CORPO FECHADO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Inocêncio (Humberto Carrão) provará que tem mesmo o corpo fechado ao escapar da morte duas vezes nos primeiros capítulos de Renascer. O coronelzinho levará um tiro numa emboscada encomendada por Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz), mas conseguirá enganar os pistoleiros na novela das nove da Globo.
Após discutir com o forasteiro pelas terras de Cândida (Maria Fernanda Cândido), Firmino influenciará Belarmino a dar cabo do rapaz já no capítulo desta terça-feira (23).
O todo-poderoso, então, encomendará o serviço sujo a dois matadores. "Tô informado de que amanhã, quando amanhecê o dia, ele vai saí de viaje pra Ilhéus... E num deve chegá lá!", orientará o vilão.
Deocleciano (Adanilo), aliás, lembrará a premonição de Inácia (Edvana Carvalho) e se preocupará com o amigo. O roceiro implorará para José Inocêncio não viajar sozinho, mas o apelo será em vão.
Depois de ser atacado por Venâncio (Fabio Lago), revoltado por ter notado o interesse do rapaz em Maria Santa (Duda Santos), o protagonista ainda sofrerá a emboscada no meio da mata.
Uma espécie de intuição tomará conta da cena, e o produtor de cacau pressentirá o perigo. Mas será tarde demais: o matador já estará com o mocinho na mira. "Se é o corpo que tá fechado, vai na cabeça!", sussurrará o criminoso, antes de atirar em cheio.
José Inocêncio pulará do cavalo com tudo ao ouvir o disparo e fingirá estar morto. O jagunço sairá da tocaia e debochará: "É como se diz: num existe corpo fechado... Só existe é má pontaria!".
Só que ele tomará um susto ao tentar virar o "cadáver". O mocinho girará atirando no crápula, que tombará para trás e largará o revólver. "Quieto, ou juro que lhe mato!", ameaçará o personagem de Humberto Carrão, com a arma apontada. "Pelo amor de Deus, num faça isso", implorará o capanga.
"Então me diga: cê tá a mando de quem?", exigirá o protagonista. "Num sei, juro por tudo quanto santo que num sei. Eu só recebi a encomenda... Eu lhe juro! Pelo amô de Deus, eu tô ferido e desarmado. Me dêxa aquí e segue teu caminho", pedirá o matador.
José Inocêncio recobrará a calma e guardará a arma. "Eu não vou te matar... Mas você também não vai se livrar assim tão fácil!", soltará. O fazendeiro tentará usar o pistoleiro para descobrir seu algoz.
José Inocêncio caído após levar tiro
O coronelzinho também passará a lidar com o ódio de Venâncio, que o jurará de morte assim que souber que o recém-chegado está de olho em Santinha. Belarmino se aproveitará da fúria do funcionário e tentará convencê-lo a assassinar Inocêncio em troca de terras.
Só que um mal-entendido provocará um caos no destino dos mocinhos. Inocente e sem educação sexual, Maria Santa acreditará ter engravidado do fazendeiro após beijá-lo na cachoeira. A jovem, então, contará tudo ao pai e acabará largada "desonrada" na porta da casa de Jacutinga (Juliana Paes).
José Inocêncio até tentará ir atrás da amada, mas Belarmino mentirá e dirá que a mocinha foi embora da região com a família. Apaixonado, o coronelzinho aceitará comprar a safra de cacau do inimigo em troca do paradeiro de Santinha. Será então que o rapaz finalmente reencontrará a garota no bordel da cidade.
No capítulo de 27 de janeiro, o personagem de Antonio Calloni montará uma nova tocaia contra José Inocêncio. O crápula acertará um tiro no protagonista e comemorará seu suposto triunfo.
Inácia cuidará dos ferimentos do patrão, enquanto Deocleciano e Jupará (Evaldo Macarrão) espalharão pela região que o coronelzinho morreu. Até Belarmino e Firmino serão convidados para o falso velório.
O fazendeiro decidirá contar vantagem e confessará ter baleado José Inocêncio, que escutará tudo do caixão. O forasteiro se levantará e assustará os inimigos ao revelar estar vivo.
Só que, logo após a encenação, os dois coronéis serão assassinados misteriosamente. José Inocêncio jurará não ter relação com os crimes e só se importará em ir atrás de Santinha.
Jacutinga avisará ao rapaz que a protegida deixará o bordel apenas na condição de casada. Será então que o produtor de cacau organizará o casório com seu grande amor.
Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. Assim como em Pantanal (2022), o autor pretende seguir a trama original do avô e fazer poucas alterações na história.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.