QUARTO FILHO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria Santa (Duda Santos) após parto de filho caçula na novela Renascer: morte trágica
Maria Santa (Duda Santos) sentirá uma dor fora do comum no parto do quarto filho em Renascer. A mocinha se assustará ao parar de sentir o bebê e implorará para Jacutinga (Juliana Paes) salvar a criança --contrariando as ordens de José Inocêncio (Humberto Carrão) para priorizar a vida da mulher. A jovem sentirá a presença de Nossa Senhora, conseguirá dar à luz por um milagre e morrerá tragicamente logo depois de fazer uma premonição na novela das nove da Globo.
No capítulo desta quinta (1º), a interiorana descobrirá que está grávida do primogênito e comemorará a notícia com o marido. O primeiro parto da garota preocupará o protagonista, que se espantará com os gritos da amada.
Ele ainda se negará a obedecer as ordens de Jacutinga e ficará ao lado da mulher o tempo todo. Após muito esforço, ela dará à luz José Augusto (Davi Saltino/Pedro Froes/Renan Monteiro).
Após uma passagem de tempo de seis anos, o casal terá tido também José Bento (Nicolas da Paz/Marcello Melo Jr) e José Venâncio (Guilherme Leal de Mendonça/Rodrigo Simas).
Santinha aparecerá grávida do quarto filho, mas se assustará ao sentir a dor do parto uma semana antes da data prevista. Ela fará de tudo para não alarmar o marido, se recusará a ir para um hospital em Salvador e fará uma oração aos pés da imagem de Nossa Senhora: "A sinhora vai tá do meu lado? Dessa veiz vô precisa da sinhora do meu lado mais que nunca!".
Jacutinga chegará à fazenda para ajudar a protegida, e José Inocêncio a chamará para uma conversa a sós. "Nunca que vi ela desse jeito. Eu tô com um mau pressentimento", comentará o rapaz.
O agricultor ficará ainda mais preocupado quando a mulher não conseguir parir. "Do jeito que tá, esse parto pode durá a vida intêra... E num sei se ela vai guentá", soltará a dona do bordel.
"Me salve a mãe! Quero Maria Santa viva, dona Jacutinga, que filho ela já me deu três... Quero ela viva. Ela é tudo o que tenho nessa vida", exigirá o bonitão.
Mas, assim que o fazendeiro sair do quarto, a protagonista fará um pedido à cafetina. "Jacutinga... Eu quero essa criança... Ou então num teria chamado a sinhora aqui", cravará.
Quando estiver prestes a desistir, a personagem de Duda Santos verá uma figura luminosa se aproximar da cama. "Sinhora veio me buscá?", questionará, muito emocionada.
A aparição milagrosa colocará a mão na barriga da gestante, fará as dores pararem e incentivará o bebê a se movimentar. "Tá mexêno... Ele mexeu? Comé que... Como a sinhora fez isso? Tá vivo?", se animará a jovem.
Depois, Santinha finalmente conseguirá dar à luz. Ela aparecerá exaurida e observará Jacutinga e Inácia (Edvana Carvalho) limparem a criança, que sequer chorará.
"Perdoa, Zé... Cê queria tanto uma minina", lamentará ela. "Eu só queria você aqui, comigo.... Eu tive tanto medo de te perdê", admitirá o coronelzinho. "Nossa Senhora teve mais eu... Ela veio abençoá nosso minino", contará a devota. O rapaz estranhará, e a mocinha fará uma espécie de previsão:
Cê vai aprendê a amá ele, José Inocêncio... Escute bem o que eu tô lhe dizêno: cê vai aprendê a amá ele o mêmo tanto que eu amo.
Jacutinga, Inácia e José Inocêncio deixarão a jovem descansar um pouco. Só que, quando voltarem ao quarto, já a encontrarão sem vida.
"Maria Santa... Fale comigo! Santinha... Fale comigo, pelo amor de Deus! Fala alguma coisa! Santinha... Não faiz isso comigo, não faiz! Eu queria você viva... Eu falei: eu queria você viva!", chorará o agricultor, arrasado.
"Ela morreu sabendo disso", afirmará a dona do bordel. "Eu queria ela, Jacutinga! Eu falei que eu queria ela!", retrucará. "Mas ela preferiu o filho vivo", disparará a cafetina.
José Inocêncio romperá num choro dolorido e só sairá do transe quando ouvir o choro do caçula. "Tira essa criança daqui! Mandei tirar essa criança daqui! Me leva esse berço embora! Eu não quero ver esse moleque na minha frente nunca mais!", ordenará o impiedoso.
João Pedro (Caique Ivo/Juan Paiva) sofrerá a vida inteira com a rejeição do pai. O bebê será acolhido e criado pelos padrinhos, Deocleciano (Adanilo) e Morena (Uiliana Lima).
Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. Assim como em Pantanal (2022), o autor pretende seguir a trama original do avô e fazer poucas alterações na história.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.