Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FICA COM QUEM?

Um Lugar ao Sol: Final de Lara está escrito em profecia e nas cartas de Noca

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lara (Andréia Horta) em cena de Um Lugar ao Sol

Lara (Andréia Horta) já recebeu previsões certeiras de Noca (Marieta Severo) na novela

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 2/3/2022 - 6h35

Quase personagem fixo de Um Lugar ao Sol, o tarô de Noca (Marieta Severo) é certeiro nas previsões e dá pistas sobre o final de Lara (Andréia Horta) na novela das nove da Globo. Além do oráculo consultado pela avó, o desfecho da chef está cravado na profecia de uma quiromante desconhecida: três filhos de três homens diferentes e nenhum sairá da barriga dela. 

Nos próximos capítulos do folhetim de Lícia Manzo, a veterana tirará as cartas para Ravi (Juan Paiva) e assegurará que ele cultiva amor por alguém do passado. Logo no início da trama, para quem não se lembra, o mocinho se apaixonou por Lara, sua então colega de trabalho, e foi o responsável por apresentá-la a Christian/Renato (Cauã Reymond). O rapaz chegou a sofrer quando viu o casal, mas, bonzinho que só, perdoou os dois. 

Mais adiante, a cozinheira jogará o tarô para a neta e verá uma pessoa nova na vida da chef na cena que vai ao ar em 10 de março. A essa altura, a professora do restaurante-escola já terá sido trocada pelo usurpador pelo cargo de presidência na Redentor e estará livre, leve e solta "na pista". Já no capítulo do dia 12, Ravi e Lara se beijarão e engatarão um romance.

Noca tem um histórico louvável de acertos quando é assunto é espiar o futuro da parente. Enquanto o farsante se casava com Bárbara (Alinne Moraes) e a mocinha chorava o luto de uma falsa morte, a idosa viu que ele não aparecia como morto nas cartas. Ela também previu que Lara não amava mais Mateus (Danton Mello) e que o falso Renato mentia sobre ter se separado da mulher. 

A personagem de Andréia Horta também foi surpreendida com a profecia de uma vidente no meio da rua. "Mãe do mundo. A moça nasceu para ser mãe. Três filhos --um de cada homem. Nenhum vai sair da sua barriga, mas você vai ser mais mãe deles do que se tivesse parido", afirmou a sensitiva.

Lara se casou com Mateus, o pai de Marie (Maju Silva) de quem ela era muito próxima e mantém contato mesmo após a separação. Ravi é pai de Francisco, e Christian adotará Ludmilla, em breve, com Bárbara.

Noca consulta tarô para Lara

Noca joga tarô para Lara

Como funciona o tarô de Noca?

Presente na novela das nove, o recurso das consultas ao baralho já foi usado por Lícia com outra avó da ficção: Iná de A Vida da Gente (2011), interpretada por Nicette Bruno (1933-2020). A veterana, vez ou outra, dava uma espiadinha nas cartas para saber o que estava por vir para as netas. 

Surgido no século 14 no norte da Itália, o tarô é composto por 78 cartas conhecidas como arcanos. "Elas se dividem em dois grupos: dos arcanos maiores ou principais, com 22 cartas que vão do Louco ao Mundo, cujas imagens traduzem a formação da vida e apontam para uma visão ampla sobre uma situação --criatividade, dúvidas, coragem, transformação, esperança e assim por diante", explica o tarólogo Gus Andrade ao Notícias da TV.

Na trama, Noca já apareceu com cartas como Enforcado e Enamorado, do tarô de Marselha, o baralho mais clássico do ocultismo. O segundo grupo, de acordo com Andrade, dos arcanos menores, é composto por 56 cartas, divididas em quatro grupos ou naipes, que se relacionam com os quatro elementos da natureza: ouro (terra), espada (ar), copas (água) e paus (fogo).

Cada grupo contém cartas numeradas que vão do Ás ao 10, além das quatro figuras de corte (pajem, cavaleiros, rainha e rei). "Os arcanos menores ou auxiliares expressam a vida manifesta, isto é, pertencente ao mundo concreto", destaca o tarólogo. Mas para que serve o tarô afinal? Andrade responde: 

O tarô é um oráculo que nos permite acessar várias dimensões da nossa existência: a forma como lidamos com as questões materiais, existenciais, sentimentais e espirituais, por exemplo. Ele direciona, aconselha e também nos possibilita prever acontecimentos. No entanto, ainda que o tarô nos revele que algo irá nos acontecer, é importante termos em mente que algumas situações podem sim serem mudadas por meio das nossas escolhas e livre-arbítrio, já outras não.

O tarólogo lembra que o baralho não é fixo nem permanente, e novas respostas surgem. "Nada no tarô se mostra tão absoluto quanto outros oráculos, tais como a astrologia, que todo o destino da pessoa está escrito em seu mapa natal, de acordo com a posição dos astros que se posicionavam no céu no momento de seu nascimento."

"Ele vai mostrar pra você uma possibilidade, uma inclinação. Até gosto de usar uma frase de um dos estudiosos no tarô que é o Papus [1865-1916]. Ele diz que tudo inclina, mas não significa. Então, o tarô muitas vezes ele inclina, ou seja, ele indica que algo pode vir a acontecer", conclui. 

Christian e Ravi estão sentados em bar

Christian ou Ravi? Lara termina com um deles

Quem fica com Lara?

Embora a profecia possa levar a crer que a mocinha terminará com Christian por causa de Ludmilla, a filha que vai faltar a personagem se aproximar, somente a autora do folhetim poderá decidir se a previsão será absoluta no final de Um Lugar ao Sol

No ar totalmente gravada, o elenco gravou desfechos alternativos envolvendo mortes e escolhas de casais após uma passagem de tempo na história. Em um dos finais de Lara, ela termina com o impostor depois de o rapaz cumprir a pena pelos seus crimes: violência sexual, estelionato e falsidade ideológica.

Já em outro, a protagonista tem um feliz para sempre com Ravi. Intérprete de Francisco criança, Julio Cezar Cirilo compartilhou fotos com o elenco durante uma externa na praia do Leme, na zona sul do Rio de Janeiro. Alice Camargo, a Ludmilla, aparece em uma das imagens. 

Veja as pistas: 

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo. Por conta do novo surto da Covid-19, o folhetim ganhou mais duas semanas no ar e será esticado até 25 de março, com reprise do capítulo no dia 26. A trama será substituída pelo remake de Pantanal em 28 de março.

Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.