DESTINO TRAÇADO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria Santa (Duda Santos) em cena da novela Renascer; mocinha morre no parto do quarto filho
A história de amor de Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão) é o fio condutor da primeira fase de Renascer. Os dois se apaixonam à primeira vista, mas precisam enfrentar a resistência de Venâncio (Fabio Lago), o pai da garota. Entre encontros e desencontros, os mocinhos se casam e formam uma família feliz --até que Santinha morre tragicamente no parto do quarto filho, João Pedro (Juan Paiva).
A trama se passa na região cacaueira de Ilhéus, no sul da Bahia, no início dos anos 1990. José Inocêncio firma um pacto com o jequitibá-rei e consegue prosperar como produtor de cacau graças ao apoio de Cândida (Maria Fernanda Cândido).
Já Santinha vive presa nas garras do ciumento pai, Venâncio, capataz do coronel Belarmino (Antonio Calloni). Também sofre com a submissão da mãe, Quitéria (Belize Pombal).
Após muita insistência, a jovem consegue a autorização do patriarca para acompanhar o cortejo do Bumba Meu Boi na região. É durante a festa que ela conhece José Inocêncio e se apaixona perdidamente.
Sem qualquer experiência anterior e muito inocente, Santinha acredita que engravidou após dar apenas um beijo no rapaz. Venâncio não admite viver com uma filha "desonrada" e a abandona na porta da casa das damas, bordel gerenciado por Jacutinga (Juliana Paes).
A prostituta logo percebe a pureza de Maria Santa e vira uma segunda mãe para ela. É também por meio de Jacutinga que a jovem reencontra José Inocêncio.
Os dois recebem a bênção do padre Santo (Chico Diaz), se casam na residência da personagem de Juliana Paes e desfrutam de uma vida feliz e repleta de amor. A cafetina, aliás, é quem realiza o parto dos quatro filhos do casal: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva).
Mas a vida do produtor de cacau vira do avesso quando Santinha sofre complicações no parto do caçula e não resiste. A morte da mulher transforma José Inocêncio em um homem amargo e fechado para a vida.
O fazendeiro, vivido na segunda fase por Marcos Palmeira, passa a culpar João Pedro pela tragédia e nega ao caçula várias regalias usufruídas pelos outros filhos, como a possibilidade de estudar na capital. O menino cresce magoado com a indiferença do pai, mas tenta usar a paixão pelo cacau para se aproximar dele.
Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. O remake substitui Terra e Paixão (2023) na faixa das nove da Globo a partir da próxima segunda-feira (22).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.