The Good Doctor recebeu elogios pela precisão ao reproduzir um ambiente hospitalar, The Resident (Fox e Fox Play) foi alvo de críticas massacrantes de médicos americanos. A série abre a cortina do lado negativo de um hospital: erros médicos, acobertamento de falhas, certidão de óbito adulterada, falta de ética em cirurgias e interesse financeiro em detrimento do bem-estar do paciente.

The Resident é maquiavélica. Não há limites para evitar que o hospital da série fique com a imagem arranhada. Quem vive sob a filosofia de que os fins justificam os meios tem em The Resident um prato cheio. Para amenizar a imagem de médicos vilões, a dupla de protagonistas é charmosa e se envolve em um romance: o residente Conrad Hawkins (Matt Czuchry, de Good Wife) e a enfermeira Nic Nevin (Emily VanCamp, de Revenge).

Novos episódios da segunda temporada de Resident estreiam toda sexta no Fox Play, o streaming da Fox. Na TV paga, a série pode ser vista no canal Fox Life.

divulgação/NBC

Colin Donnell na quarta temporada de Chicago Med; drama hospitalar é sucesso de audiência


Chicago Med, para os práticos

O amante das coisas simples, daquele feijão com arroz bem temperado, se delicia com Chicago Med. O público norte-americano adora a série. Entre os dramas hospitalares, ele é o mais visto da temporada 2018-2019, com a ótima média de 8,33 milhões de telespectadores por episódio. A caraterística mais marcante da trama é não ter uma marca tão distinta.

Prática, Chicago Med e fácil de acompanhar justamente por não tentar reinventar a roda. E acaba sendo uma série hospitalar digna, com tudo o que o gênero permite. Nem com os pacientes da semana há ousadia, pois a série gosta de replicar acontecimentos retirados do noticiário, assim como faz a policial Law & Order: SVU. Ambas as atrações são criação de Dick Wolf, decano da TV.

O canal Universal TV exibe episódios inéditos de Chicago Med nas noites de quinta, sempre às 21h30. A série também está disponível no streaming da Globosat.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu casal favorito no Power Couple?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook