(Duda Santos)
Maria Santa (Duda Santos), conhecida carinhosamente como Santinha, teve sua vida moldada pelas rédeas autoritárias do pai, Venâncio (Fábio Lago), capataz do coronel Belarmino (Antonio Calloni), e pela submissão da mãe, Quitéria (Belize Pombal). Seu cotidiano monótono só sofre uma reviravolta no dia em que recebe autorização para acompanhar o cortejo do Bumba meu Boi.
Lá, ela se depara com José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), por quem se apaixona perdidamente. A partir desse encontro, sua vida é transformada de maneira profunda.
Inocente e desprovida de experiências passadas em relacionamentos, ela pensa ter engravidado após beijar o "coronelzinho". O mal-entendido leva seus pais a abandonarem na porta da "casa das damas", propriedade de Jacutinga (Juliana Paes), que vira uma segunda mãe para Santinha. É a partir do apoio e das orientações da prostituta que a moça se transforma numa mulher.
Ela reencontra José Inocêncio pouco depois, e os dois se casam e constroem uma família. Só que a felicidade do casal não dura muito tempo. Santinha morre no parto de João Pedro (Juan Paiva), o caçula de seus quatro filhos --os outros três são José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.) e José Venâncio (Rodrigo Simas).
A tragédia causa uma cicatriz emocional intensa em José Inocêncio, que passa décadas infeliz e taciturno, incapaz de superar a perda de seu amor. A personagem foi interpretada por Patricia França na versão de 1993.