SOFRIMENTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
João Pedro (Caique Ivo) em Renascer; menino será rejeitado por José Inocêncio (Humberto Carrão)
João Pedro (Caique Ivo/Juan Paiva) crescerá em sofrimento por ser rejeitado pelo pai e pelos irmãos em Renascer. O menino se sentirá culpado pela morte de Maria Santa (Duda Santos) --e só receberá algum carinho dos padrinhos, Morena (Uiliana Lima/Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes) na novela das nove da Globo.
No capítulo desta sexta (2), José Inocêncio (Humberto Carrão) perderá o chão ao encontrar a amada sem vida após o parto do caçula. Ele não hesitará em jogar a culpa da tragédia no recém-nascido.
"Tira essa criança daqui! Mandei tirar essa criança daqui! Me leva esse berço embora! Eu não quero ver esse moleque na minha frente nunca mais! Nunca!", exigirá aos empregados.
O fazendeiro nem considerará o menino como seu filho, e Jacutinga (Juliana Paes) entregará a criança para Deocleciano. O agricultor chegará em casa com o bebê nos braços e explicará a situação para Morena: "Coroné botô o pobre pra fora de casa".
"Dona Jacutinga... Ela me perguntô se nóis num podêmo dá a ele o amor que secô no peito do seo Zé Inocêncio? Ele num qué o moleque... Diz que matô a mãe. Queria mandá o minino embora, com padre Santo [Chico Diaz] e dona Jacutinga, já viu? Ela pidiu pra gente cuidá dele... Por uns tempo", completará.
Mesmo abalada com a perda do próprio filho, a ex-prostituta acolherá o pequeno imediatamente. "Dá aqui o bichinho! Oxente... Comé que pode alguém renegá uma criatura tão linda? Oxe, era tudo o que eu mais queria nesta vida, meu nego: um fio... 'Inda mais sêno de Santinha!", celebrará.
"Mais o minino'inda é fio dele", alertará o amigo de Jupará (Evaldo Macarrão). "Se ele num qué, Deocleciano, tem quem quêra! Já que eu num pudia tê mais, Deus me manda esta riqueza", rebaterá Morena.
A ex-prostituta ainda sentirá a presença de Maria Santa toda vez que cuidar do bebê, além de conseguir amamentá-lo milagrosamente e ser a responsável por dar um nome ao menino.
Após um tempo, José Inocêncio baterá à porta dos amigos e comunicará que pretende levar o caçula com ele depois do desmame. "Eu sou o pai desta criança", disparará.
A mãe postiça se enfurecerá com o coronelzinho. "Um pai que enjeitchô ele, que num quis o pobrezinho, que largô ele por mais de semana sem vim lhe vê", retrucará. "Foi uma fraqueza minha, e eu tô aqui reconhecendo o meu erro", alegará o protagonista. O produtor de cacau ainda convidará Deocleciano e Morena para serem padrinhos de João Pedro.
Após uma passagem de tempo de dez anos na trama, o público verá que nada mudou na vida do caçula de Santinha. O menino continuará sendo desprezado pelo pai e será alvo de deboche até dos irmãos.
Durante uma discussão, José Bento (Nicolas da Paz/Marcello Melo Jr) até chamará o mais novo de assassino. "Todo mundo sabe que João Pedro matô mainha... E painho num vai perdoá ele nunca por isso!", disparará.
Pouco depois, José Inocêncio aparecerá desabafando sobre o sentimento controverso pelo caçula. Ele cogitará que talvez seja capaz de perdoar João Pedro quando conseguir esquecer Maria Santa.
Só que a relação entre pai e filho piorará na segunda fase da história, no ar a partir de segunda (5). João Pedro se encantará por Mariana (Theresa Fonseca) e decidirá levá-la para a fazenda da família. O problema é que José Inocêncio (Marcos Palmeira) também se interessará pela jovem misteriosa.
Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. Assim como em Pantanal (2022), o autor pretende seguir a trama original do avô e fazer poucas alterações na história.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.