Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FICÇÃO, MAS NEM TANTO

Médico de verdade elogia The Good Doctor: 'A parte do hospital é bastante realista'

Reprodução/Instagram e Divulgação/ABC

Mikhail Varshavski e o ator Freddie Highmore: médico da vida real elogia o da ficção - Reprodução/Instagram e Divulgação/ABC

Mikhail Varshavski e o ator Freddie Highmore: médico da vida real elogia o da ficção

REDAÇÃO

Publicado em 6/9/2018 - 5h28

Fenômeno nos Estados Unidos e no Brasil, The Good Doctor não faz sucesso apenas com o público. A própria comunidade médica abraçou a produção sobre um jovem autista que trabalhada como residente em um hospital da Califórnia. Mikhail Varshavski, celebridade da internet conhecida como Doctor Mike, elogiou a série por fazer um retrato realista do dia a dia da profissão _ao contrário do que acontece em Grey's Anatomy ou House (2004-2012).

"A parte médica é bem similar à realidade, estou impressionado, conseguiu prender minha atenção. Dá para perceber uma preocupação da equipe em ser fiel ao que acontece nos hospitais, até nos detalhes, como mostrar a maneira com que os médicos lavam as mãos antes de operarem", disse ele em seu canal no YouTube.

Varshavski ficou conhecido como "o McDreamy da vida real", uma referência ao médico galã interpretado por Patrick Dempsey em Grey's Anatomy. Ele aproveitou a fama para criar o canal de vídeos, no qual dá dicas e tira dúvidas de saúde dos mais de 2 milhões de seguidores. Também assiste a episódios de produções médicas e comenta o quão inverossímeis elas são _veja o vídeo (em inglês) aqui.

The Good Doctor é, das séries do gênero já vistas, a que mais se aproxima da realidade. "Até a burocracia [da junta hospitalar] é real, ela existe mesmo e coloca muita pressão em cima dos médicos e dos residentes, o tempo todo", explicou.

O médico, porém, não deixou de apontar algumas falhas na construção do prodígio Shaun Murphy, vivido por Freddie Highmore. "O roteiro faz com que ele pareça quase super-humano, e isso não é tão realista. Eu entendo que eles precisam disso para fazer a série funcionar, mas é um exagero", ressaltou ele, que também se irritou ao ver Shaun entrar na sala de operação sem a máscara que cobre seu rosto.

Médico autista?
Ao comentar o fato de o protagonista estar no espectro do autismo e portar a síndrome de Savant (pessoas que têm uma rara habilidade intelectual aliada a um déficit de inteligência), Varshavski considerou que é possível que alguém com essas condições seja um médico competente.

"Como cirurgião, é mais importante ter boa noção espacial e compreensão da anatomia do que conseguir explicar a complexidade dos casos e se comunicar com facilidade [algo que autistas têm dificuldade]. Na maior parte do tempo, seu paciente está desacordado mesmo", especulou.

"Dito isso, ainda acho importante que cirurgiões melhorem sua comunicação, para que possam conversar com os pacientes e explicar os riscos e os benefícios de cada operação. Assim, dá para se certificar de que ninguém vá para a cirurgia quando ela não é necessária", ressaltou Doctor Mike.

The Good Doctor foi uma das séries mais assistidas da temporada 2017-2018, chegando até mesmo a superar The Big Bang Theory na audiência. No Brasil, a produção é uma das armas da Globo para emplacar o Globoplay, sua plataforma de streaming. Como divulgação da série, os dois primeiros episódios foram exibidos como filme na Tela Quente, que registrou seu melhor ibope em seis anos.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com dicas de séries e filmes! Saiba os cinco motivos para ver The Good Doctor, fenômeno de audiência da Globo: 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.