(Marcello Melo Jr.)
Malandro, José Bento (Marcello Melo Jr.) vive à custa do dinheiro de José Inocêncio (Marcos Palmeira) --e não se importa nem um pouco com isso. Apesar de ter se formado em Direito, o rapaz é adepto da lei do mínimo esforço e avesso ao trabalho. Ele até tenta ganhar uma dinheirinho por si só, e, por causa disso, se enfia em trambiques e negócios duvidosos.
O fanfarrão foi criado em Salvador, onde pintou e bordou com os amigos durante a adolescência. Ele sabe que só viveu longe das vistas do pai devido à mágoa que José Inocêncio carrega pela morte de Maria Santa (Duda Santos), mas não dá muita atenção para isso --diferentemente dos irmãos José Augusto (Renan Monteiro), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva), que sofrem pela indiferença do fazendeiro.
Interpretado por Tarcísio Filho na versão de 1993, o boa-praça ainda é financeira e afetivamente dependente de Kika (Juliane Araujo), sua eterna namorada. Por muitas vezes, ele acaba se escorando na amada como se fosse a própria mãe.