Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CHRISTIAN E RENATO

Filha única, Lícia Manzo justifica obsessão em Um Lugar ao Sol: 'Sempre quis irmãos'

JOÃO COTTA/TV GLOBO

A autora Lícia Manzo com uma blusa amarela, sentada em uma cadeira, com um microfone estilo Madonna do lado direito do corpo

Lícia Manzo, autora de Um Lugar ao Sol; folhetim é sua terceira história seguida sobre irmandade

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 25/11/2021 - 6h40

Lícia Manzo, parafraseando Nelson Rodrigues (1912-1980), assume que não seria ninguém se não fossem as suas repetições e obsessões. Afinal, com Christian e Renato (Cauã Reymond) em Um Lugar ao Sol, ela coloca irmãos no centro de uma história pela terceira vez seguida --a exemplo de A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015).

Em entrevista ao Notícias da TV, a roteirista admite que a sua fixação pelo tema é um tanto quanto paradoxal, já que é filha única:

Eu sempre quis irmãos, até porque o filho único é meio criado em laboratório (risos). Eles sempre têm que lutar pelo seu espaço, o que os leva a explodir, brigar, fazer as pazes sempre com maior rapidez. De um modo geral, as relações sociais são cheias de impedimentos, de máscaras, mas a figura do irmão rasga isso, porque traz a certeza do afeto.

A escritora explica que, tanto na vida quanto na ficção, há uma espécie de cola entre pessoas que dividem um mesmo pai, uma mesma mãe ou a mesma infância. "É algo muito poderoso, mas também muito dramático. O laço de família une, mas também aperta. Às vezes, você tem vontade de se livrar dele, mas aquilo é constitutivo. É parte de sua identidade", pontua.

Lícia também se inspira em outra lacuna da própria vida ao criar um tipo muito comum em suas novelas, o da avó. Os próprios telespectadores já haviam apontado semelhanças entre Iná (Nicette Bruno), de A Vida da Gente, e Noca (Marieta Severo).

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Cauã Reymond duplicado em cena como Renato e Christian de Um Lugar ao Sol

Renato e Christian na novela das nove

Uma proximidade que fica mais clara também por meio da vidência das matriarcas, que costumam jogar o tarô para saber o que há pela frente na vida de seus netos. A personagem de Marieta Severo, aliás, recentemente tirou a carta do Diabo para Lara (Andreia Horta) --a mesmíssima que havia saído para Ana (Fernanda Vasconcellos) há quase dez anos.

Eu não tive essa figura, porque as minhas [avós] morreram muito cedo, talvez seja até um pouco de nostalgia. Elas são grandes desorganizadoras de crenças, muito ativas em qualquer família. Se eu fizer mais uma novela, vai ter mais uma avó. É meu tributo a uma fatia da população que é equivocadamente 'aposentada' justo quando tem mais a oferecer.

Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#82 - Nova Angel bota pra ferver em Verdades Secretas 2!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.