Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RECLAMOU DO IBOPE

Em áudio vazado, Galvão Bueno revela segredo da Globo na Fórmula 1

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Narrador da Fórmula 1 na Globo, Galvão Bueno teve áudios vazados na versão do GP do Bahrein no Globoplay - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Narrador da Fórmula 1 na Globo, Galvão Bueno teve áudios vazados na versão do GP do Bahrein no Globoplay

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 16/4/2019 - 16h08

Em vídeo disponível no Globoplay até a manhã desta terça (16), o narrador Galvão Bueno revelava por que a emissora está torcendo para o piloto sensação Charles Leclerc, da Ferrari, incendiar o circuito de corridas: isso vai dar mais audiência para as transmissões de Fórmula 1, em crise desde que o Brasil deixou de ser competitivo, há cerca de dez anos. No áudio vazado indevidamente, Galvão reclamava do ibope obtido com o GP do Bahrein, disputado no último dia 31.

No vídeo, com 1 hora e 47 minutos de duração, Galvão chamava os comerciais após a definição do resultado da prova. Mas, por uma falha na edição do conteúdo, o que o narrador falou durante o intervalo continuava sendo ouvido por quem assistia no streaming. Na tela, apareciam imagens em looping da corrida, quando o repórter Guilherme Pereira, que estava no Bahrein, fez um comentário.

"Que baita corrida hein, gente", disse ele. Galvão rebateu: "É, mas [estava] todo mundo torcendo pro [Charles] LeClerc. A audiência tava subindo, o menino parou e a audiência diminuiu. Nossa aposta é em cima desse moleque", confessou o narrador.

O GP do Bahrein foi exibido em 31 de março, entre 11h53 e 14h03, na Globo. A prova ao vivo entrou no lugar da semifinal do The Voice Kids na ocasião. Durante a exibição, a Globo marcou 10,0 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo e ficou em primeiro lugar no horário. No entanto, a emissora perdeu a liderança durante 17 minutos não consecutivos para o SBT, que exibia o Domingo Legal.

O vídeo com o erro ficou disponível no Globoplay com o texto vazado indevidamente até a manhã de terça (16), quando foi retirado do streaming. Por volta das 15h30, a plataforma da Globo disponibilizou o GP do Bahrein novamente, sem o erro.

No vídeo com o áudio, que o Notícias da TV fez cópia antes de ser tirado do ar, Galvão conversava com alguém em seu ponto eletrônico, mas a outra voz não ficava audível. "É, mas não é nada disso. Pra nós, [a audiência] é boa. Mas muito abaixo do trilho. Não podemos comemorar algo que não é pra ser comemorado", brigava o locutor esportivo.

Apesar da reclamação de Galvão, o desempenho da Fórmula 1 não foi muito diferente do que o GP do Bahrein marcou em anos anteriores. Ficou abaixo dos 11,0 pontos de média de 2017, último ano do brasileiro Felipe Massa nas pistas, mas foi melhor do que em 2015, quando a prova anotou apenas 9,2 pontos.

Ainda durante o intervalo, Galvão fez pedidos para a equipe: "Me explica de novo, por favor. Traz aquele monitor pra mais perto de mim. Alguém pode puxar aquilo ali pra mim?". E voltou a reclamar com a voz que falava em seu ponto. "Uma belíssima corrida... É, mas tinha que ter sido mais".

O intervalo comercial teve duração de aproximadamente três minutos. O Notícias da TV editou o áudio com a sequência de falas do narrador no intervalo. As imagens foram eliminadas por questões de diretos autorais. Confira abaixo:

Globo torce pelo sucesso de Leclerc

Quem acompanhou os três primeiros grandes prêmios de Fórmula 1 em 2019 já havia notado uma predileção de Galvão Bueno por Charles Leclerc. Mas o motivo da torcida ainda era desconhecido. O áudio vazado apontava que a Globo aposta no sucesso do jovem piloto, que chegou na Ferrari aos 21 anos, para criar boas histórias na F1 e desbancar a supremacia da Mercedes, equipe que domina a categoria.

Natural de Mônaco, principado onde Galvão morou durante seis anos, o jovem é filho do também piloto Hervé Leclerc (1963-2017).

Na corrida do Bahrein, a segunda da temporada, o piloto monegasco largou na pole position, perdeu colocações para Sebastian Vettel e Valtteri Bottas, mas se recuperou e abriu uma boa vantagem. No entanto, uma perda de potência no motor da Ferrari tirou suas chances de vitória e fez com que ele chegasse apenas na terceira colocação. Lewis Hamilton terminou em primeiro.

"O destaque da corrida tem que ser o menino Leclerc. Não podia ser outro. Garotão, você tem um futuro pela frente gigantesco. Mostrou personalidade logo na segunda corrida: dominou os treinos e fez a pole position em cima de Sebastian Vettel", disse Galvão na ocasião. A torcida do narrador foi percebida e comentada por usuários nas redes sociais:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.