Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SURRA DE MATERNIDADE

Por que Lola merece ser protagonista de Amor de Mãe?; veja cinco razões

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com a atriz Gloria Pires, caracterizada de Lola em Éramos Seis à esquerda, e Adriana Esteves, caracterizada como Thelma em Amor de Mãe à direita

Lola (Gloria Pires) em cena de Éramos Seis, e Thelma (Adriana Esteves) em sequência de Amor de Mãe

DANIEL FARAD

Publicado em 31/1/2020 - 5h16

Amor de Mãe é o título ideal para a trajetória da protagonista de Éramos Seis. Com seu esforço para criar os quatro filhos, Lola (Gloria Pires) é capaz de dar lições de maternidade para Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves) e Vitória (Taís Araújo), a trinca do folhetim de Manuela Dias.

Na quinta adaptação do livro de Maria José Dupré (1898-1984) para a TV, a personagem de Gloria Pires ganhou contornos mais feministas e até mesmo a chance de um final feliz. Apesar de todas as mudanças de rumo, o remake de Angela Chaves continua a enaltecer a matriarca dos Lemos como exemplo de tudo o que o afeto materno é capaz.

O sentimento também guia os passos do trio da novela das nove --pelo menos deveria. Em seu nome, as três já trocaram os pés pelas mãos diversas vezes e encrencaram seus filhos por se meterem em suas vidas além do que deveriam.

Thelma furou as camisinhas de Danilo (Chay Suede) para ser avó, enquanto Vitória entregou o primogênito para uma quadrilha de tráfico de crianças. Lurdes desponta como a queridinha do público, mas também já torrou a paciência dos telespectadores com sua teimosia em não enxergar o óbvio.

Confira cinco razões de por que Lola deveria ser a protagonista de Amor de Mãe:

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sandro (Humberto Carrão) e Lurdes (Regina Casé) na novela das nove: traídos pelo instinto 


Instinto infalível

A sabedoria popular diz que coração de mãe não se engana. Lurdes até pressentiu que Domênico estava vivo diante do suposto túmulo do filho desaparecido, mas seu sexto sentido desde então não funcionou mais. A empregada deixou se levar pela emoção e sequer desconfiou de que Sandro (Humberto Carrão) não era seu herdeiro.

A babá também não demonstrou nenhuma forte emoção ao conhecer Danilo, um dos personagens apontados como forte candidato a ser o irmão perdido de Magno (Juliano Cazarré). Se as teorias se confirmarem, a nordestina terá sido traída não só por Thelma, mas também pelo próprio instinto.

Lola, no entanto, tem uma intuição poderosa. Ela estava certa sobre Alfredo (Nicolas Prattes) estar envolvido em um esquema criminoso. Nos próximos capítulos da novela das seis,  ela também vai confirmar sua desconfiança de que Isabel (Giullia Buscacio) estava mesmo namorando às escondidas.

A doceira vai mostrar, aliás, uma ligação sobrenatural com seus meninos. Antes da morte de Carlos (Danilo Mesquita), ela vai se despedir do filho como se fosse a última vez e passará o dia inteiro com um aperto no peito.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lola (Gloria Pires) obriga Alfredo (Nicolas Prattes) a devolver dinheiro roubado: honra em jogo


Mãe dá limites

Nas primeiras semanas de Amor de Mãe, Lurdes foi criticada por passar a mão na cabeça dos filhos e não querer enxergar os erros de seus herdeiros. Ela chegou a colocar o próprio pescoço a prêmio para entrar com um celular no presídio a pedido de Marconi (Douglas Silva). Tudo para proteger Sandro.

A doméstica ainda colocou Magno em uma baita enrascada por não deixá-lo prestar queixa após salvar uma mulher de um ataque sexual de Genilson (Paulo Gabriel). O frentista, agora, está preso injustamente como assassino do irmão de Betina (Isis Valverde) porque seguiu o conselho da mãe.

Lola também tem muita dor de cabeça quando o assunto é Alfredo, mas nunca aliviou a barra do encrenqueiro. Ao descobrir que o rapaz roubava peças da oficina de Osório (Nicola Siri), a viúva não pensou duas vezes antes de obrigá-lo a devolver centavo por centavo de todo o prejuízo que deu ao dono da oficina.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Lola (Gloria Pires) cozinham juntos: sócios no comércio


Mulher de negócios

Se não fosse pela polpuda pensão militar do marido morto, Thelma já teria fechado seu restaurante há muito tempo. A empresária encerrará de uma vez por todas os negócios da família sem nunca ter dado uma chance para Danilo salvar a Tasca do Passeio da falência. O rapaz precisou ir para a concorrência para mostrar todo o seu talento culinário.

Lola, por sua vez, foi deixada por Júlio (Antonio Calloni) com uma mão na frente e outra atrás. Depois da morte do marido, ela conseguiu dar a volta por cima e quitar suas dívidas fazendo doces para fora. Ela recusará a ajuda que recebe às escondidas de Afonso (Cássio Gabus Mendes) para mostrar que tem o seu valor e pode sustentar a família sozinha.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Danilo (Chay Suede) briga com Thelma (Adriana Esteves) em Amor de Mãe: superproteção


Vida própria

Não é fácil para nenhuma mãe ver os filhos crescendo e indo embora, mas Thelma passou de todos os limites ao superproteger Danilo. O namorado de Camila (Jéssica Ellen) precisou sair brigado de casa e morar de favor em um quartinho no bar de Nuno (Rodolfo Vaz) para conseguir dar o pontapé inicial em sua vida adulta.

Lola pode não ter gostado muito ao saber que Julinho (André Luiz Frambach) havia aceitado o convite de Assad (Werner Schünemann) para trabalhar no Rio de Janeiro. Os dois discutiram, porém, a cozinheira abriu mão da própria felicidade para ver o sonho de seu filho realizado. O menino partiu para a capital fluminense com a bênção e total apoio da família

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lola (Gloria Pires) e Clotilde (Simone Spoladore) no remake de Angela Chaves: escândalo


Bebê a bordo

Depois de ficar grávida de Raul (Murilo Benício) no final da adolescência, Vitória perdeu a cabeça e entregou seu bebê à traficante de crianças Kátia (Vera Holtz). A advogada ainda fingiu que estava em um intercâmbio na França enquanto permaneceu escondida no barraco da criminosa durante meses para manter a gestação em sigilo.

Apesar de ter condições financeiras, a bacharel preferiu não assumir o herdeiro para não atrapalhar o início de sua vida profissional. Ela nunca contou sobre Sandro para o sócio de Álvaro (Irandhir Santos) nem lhe deu a chance de criar o rebento, ainda que sozinho.

Quase um século antes, quando uma mãe solteira era motivo de escândalo, Lola vai mostrar que está muito a frente do seu tempo. Ao descobrir a gestação de Clotilde (Simone Spoladore), a cozinheira vai propor que ela e a irmã criem a criança juntas, enfrentando todos os olhares da sociedade nas cenas que serão exibidas no próximo dia 10 de fevereiro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Amor de Mãe e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.